Veja como migrar seus dados para um HD maior

Lincoln Spector, PCWorld EUA
19 de fevereiro de 2014 às 07h00
Ferramenta gratuita facilita a “clonagem” de um disco. Bastam alguns cliques e um pouquinho de paciência.

Acontece com todo mundo: de repente o HD de seu PC começa a parecer pequeno demais para todos os documentos, fotos, filmes e músicas que você armazena. Você faz uma pesquisa online, e descobre que os preços de HDs “imensos” são muito menores do que você imaginava. Um clique e dois dias depois você tem em mãos um espaçoso HD novinho em folha, e uma dúvida: como migrar os dados do HD antigo para o novo?

Você até pode plugar o HD novo ao seu computador e arrastar os arquivos do HD velho para ele, mas este é um processo lento, tedioso e propenso a erros. E se o novo HD for o disco primário (ou “de boot”) da máquina, você também precisará de uma forma de copiar o sistema operacional, seus aplicativos e os dados relacionados. A melhor solução? Clonar o disco antigo.

Leia também
Aprenda a evitar os erros mais comuns na montagem de um PC
Ferramentas essenciais para fazer a montagem ou a manutenção de seu PC

Primeiro você vai precisar conectar o HD novo e o velho ao PC simultâneamente. Se seu computador é um desktop, tem uma baia de 3.5” sobrando e você não se incomoda em mexer dentro dele, basta conectar o novo HD como um disco secundário. O manual do seu computador, ou da placa-mãe, deve ter instruções sobre como fazer isso.

clonadisco_case-580px.jpg
Detalhe de um "case" externo. Ele é como um "estojo" (daí o nome) com uma porta USB

Mas se você não gosta muito da idéia de ficar fuçando, ou se seu computador não tem uma baia livre, você pode transformar temporariamene seu novo HD em um disco externo. Para isso você precisará de um adaptador SATA-USB, ou um “case” USB, que podem ser encontrados em lojas de informática por menos de R$ 50. Eu recomendo o case, já que depois que terminarmos o processo você pode colocar o HD antigo nele e transformá-lo em um disco externo. 

Com os dois discos conectados ao PC e reconhecidos pelo sistema, você vai precisar de software para fazer a clonagem. Eu recomendo o EaseUS Todo Backup Free, que além de gratuito é fácil de usar. E além da clonagem ele também faz backup em imagens de disco, então é uma boa ferramenta para ter sempre à mão.

clonadisco_easeus-580px.jpg
Com o EaseUS Todo Backup instalado, clique em Clone (1), Disk Clone (2) e siga as instruções na tela

O processo é simples: instale e rode o programa, e clique em Clone no painel à esquerda. Então clique em Disk Clone e siga as instruções na tela. Mas preste atenção: na última página do assistente, antes de clicar em Proceed (prosseguir), redimensione as partições no disco de destino (arrastando a divisória indicada abaixo) para tirar proveito de todo o espaço no disco novo. Senão ele terá exatamente o mesmo “tamanho” do original, e o espaço extra será desperdiçado.

clonadisco_resize-580px.jpg
No último passo do assistente, redimensione a partição de destino (arrastando a divisória
indicada totalmente para a direita), para tirar proveito de todo o espaço no novo HD

O processo de clonagem via USB pode demorar horas, especialmente se o HD de destino estiver conectado a uma porta USB 2.0. Vá dar uma volta, tirar uma soneca ou assistir um filme. Talvez todos os três. Deixe o computador sozinho e volte algumas horas depois.

Quando tudo estiver terminado, desligue o PC, retire o velho HD interno e coloque o novo em seu lugar, conectado exatamente da mesma forma. Ligue a máquina e aguarde o boot para ter certeza de que tudo funciona. O primeiro boot pode demorar um pouco até que o sistema se acostume ao novo hardware, mas depois disso não deve haver problemas.

Assine a Newsletter. É rápido. É grátis.

White Papers

Sua TI está preparada para o próximo desastre?

Garantir a segurança e proteger os recursos de TI, assegurar alta disponibilidade dos dados e ter um plano para retomar as operações rapidamente no caso de desastres inesperados são prioridades para líderes de TI de empresas que pensam no futuro. Acesse este white paper e entenda como é possível evitar tempo de inatividade e garantir disponibilidade à sua empresa com DRaaS.

Uma Nova Geração do BI: confira análises self-service que seu time de negócio e de TI vão amar

Este white paper mostra como o BI Self-Service deve funcionar e os benefícios desta nova geração de BI - uma geração que oferece um ambiente abrangente e análises sofisticadas o suficiente para satisfazer seus cientistas de dados, sendo fácil de usar e acessível para usuários de negócios.

A Próxima Era da Inteligência Analítica: A Inteligência Artificial

Apresentando sete artigos, esse relatório mostra o quão diferente pode ser o uso de IA por indústrias visando atingir uma vantagem competitiva e adequar-se melhor aos seus objetivos e aos seus clientes. Acesse este relatório e confira o que a IA pode significar para os negócios e como a IA pode agregar valor para a inteligência analítica.

Reviews

Mais reviews

Belo design, capas coloridas permitem personalizar o aparelho
Tela grande e de ótima qualidade
Bom desempenho e autonomia de bateria
Tem slot para cartões microSD

Câmera traseira tem foco fixo
Não tem flash
Não tem câmera frontal
Só 4 GB de memória interna

Desempenho excepcional
Excelente autonomia de bateria

Tela tem péssima qualidade de imagem
Grande e desengonçado