5 alternativas ao LogMeIn Free para acesso remoto a um PC

Jon L. Jacobi, PCWorld EUA
31 de janeiro de 2014 às 07h00
Não faltam programas gratuitos que permitem controlar um computador à distância. Estes são alguns de nossos favoritos.

A versão gratuita do LogMeIn, um popular produto para acesso remoto a PCs, não existe mais. Mas se você era um usuário, não precisa entrar em pânico: há outras boas ferramentas de acesso remoto que custam a mesma coisa, zero, e permitem que você acesse documentos, colabore com colegas ou preste suporte a vários PCs sem sair do lugar. Veja a seguir cinco de nossas favoritas.

TeamViewer

Há anos uso o TeamViewer para ajudar familiares e amigos, e ele sempre foi confiável. Basta baixar o programa no site da empresa e instalá-lo no PC a ser controlado e em sua máquina. Para conexão direta rode o programa em seu PC, faça login e uma janela surgirá contendo o desktop da máquina sendo controlada. O TeamViewer funciona tanto como servidor quanto como cliente, então você pode usá-lo para controlar ou ser controlado.

logmein_alt_teamviewer-580px.jpg
TeamViewer

Alguns dos recursos mais legais da versão 9 do TeamViewer incluem a capacidade de abrir múltiplas sessões em abas (como em um navegador), recortar e colar entre as máquinas usando a área de transferência e arrastar e soltar arquivos do seu computador local para a máquina remota. É uma ferramenta madura, estável e prática para qualquer um que precise controlar remotamente um PC.

Windows Remote Desktop

Embora esta ferramenta da Microsoft não suporte o verdadeiro compartilhamento de telas (a tela da máquina controlada fica preta) da forma como fazem serviços como o TeamViewer e Join.Me, ela é gratuita, faz parte do Windows, é rápida e permite controle remoto completo sobre um PC. Existe até mesmo uma versão para o Mac, chamada Microsoft Remote Desktop, então você poderá ajudar até mesmo seus amigos que preferem os produtos da Apple.

logmein_alt_remotedesktop-580px.jpg
Windows Remote Desktop

O conceito básico por trás do Windows Remote Desktop é permitir que os usuários assumam controle remoto do computador em seu escritórios para que possam trabalhar de casa. Por isso, embora todas as versões do Windows (Basic, Home, etc) possam estabelecer uma conexão e controlar um PC, só as versões Professional, Business e Ultimate podem ser controladas.

Como a maioria dos computadores numa empresa faz parte de uma rede, você precisará configurar o roteador no escritório para que encaminhe tentativas de conexão na porta 3389 para o PC que você deseja controlar. 

Depois de instalado, o Windows Remote Desktop funciona bem. Mas se você quer controlar múltiplos PCs com regularidade, a próxima opção pode ser melhor para você.

VNC

VNC, ou Virtual Network Computing, não é um produto propriamente dito, mas uma tecnologia para controle e exibição remota que é implementada por produtos como o Tight VNC (grátis), Ultra VNC (grátis) e RealVNC (grátis ou pago), entre outros. VNC não é difícil de usar, mas não é tão simples quanto o Join.me ou TeamViewer, que não exigem que você saiba o endereço IP da máquina que quer controlar.

Para usar o VNC, instale-o no PC que você quer controlar e configure-o para ficar “escutando” por uma conexão. Em qualquer outro PC instale um VNC Viewer (um cliente), digite o endereço IP da máquina a ser controlada e pronto. Pode ser necessário abrir a porta 5900 em seu Firewall ou roteador, e direcionar conexões nessa porta para o PC que você quer controlar.

logmein_alt_vnc-580px.jpg
VNC

Você pode usar o VNC para se conectar e controlar múltiplos PCs atrás de um único IP público usando mais portas, e direcionando as conexões de cada uma para uma máquina específica. A maioria das implementações do VNC instala por padrão tanto o servidor quando o cliente, então assim como no TeamViewer você pode controlar uma máquina ou ser controlado por ela.

Embora possa ser um pouco mais difícil de configurar, o VNC é multiplataforma (há versões para Mac, Windows e Linux) e depois de instalado funciona extremamente bem.

Join.me

Join.me é um serviço de reuniões (gratuito ou pago) da LogMeIn que também fornece o recurso de controle remoto. É conveniente para suporte rápido já que tudo o que você precisa no PC “controlador” é de um navegador web. O usuário com o computador que irá “hospedar” a reunião (e ser controlado) simplesmente acessa o site join.me, clica em “Iniciar Reunião” e baixa um arquivo.

logmein_alt_joinme-580px.jpg
Join.me

Depois de rodar esse arquivo, o usuário passa uma senha de nova dígitos aos outros participantes, que a digitam em um campo no site do serviço. Com isso o desktop a ser controlado aparece dentro de uma janela no navegador. Depois de iniciada a sessão é possível conversar, enviar arquivos e mais. É muito fácil, mas note que o Join.me não é adequado para controle remoto automatizado (sem que haja um usuário na outra máquina para iniciar e autorizar a sessão), o que o torna uma alternativa apenas parcial ao LogMeIn.

WebEx Free

Muitos pensam no WebEx como uma ferramenta para conferências entre múltiplos usuários, mas ele também é perfeitamente adequado para controle remoto e suporte em pequena escala. Ele é um pouco diferente do Join.me no fato de que é necessário instalar software nos dois lados da conexão, mas este é um processo relativamente “indolor”.

Depois que os usuários se juntam à conferência, originalmente podem ver apenas o desktop de seu criador. Mas este pode designar outro usuário como “palestrante” e passar o controle sobre o mouse e o teclado, compartilhar arquivos, bater papo e usar uma webcam para conversas “cara a cara”. É necessário um certo aprendizado se você se aventurar além dos principais recursos, mas no geral o programa é bastante fácil de usar.

logmein_alt_webex-580px.jpg
WebEx

Graças ao crescimento das forças de trabalho móveis e distribuídas, a capacidade de acessar e controlar um PC remotamente é essencial tanto para os trabalhadores quando os administradores de TI. É por isso que sentiremos falta do LogMeIn Free. Se você realmente gostar de uma destas alternativas gratuitas, considere ajudar o desenvolvedor fazendo uma doação ou adquirindo uma licença de uma versão paga. Quem sabe? Sua contribuição pode ajudar a manter o programa disponível para todos.

Assine a Newsletter. É rápido. É grátis.

White Papers

O Guia do Chief Digital Officer para a transformação digital

Neste guia confira importantes etapas para a transformação digital de sua empresa e o papel das APIs neste processo.

API360: O modelo completo de estratégia de API para empresas

APIs são componentes cruciais para impulsionar as iniciativas digitais de sua empresa. Acesse este material e veja como gerenciar e criar uma estratégia de API de sucesso.

Como viabilizar e proteger minha empresa na nova economia dos aplicativos?

Oferecer aplicações seguras, gerenciar o volume de informações, gerenciar a identidade de usuários e proteger dados confidenciais são desafios da economia dos aplicativos. Acesse este white paper e veja como impulsionar seus negócios nesta nova era.

Reviews

Mais reviews

Belo design, capas coloridas permitem personalizar o aparelho
Tela grande e de ótima qualidade
Bom desempenho e autonomia de bateria
Tem slot para cartões microSD

Câmera traseira tem foco fixo
Não tem flash
Não tem câmera frontal
Só 4 GB de memória interna

Desempenho excepcional
Excelente autonomia de bateria

Tela tem péssima qualidade de imagem
Grande e desengonçado