Falso e-mail do Facebook contém malware

Da Redação
28 de agosto de 2012 às 17h16
Mensagens são enviadas às vítimas como se elas tivessem sido marcadas na foto de um amigo. Cavalo de Troia só afeta máquinas com Windows
Um Cavalo de Troia foi identificado em uma mensagem que aparenta ser uma notificação do Facebook, mas não é. A empresa de segurança Sophos alerta usuários do Facebook para tomarem cuidado caso recebam e-mails da rede social que não foram solicitados.
 
No assunto consta o título: "Your friend added a new photo with you to the album" (ou "Seu amigo marcou você em uma foto", em tradução livre).
 
A mensagem é bem parecida com a que recebemos da rede quando, de fato, somos marcados em uma foto. A sutil diferença é que nessa, um arquivo malicioso vai em anexo, o "New_Photo_With_You_on_Facebook_PHOTOID[random].zip".

 

malwareFB_435
Mensagem aparenta ser verdadeira, mas contém vírus anexado ao e-mail

Trata-se de um Cavalo de Troia "projetado para permitir que hackers ganhem controle do computador do usuário que rode Windows", segundo informou Graham Cluley, consultor sênior em tecnologia da Sophos. Programas antivírus da empresa detectaram o malware como sendo Troj/Agent-XNN.

No mês passado, acrescenta Cluley, especialistas da SophosLabs identificaram outro malware que utilizava a notificação de foto do Facebook para atrair vítimas. Na ocasião, os e-mails não continham anexos, mas sim links que levavam as vítimas para sites de terceiros comprometidos que continham o kit de exploração Blackhole.

Assine a Newsletter. É rápido. É grátis.

White Papers

Alcance a inovação que sua empresa precisa com a computação em nuvem

Empreendimentos realmente transformadores demandam softwares eficientes e modernos. Por isso a computação em nuvem já vem sendo adotada por inúmeras empresas de diversos segmentos e diferentes portes. Novas abordagens para o desenvolvimento de softwares são necessárias para superar desafios. Para encarar esta jornada com sucesso, acesse este guia.

Mapa estratégico de 2017 para dispositivos móveis e endpoints

Uma estratégia de endpoint deve se alinhar com as metas do negócio e apoiar o acesso de uma ampla variedade de plataformas, pois a agilidade está se tornando um requisito cada vez mais importante. Líderes de infraestrutura e operações responsáveis por estratégias para dispositivos móveis e endpoints devem se apressar em direção à independência de plataformas.

Janelas de oportunidade. Pesquisa global revela cinco principais tendências de adoção e migração para o Windows 10

O Windows 10 apresenta aos clientes uma oportunidade de aplicar melhor o gerenciamento a um grupo mais amplo de casos de uso e dispositivos, incluindo tablets, smartphones e pcs. A abordagem holística de gerenciamento unificado de endpoints (EUC, Unified Endpoint Management) permite que os clientes unifiquem o gerenciamento móvel e de desktops em um único modelo.

Reviews

Mais reviews

Belo design, capas coloridas permitem personalizar o aparelho
Tela grande e de ótima qualidade
Bom desempenho e autonomia de bateria
Tem slot para cartões microSD

Câmera traseira tem foco fixo
Não tem flash
Não tem câmera frontal
Só 4 GB de memória interna

Desempenho excepcional
Excelente autonomia de bateria

Tela tem péssima qualidade de imagem
Grande e desengonçado