Veja como recuperar um PC afetado pela atualização KB2823324 do Windows 7

Redação PC World
11/04/2013 - 16h13 - Atualizada em 12/04/2013 - 12h10
Não é preciso "formatar" a máquina e recomeçar do zero. Siga estes passos para ter seu PC de volta em alguns minutos.

Uma atualização do Windows 7 (chamada KB2823324) lançada nesta terça-feira pela Microsoft está causando dores de cabeça a muitos usuários. Após sua instalação várias máquinas estão mostrando telas azuis durante a inicialização do sistema ou entram em um "loop infinito" onde a máquina reinicia continuamente antes de completar o boot. Ou seja, fica impossível usar o PC, já que o sistema operacional não é carregado.

A Microsoft diz que removeu a KB2823324 do Windows Update, ou seja, ela não deve mais ser oferecida aos PCs dos usuários, evitando que novas máquinas sejam afetadas pelo problema. Ainda assim, milhares de PCs foram prejudicados antes que essa decisão fosse tomada.

Mas não se desespere: é possível recuperar um PC afetado pelo problema sem ter de formatar o HD e reinstalar o sistema do zero. Basta seguir nossas instruções neste artigo.

Quem é afetado?

Segundo a Microsoft o problema afeta apenas máquinas no Brasil rodando uma versão de 32-Bits do Windows 7 (x86) e é causado por um conflito com "software de terceiros" (outros fabricantes), embora não informe qual é este software. Máquinas com uma versão de 64-Bits (x64) ou o Windows 8 estão imunes. Para saber qual a versão de seu Windows, abra o de Controle (clique em Iniciar / Configurações / Painel de Controle) e clique em Sistema e Segurança / Sistema. Olhe o campo "Tipo de sistema:". Se disser "Sistema operacional de 64 Bits", seu PC não será afetado.

Se você tem um PC com sistema Windows 7 de 32 Bits e ainda não instalou as últimas atualizações do Windows, pode evitar todo o problema ignorando a atualização defeituosa. Consulte a seção "Evitando a atualização" logo abaixo.

Como resolvo o problema?

Se sua máquina foi afetada pelo problema, há algumas soluções possíveis. Uma delas é usar um ponto de restauração do sistema para reverter o Windows ao estado que tinha antes da atualização. Faça o seguinte:

1) Reinicie o computador e antes mesmo do Windows carregar tecle F8 para acessar o menu de Inicialização avançada.

2) Escolha a opção Reparar seu computador

3) Selecione o idioma e tipo de teclado, e clique em Avançar. Nesse ponto, se o sistema pedir usuário e senha informe os mesmos que usa no PC no dia-a-dia (se sua conta tiver permissão de administrador) ou o usuário/senha do administrador do sistema.

4) Clique na opção Restauração do sistema

5) Clique em Avançar

6) Surgirá uma lista com os pontos de restauração disponíveis, indicados por data e hora. Escolha o mais recente e clique em Avançar

7) Clique em Concluir. Se surgir um aviso dizendo que a restauração não poderá ser interrompida e perguntando se você deseja continuar, clique em Sim.

8) Aguarde. Ao fim do processo seu PC mostrará uma mensagem de erro. Não se assuste, pois isso é esperado. Apenas clique em Fechar.

9) Seu computador irá reiniciar e executar uma verificação de disco. Deixe ela prosseguir até o final.

10) Pronto, agora o Windows deverá ser carregado normalmente. Se surgir uma mensagem dizendo que a restauração do sistema foi concluída com êxito, clique em Fechar.

Método alternativo

Caso um ponto de restauração do sistema não esteja disponível, ainda há uma possibilidade de recuperar a máquina usando um comando no terminal. Siga os passos anteriores até o item 3, e a seguir faça:

4) Clique em Prompt de Comando

5) Digite o comando abaixo, seguido de Enter no final:

dism.exe /image:C:\ /cleanup-image /revertpendingactions

Se o resultado for uma mensagem de erro, experimente trocar o C: no comando por D:

A Microsoft também publicou um boletim (chamado KB2839011) com instruções variadas para evitar a atualização, removê-la e recuperar máquinas afetadas pelo problema.

Evitando a atualização

Se você recuperar sua máquina a partir de um ponto de restauração do sistema, é provável que o Windows tente instalar a atualização problemática novamente. Para evitar que isso aconteça. Faça o seguinte:

1) Abra o Painel de Controle (clique em Iniciar / Configurações / Painel de Controle) e clique no item Windows Update.

2) Clique em Procurar atualizações no menu no lado esquerdo da janela

3) O Windows irá avisar de que "X atualizações importantes estão disponíveis" (o número exato varia de máquina para máquina). Clique nesse link para ver a lista das atualizações

4) Encontre o item Atualização de segurança do Windows 7 (KB2823324) e desmarque-o. Clique com o botão direito do mouse sobre ele e selecione o item Ocultar atualização, para que ela nunca mais seja sugerida.

5) Pronto, agora você pode instalar o restante das atualizações em seu PC sem medo.

Assine a Newsletter. É rápido. É grátis.

White Papers

Alcance a inovação que sua empresa precisa com a computação em nuvem

Empreendimentos realmente transformadores demandam softwares eficientes e modernos. Por isso a computação em nuvem já vem sendo adotada por inúmeras empresas de diversos segmentos e diferentes portes. Novas abordagens para o desenvolvimento de softwares são necessárias para superar desafios. Para encarar esta jornada com sucesso, acesse este guia.

Mapa estratégico de 2017 para dispositivos móveis e endpoints

Uma estratégia de endpoint deve se alinhar com as metas do negócio e apoiar o acesso de uma ampla variedade de plataformas, pois a agilidade está se tornando um requisito cada vez mais importante. Líderes de infraestrutura e operações responsáveis por estratégias para dispositivos móveis e endpoints devem se apressar em direção à independência de plataformas.

Janelas de oportunidade. Pesquisa global revela cinco principais tendências de adoção e migração para o Windows 10

O Windows 10 apresenta aos clientes uma oportunidade de aplicar melhor o gerenciamento a um grupo mais amplo de casos de uso e dispositivos, incluindo tablets, smartphones e pcs. A abordagem holística de gerenciamento unificado de endpoints (EUC, Unified Endpoint Management) permite que os clientes unifiquem o gerenciamento móvel e de desktops em um único modelo.

Reviews

Mais reviews

Belo design, capas coloridas permitem personalizar o aparelho
Tela grande e de ótima qualidade
Bom desempenho e autonomia de bateria
Tem slot para cartões microSD

Câmera traseira tem foco fixo
Não tem flash
Não tem câmera frontal
Só 4 GB de memória interna

Desempenho excepcional
Excelente autonomia de bateria

Tela tem péssima qualidade de imagem
Grande e desengonçado