Conheça o futuro da computação: 10 inovações em hardware mostradas na Computex 2014

Brad Chacos, PCWorld EUA
06/06/2014 - 18h02 - Atualizada em 06/06/2014 - 18h14
Saibam mais sobre os chips, conectores e componentes que possibilitarão a criação de uma nova geração de computadores ainda mais impressionantes.

A maioria dos grandes anúncios vindos da Computex, feira de tecnologia que aconteceu durante esta semana em Taiwan, gira ao redor de novos desktops, notebooks e híbridos. Mas se você olhar com atenção, pode conseguir ver algo muito mais importante: o futuro da computação.

Um pequeno grupo de empresas lançou uma avanlanche de hardware futurista na Computex 2014. Não aparelhos completos, mas os componentes, chips e conectores que irão ajudar tais aparelhos a se tornarem mais poderosos. Neste ano vimos o lançamento de processadores incrivelmente rápidos tanto da AMD quanto da Intel, SSDs melhores do que nunca e uma nova geração de roteadores, uma unidade SSD completa reduzida ao tamanho de um pendrive, ótimas notícias para quem espera um monitor 4K e muito mais. Apertem os cintos!

Novos processadores “Devil’s Canyon” da Intel

Computex_DevilsCanyon-580px

Estes novos processadores quad-core, que vem desbloqueados de fábrica, estão implorando por um overclock, e a Intel até mesmo lançou um “Material de Interface Térmica baseado em Polímero de Nova Geração” para ajudar com isso. Não que os chips sejam lentos sem isso: o Core i7-4790K é o primeiro processador da Intel com uma frequência base de 4 GHz, que pode saltar para 4.4 GHz momentâneamente. Já o novo Core i5-4690K tem uma frequência base de 3.5 GHz que pode chegar a até 3.9 GHz em turbo.

Processadores Broadwell e Core M para dispositivos móveis

Computex_Broadwell-580px
Protótipo de um tablet Broadwell

A próxima geração de processadores da Intel, de codinome Broadwell, pode estar sofrendo atrasos, mas a empresa espera que seus poderosos (e econômicos) chips começem a aparecer em notebooks e tablet no final do ano. Um protótipo de um tablet equipado com o novo chip se mostrou ao mesmo tempo mais fino que o iPad Air, e ainda assim parecia mais rápido que um PC tradicional.

A Intel também mostrou uma nova linha de processadores para dispositivos móveis chamada Core M, que combina o desempenho e versatilidade da família Core (usada em desktops e notebooks) com a eficiência energética necessária para uso em tablets.

Novas APUs AMD “Kaveri” para notebooks

Computex_Kaveri-580px

Claro que a AMD não ficou sentada enquanto a Intel estava anunciando seus novos chips. Na quarta-feira a empresa lançou suas primeiras APUs para notebooks voltadas aos gamers e entusiastas de hardware, tanto que as mais poderosas entre elas pertencem à série FX. Segundo a empresa estes chips podem concorrer em pé de igualdade com alguns dos processadores Intel Core i7 da família Haswell.

Embora nenhuma destas APUs chegue a 4 GHz, afinal de contas, são processadores para notebooks, o recurso Turbo Boost pode elevar a frequência em até 1 GHz em momentos onde mais desempenho é necessário. 

Roteador Asus RT-AC3200

Computex_ASUSRouter-580px

As seis antenas atrás do ASUS RT-AC3200 fazem com que ele se pareça com o trono de ferro, mas o que importa é o que está dentro da caixa. Ele é equipado com as tecnologias 802.11ac e 802.11n TurboQAM, possibilitando uma largura de banda de até 1.3 Gb/s por aparelho conectado. Além disso a ASUS o recheou com recursos para turbinar ainda mais as conexões: Beamforming, MIMO tri-banda, SmartConnect e um sistema de qualidade de serviço (QoS) adaptativo.

SanDisk Extreme Pro SSD

Computex_ExtremePro-580px

Estes novos SSDs são rápidos, com velocidade de leitura sequencial de até 550 MB/s e de escrita que pode chegar a 520 MB/s, com a ajuda de um novo sistema de cache. Eles também são grandes, com capacidades de 240, 480 ou 960 GB. Mas o mais interessante, são duráveis, tanto que a empresa está oferecendo uma inédita garantia de 10 anos em casa unidade.

