Claro demonstra sua rede 4G em Campos do Jordão

Rafael Rigues*
05/09/2012 - 16h07 - Atualizada em 05/09/2012 - 20h11
Rede já opera em caráter experimental em três cidades. Em testes no local, conseguimos velocidade de download de 52 Mbit por segundo.

A Claro realizou nesta quarta feira em Campos do Jordão, interior de São Paulo, uma das primeiras demonstrações públicas de sua rede de banda larga de quarta geração, batizada de "4G max" e baseada na tecnologia LTE.

O serviço já funciona em caráter experimental na cidade, e também em Búzios e Parati, no litoral do Rio de Janeiro, desde meados de agosto. A rede opera na frequência de 2.5 GHz, com dois canais de transmissão com largura de banda de 20 MHz cada, um para download e outro para upload, e largura de banda máxima de 100 Mbit por segundo, sob condições ideais.

Segundo Carlos Zenteno, presidente da Claro, as cidades foram escolhidas porque apresentam diferentes desafios à infraestrutura, e permitem a avaliação de diferentes tecnologias e fornecedores. Em Campos do Jordão, que é montanhosa, é usada uma estrutura baseada em rádio IP de grande capacidade. Já em Búzios e Parati, que são litorâneas, a estrutura é baseada em fibra óptica. Nos três casos, a Claro está usando equipamento da Ericsson. Em Brasília, que recebeu uma instalação experimental na área dos Ministérios para a demonstração de hoje, os equipamentos são produzidos pela Huawei.

Para demonstrar a largura de banda de sua rede a Claro fez três demonstrações. Na primeira foi feito o streaming de três videos do YouTube em HD (720p) e um em Full HD (1080p) simultaneamente, sem qualquer tipo de engasgo. Na segunda o download de 10 arquivos de 1 GB cada, com velocidade média de download de 46 Mbit, ou 5.75 MB, por segundo. E na terceira demonstração uma videoconferência entre seis pessoas em diferentes cidades, com uma delas dentro de um carro em movimento.

4g_claro_teste-360px.jpg
Resultado de um teste de velocidade na rede "4G max" da Claro

Em um teste rápido de velocidade no site speedtest.net em um notebook equipado com um modem 4G produzido pela Huawei conseguimos velocidade de download de cerca de 52 Mbit por segundo, e upload a cerca de 14 Mbit por segundo. Superior a muitas conexões domésticas de banda larga fixa via cabo ou mesmo fibra óptica, e "melhor que 99%" dos usuários no país.

De acordo com Zenteno, a velocidade varia de acordo com a infraestrutura da rede. Em locais onde ela é baseada em fibra óptica, como em Búzios, já foram registradas velocidades de até 80 Mbits (10 MB) por segundo.

Para tirar proveito da rede 4G os usuários precisarão de equipamentos, ou seja, modems e smartphones, compatíveis. O primeiro smartphone pronto para 4G a ser comercializado pela Claro será o RAZR HD, da Motorola, que chega às lojas ainda no mês de setembro. A operadora também irá comercializar modems 4G para uso em notebooks, produzidos pela Huawei e ZTE.

4g_claro_modem-360px.jpg
Operadora também irá comercializar modems 4G, produzidos pela Huawei e ZTE

A Claro irá investir 6.3 bilhões de Reais na expansão de sua rede para atender às metas estabelecidas pelo Ministério das Comunicações para a Copa do Mundo, incluindo aí o investimento na implantação da rede 4G. Só na aquisição das licenças de operação nas frequências necessárias foram investidos outros 1.15 bilhões.

Até o final de 2013 a Claro espera ter sua rede 4G em operação nas 11 cidades que serão sede dos jogos da Copa do Mundo em 2014: Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Natal, Fortaleza, Manaus e Cuiabá. Preços e planos de serviço ainda estão "em estudo", segundo o presidente da operadora.

* o jornalista viajou a Campos do Jordão a convite da Claro

Assine a Newsletter. É rápido. É grátis.

White Papers

Transforme dados em informações estratégicas para o seu negócio

As organizações de hoje em dia buscam uma abordagem à análise de autoatendimento que equilibre as necessidades da equipe de TI e da empresa. Com quatro importantes etapas a TI pode deixar de ser uma “fábrica de relatórios” para assumir um papel mais estratégico de governança e disponibilização de dados e ainda é possível implantar com sucesso a análise de autoatendimento. Acesse agora o ebook e confira as 4 etapas para uma implementação bem sucedida da análise de autoatendimento em sua empresa.

Quero migrar para a nuvem, mas como devo começar?

Desenvolvido pelos especialistas em TIC da Algar, este guia irá esclarecer todas as suas dúvidas sobre o processo de migração para a nuvem e mostrará como é possível reduzir custos de infraestrutura e manutenção. Descubra por que as empresas estão aderindo ao Cloud. Acesse o guia agora e veja 8 passos importantes para realizar a migração de aplicações e serviços de sua empresa para a nuvem.

8 dicas para reduzir os custos de TI da sua empresa

Os especialistas em TIC da Algar Telecom desenvolveram um E-book exclusivo para os gestores de TI. As dicas que serão apresentadas a seguir têm o propósito de ajudar os gestores no caminho de revisão estrutural do negócio, tendo como meta a redução de custos, mas com a manutenção da qualidade e eficiência. Acesse agora o e-book e veja como aumentar a performance de seu TI economizando.

Reviews

Mais reviews

Belo design, capas coloridas permitem personalizar o aparelho
Tela grande e de ótima qualidade
Bom desempenho e autonomia de bateria
Tem slot para cartões microSD

Câmera traseira tem foco fixo
Não tem flash
Não tem câmera frontal
Só 4 GB de memória interna

Desempenho excepcional
Excelente autonomia de bateria

Tela tem péssima qualidade de imagem
Grande e desengonçado