Conheça o futuro da computação: 10 inovações em hardware mostradas na Computex 2014

Brad Chacos, PCWorld EUA
06/06/2014 - 18h02 - Atualizada em 06/06/2014 - 18h14
Saibam mais sobre os chips, conectores e componentes que possibilitarão a criação de uma nova geração de computadores ainda mais impressionantes.

A maioria dos grandes anúncios vindos da Computex, feira de tecnologia que aconteceu durante esta semana em Taiwan, gira ao redor de novos desktops, notebooks e híbridos. Mas se você olhar com atenção, pode conseguir ver algo muito mais importante: o futuro da computação.

Um pequeno grupo de empresas lançou uma avanlanche de hardware futurista na Computex 2014. Não aparelhos completos, mas os componentes, chips e conectores que irão ajudar tais aparelhos a se tornarem mais poderosos. Neste ano vimos o lançamento de processadores incrivelmente rápidos tanto da AMD quanto da Intel, SSDs melhores do que nunca e uma nova geração de roteadores, uma unidade SSD completa reduzida ao tamanho de um pendrive, ótimas notícias para quem espera um monitor 4K e muito mais. Apertem os cintos!

Novos processadores “Devil’s Canyon” da Intel

Computex_DevilsCanyon-580px

Estes novos processadores quad-core, que vem desbloqueados de fábrica, estão implorando por um overclock, e a Intel até mesmo lançou um “Material de Interface Térmica baseado em Polímero de Nova Geração” para ajudar com isso. Não que os chips sejam lentos sem isso: o Core i7-4790K é o primeiro processador da Intel com uma frequência base de 4 GHz, que pode saltar para 4.4 GHz momentâneamente. Já o novo Core i5-4690K tem uma frequência base de 3.5 GHz que pode chegar a até 3.9 GHz em turbo.

Processadores Broadwell e Core M para dispositivos móveis

Computex_Broadwell-580px
Protótipo de um tablet Broadwell

A próxima geração de processadores da Intel, de codinome Broadwell, pode estar sofrendo atrasos, mas a empresa espera que seus poderosos (e econômicos) chips começem a aparecer em notebooks e tablet no final do ano. Um protótipo de um tablet equipado com o novo chip se mostrou ao mesmo tempo mais fino que o iPad Air, e ainda assim parecia mais rápido que um PC tradicional.

A Intel também mostrou uma nova linha de processadores para dispositivos móveis chamada Core M, que combina o desempenho e versatilidade da família Core (usada em desktops e notebooks) com a eficiência energética necessária para uso em tablets.

Novas APUs AMD “Kaveri” para notebooks

Computex_Kaveri-580px

Claro que a AMD não ficou sentada enquanto a Intel estava anunciando seus novos chips. Na quarta-feira a empresa lançou suas primeiras APUs para notebooks voltadas aos gamers e entusiastas de hardware, tanto que as mais poderosas entre elas pertencem à série FX. Segundo a empresa estes chips podem concorrer em pé de igualdade com alguns dos processadores Intel Core i7 da família Haswell.

Embora nenhuma destas APUs chegue a 4 GHz, afinal de contas, são processadores para notebooks, o recurso Turbo Boost pode elevar a frequência em até 1 GHz em momentos onde mais desempenho é necessário. 

Roteador Asus RT-AC3200

Computex_ASUSRouter-580px

As seis antenas atrás do ASUS RT-AC3200 fazem com que ele se pareça com o trono de ferro, mas o que importa é o que está dentro da caixa. Ele é equipado com as tecnologias 802.11ac e 802.11n TurboQAM, possibilitando uma largura de banda de até 1.3 Gb/s por aparelho conectado. Além disso a ASUS o recheou com recursos para turbinar ainda mais as conexões: Beamforming, MIMO tri-banda, SmartConnect e um sistema de qualidade de serviço (QoS) adaptativo.