Corsair's Voyager Extreme GTX SSD

Computex_FlashVoyager-580px

Este produto pode se parecer com um pendrive comum, mas por dentro bate o coração de uma unidade SSD de verdade, com velocidade de leitura de 450 MB/s e escrita a 350 MB/s, até 256 GB de espaço para armazenamento e suporte completo a tecnologias como TRIM, USB Attached SCSI e monitoramento via SMART para que você possa acompanhar a saúde da unidade.

Memória DDR4 Crucial Ballistix Elite

Computex_DDR4-580px

Ela está chegando! Quando os processadores para entusiastas Haswell-E, e o novo chipset X99, chegarem ao mercado na segunda metade desde ano, finalmente poderemos comprar máquinas capazes de usar memória RAM DDR4.

E os fabricantes estão preparados: nesta semana a Crucial anunciou seus módulos Ballistix Elite DDR4, que tem o dobro da largura de banda e consomem 40% menos energia do que a memória DDR3. De acordo com o site Anandtech, os primeiros módulos operam a incríveis 2666 e 3000 MHz.

A memória DDR4 da Crucial deve chegar ao mercado em agosto, em kits com 8, 16 ou 32 GB, e não se surpreenda se vários outros fabricantes anunciarem kits DDR4 concorrentes nas próximas semanas.

Monitores 4K mais baratos do que nunca

Computex_4K-580px

A tecnologia sempre fica mais barata com o tempo, mas a Intel está trabalhando diretamente com os fabricantes para reduzir imediatamente o preço de monitores e All-In-Ones 4K. A Intel está trabalhando com a ViewSonic, MSI, TPV e outras empresas para levar o preço dos monitores 4K a “meros” US$ 400 até o final do ano, e o de All-In-Ones com tela 4K para menos de US$ 1.000. 

Um cabo para tudo...

Computex_DisplayPort-580px

Durante a Computex 2014 a Video Eletronics Standards Association (VESA) anunciou o DockPort, o sucessor do atual padrão DisplayPort para conexão de monitores a PCs. Se o nome não deixou claro, o DockPort irá complementar os recursos de transmissão de vídeo do DisplayPort com a capacidade de transferir energia e dados via USB, o que significa que três cabos poderão ser substituídos por um único “super cabo”.

… ou tudo sem nenhum cabo

Computex_AIO-580px

Mas se você realmente quer pensar além, siga a Intel: ela quer que seu próximo PC não tenha fio nenhum. Durante a Computex Kirk Skaugen, executivo da empresa, demonstrou novas tecnologias para recarga, acomplamento, transmissão de vídeo e de dados sem fios nas quais a empresa está trabalhando em conjunto com uma ampla gama de parceiros na indústria. A Skylake, geração de processadores que chegará ao mercado depois da Broadwell, terá suporte total a várias tecnologias - como WiGig e recarga sem fios no padrão da A4WP - projetadas para transformar este sonho em realidade em 2016.

Assine a Newsletter. É rápido. É grátis.

White Papers

Tendências em criptografia e gestão de chaves: Brasil

Grandes violações e ataques cibernéticos fizeram crescer a urgência das empresas em aprimorar sua postura de segurança. Diante deste cenário, a pesquisa conduzida pelo Ponemon Institute examinou o uso da criptografia como estratégia de segurança dos dados da empresa e qual o impacto dessa tecnologia na postura de segurança.

A Transformação Digital depende do gerenciamento de dados corporativos

Os dados são ativos valiosos para as corporações e imprescindíveis para manter sua competitividade no mercado. Conhecer estes dados e transformá-los em informação estratégica para o seu negócio é fundamental para gerar vantagem competitiva, manter e conquistar novos clientes. Mas como ver, controlar ou regular seus dados? Acesse este white paper para conferir os principais desafios enfrentados pelas organizações diante de seu grande volume de dados corporativos e como torná-los em ativos estratégicos.

10 principais tendências de Business Intelligence para 2017

Reviews

Mais reviews

Belo design, capas coloridas permitem personalizar o aparelho
Tela grande e de ótima qualidade
Bom desempenho e autonomia de bateria
Tem slot para cartões microSD

Câmera traseira tem foco fixo
Não tem flash
Não tem câmera frontal
Só 4 GB de memória interna

Desempenho excepcional
Excelente autonomia de bateria

Tela tem péssima qualidade de imagem
Grande e desengonçado