Lojas virtuais são autuadas por descumprirem a Leia da Entrega

Redação do IDG Now!
03 de março de 2010 às 16h35
Empresas responderão processo administrativo e podem ser multadas em até 3,2 milhões de reais, com base no Código do Consumidor.

O Procon-SP irá autuar nesta quarta-feira (03/03) todos os 9 estabelecimentos virtuais vistoriados em fevereiro por descumprimento à Lei da Entrega (13.747/09), que obriga os fornecedores a fixar data e turno para a entrega de produtos ou realização de serviços aos consumidores.

As empresas Dell, Extra, Fast Shop, Saraiva, Magazine Luiza, Rassolim, Shoptime, Submarino e WalMart serão autuadas e responderão por processo administrativo, com possibilidade de serem multadas em até 3,2 milhões de reais com base no artigo 57 da Lei 8.078/90 (Código de Defesa do Consumidor). A medida também vale para 38 lojas físicas que não passaram nos testes e foram processadas. Todas as companhias terão ampla defesa assegurada.

Sete das nove empresas foram reprovadas por não informarem ao consumidor de maneira prévia e adequada as datas e turnos disponíveis para a entrega de produtos ou para a realização de serviços e não entregarem o produto ou não realizar em o serviço na data e turno estipulados.

De acordo com a fundação, foram vistoriados 164 estabelecimentos em fevereiro, sendo 155 lojas físicas e 9 lojas virtuais, um resultado de 28,6% no índice de desrespeito à lei. Em comparação a novembro do ano passado, foram autuados 46 estabelecimentos de um total de 71 vistoriados, um índice de 64,8%.

Em vigor desde 8 de outubro de 2009, a Lei 13.747/09 impõe as empresas data e turno fixos para a entrega de produtos e realização de serviços. O fornecedor é obrigado a informar com antecedência as datas e turnos disponíveis ao consumidor.

Assine a Newsletter. É rápido. É grátis.

White Papers

5 prioridades do comércio eletrônico que não podem faltar no seu orçamento para 2015

Dicas de e-commerce para ter em seu radar em 2015

12 Coisas que você gostaria de saber quando começou a vender online

Confira dicas essenciais para a fase inicial do e-commerce

3 fatores importantes da TI para que ocorra a transformação da empresa

Qual o papel do CIO para a transformação da TI e como conduzir a estratégia de negócios da empresa?

Estudo de Caso: Coca-Cola Bottling Co. Consolidated maximiza a produtividade

Oferecendo insight mais profundo da demanda do cliente quatro vezes mais rápido com a solução IBM FlashSystem

Combinar Mobilidade com Comunicação Pessoal torna você mais competitivo?

Veja como a nova tecnologia de UC&C está ajudando no crescimento dos negócios por meio da combinação de comunicações distintas em conversas "cara a cara" integradas

Você está evoluindo suas Tecnologias de Comunicação para aderir ao BYOD?

Veja como a tecnologia de UC&C está ajudando as empresas a atenderem às demandas de uma força de trabalho de BYOD

 

Reviews

Mais reviews

Belo design, capas coloridas permitem personalizar o aparelho
Tela grande e de ótima qualidade
Bom desempenho e autonomia de bateria
Tem slot para cartões microSD

Câmera traseira tem foco fixo
Não tem flash
Não tem câmera frontal
Só 4 GB de memória interna

Desempenho excepcional
Excelente autonomia de bateria

Tela tem péssima qualidade de imagem
Grande e desengonçado