SanDisk Extreme Pro SSD

Computex_ExtremePro-580px

Estes novos SSDs são rápidos, com velocidade de leitura sequencial de até 550 MB/s e de escrita que pode chegar a 520 MB/s, com a ajuda de um novo sistema de cache. Eles também são grandes, com capacidades de 240, 480 ou 960 GB. Mas o mais interessante, são duráveis, tanto que a empresa está oferecendo uma inédita garantia de 10 anos em casa unidade.

Corsair's Voyager Extreme GTX SSD

Computex_FlashVoyager-580px

Este produto pode se parecer com um pendrive comum, mas por dentro bate o coração de uma unidade SSD de verdade, com velocidade de leitura de 450 MB/s e escrita a 350 MB/s, até 256 GB de espaço para armazenamento e suporte completo a tecnologias como TRIM, USB Attached SCSI e monitoramento via SMART para que você possa acompanhar a saúde da unidade.

Memória DDR4 Crucial Ballistix Elite

Computex_DDR4-580px

Ela está chegando! Quando os processadores para entusiastas Haswell-E, e o novo chipset X99, chegarem ao mercado na segunda metade desde ano, finalmente poderemos comprar máquinas capazes de usar memória RAM DDR4.

E os fabricantes estão preparados: nesta semana a Crucial anunciou seus módulos Ballistix Elite DDR4, que tem o dobro da largura de banda e consomem 40% menos energia do que a memória DDR3. De acordo com o site Anandtech, os primeiros módulos operam a incríveis 2666 e 3000 MHz.

A memória DDR4 da Crucial deve chegar ao mercado em agosto, em kits com 8, 16 ou 32 GB, e não se surpreenda se vários outros fabricantes anunciarem kits DDR4 concorrentes nas próximas semanas.

Monitores 4K mais baratos do que nunca

Computex_4K-580px

A tecnologia sempre fica mais barata com o tempo, mas a Intel está trabalhando diretamente com os fabricantes para reduzir imediatamente o preço de monitores e All-In-Ones 4K. A Intel está trabalhando com a ViewSonic, MSI, TPV e outras empresas para levar o preço dos monitores 4K a “meros” US$ 400 até o final do ano, e o de All-In-Ones com tela 4K para menos de US$ 1.000. 

Um cabo para tudo...

Computex_DisplayPort-580px

Durante a Computex 2014 a Video Eletronics Standards Association (VESA) anunciou o DockPort, o sucessor do atual padrão DisplayPort para conexão de monitores a PCs. Se o nome não deixou claro, o DockPort irá complementar os recursos de transmissão de vídeo do DisplayPort com a capacidade de transferir energia e dados via USB, o que significa que três cabos poderão ser substituídos por um único “super cabo”.

… ou tudo sem nenhum cabo

Computex_AIO-580px

Mas se você realmente quer pensar além, siga a Intel: ela quer que seu próximo PC não tenha fio nenhum. Durante a Computex Kirk Skaugen, executivo da empresa, demonstrou novas tecnologias para recarga, acomplamento, transmissão de vídeo e de dados sem fios nas quais a empresa está trabalhando em conjunto com uma ampla gama de parceiros na indústria. A Skylake, geração de processadores que chegará ao mercado depois da Broadwell, terá suporte total a várias tecnologias - como WiGig e recarga sem fios no padrão da A4WP - projetadas para transformar este sonho em realidade em 2016.

Assine a Newsletter. É rápido. É grátis.

White Papers

Os 10 critérios mais importantes para selecionar um Provedor de Serviços Gerenciados em Cloud Computing

Qual o papel da tecnologia no varejo atual?

Reinventar-se é crucial para permanência e sucesso no mercado e só uma TI estratégica pode conduzir essa mudança

TI do Futuro X TI do Passado

Quais tecnologias podem apoiá-lo para a transformação digital de sua empresa?

Reviews

Mais reviews

Belo design, capas coloridas permitem personalizar o aparelho
Tela grande e de ótima qualidade
Bom desempenho e autonomia de bateria
Tem slot para cartões microSD

Câmera traseira tem foco fixo
Não tem flash
Não tem câmera frontal
Só 4 GB de memória interna

Desempenho excepcional
Excelente autonomia de bateria

Tela tem péssima qualidade de imagem
Grande e desengonçado