Nike larga pulseiras e adota smartwatch com app para o Samsung Gear S

Da Redação
29/08/2014 - 18h46 - Atualizada em 30/08/2014 - 22h40
O aplicativo Nike+ Running vai vir pré-instalado no novo relógio inteligente da Samsung, sinalizando que a empresa estaria mesmo deixando de fazer hardware

A Nike está abandonando o mercado de pulseiras de fitness para entrar no mercado de smartwatches. Mas ao invés de oferecer o hardware, empresa está lançando um app para o novo relógio inteligente da Samsung, o Gear S, que foi anunciado esta semana pela fabricante.

O aplicativo Nike+ Running virá pré-instalado no  Gear S e vai fazer bom uso do GPS e da conexão celular disponíveis no smartwatch. Quando estiverem correndo, os usuários poderão gravar suas rotas e conferir a velocidade mesmo que tenham deixado seus smartphones em casa. O app também tem um player de música incluído e conectividade com o Facebook para "torcida dos amigos".

Vantagem do GPS

O Samsung Gear S não é certamente o único vestível com GPS, mas esse recurso está ausente de boa parte dos concorrentes e também de pulseiras de fitness conhecidas, como Jawbone Up e Fitbit Flex. Sem GPS, as pulseiras de fitness acabam funcionando apenas como contadores de passos, sem possibilidade de medir velocidade ou rota, por exemplo.

Além disso, o Gear S é até agora o único smartwatch com conectividade celular própria. Para aplicações de fitness, o recurso é útil, especialmente porque livra o corredor de ter de carregar seu smartphone na hora da corrida (claro que ainda não se sabe quanto as operadoras vão cobrar de tarifa pelo uso de celular nos relógios).

Mais software, menos hardware

Para a Nike, a parceria é parte de um foco mais abrangente em software e serviços, que se casa com os rumores divulgados em abril de que a empresa estaria abandonando o negócio de hardware de fitness. A Nike minimizou os rumores, sem no entanto negá-los completamente, e continua a vender sua pulseira FuelBand.

A parceria com o Gear S é o primeiro passo da Nike na direção de incluir seu software em hardware de terceiros. Por enquanto, porque como a empresa até hoje tinha uma parceria estreita com a Apple, o anúncio de um dispositivo vestível esperado pelo mercado no dia 9 de setembro pode trazer mais novidades sobre a empresa de tecnologia esportiva. O Gear S da Samsung será comercializado apenas em outubro, sem preço ou data específica anunciados.

Fonte: TechHive - USA

Assine a Newsletter. É rápido. É grátis.

White Papers

Os 10 critérios mais importantes para selecionar um Provedor de Serviços Gerenciados em Cloud Computing

Qual o papel da tecnologia no varejo atual?

Reinventar-se é crucial para permanência e sucesso no mercado e só uma TI estratégica pode conduzir essa mudança

TI do Futuro X TI do Passado

Quais tecnologias podem apoiá-lo para a transformação digital de sua empresa?

Reviews

Mais reviews

Belo design, capas coloridas permitem personalizar o aparelho
Tela grande e de ótima qualidade
Bom desempenho e autonomia de bateria
Tem slot para cartões microSD

Câmera traseira tem foco fixo
Não tem flash
Não tem câmera frontal
Só 4 GB de memória interna

Desempenho excepcional
Excelente autonomia de bateria

Tela tem péssima qualidade de imagem
Grande e desengonçado