Cinco milhões de endereços de Gmail e senhas são publicados na web

Lucian Constantin - IDG News Service
10/09/2014 - 19h38 - Atualizada em 10/09/2014 - 19h43
Os dados teriam sido roubados em vários sites por meio de diferentes ataques e não vieram aparentemente da Google. Maioria é válida

Um arquivo contendo praticamente 5 milhões de endereços de Gmail e senhas escritas em formato texto foi publicado nesta terça-feira em um forum online. Os dados parecem ser antigos e possivelmente acumulados a partir de múltiplos ataques a brechas de segurança de diferentes sites.

A informação foi divulgada pela empresa dinamarquesa de segurança CSIS Security Group. Um usuário, cujo "alias" online é "tvskit",  publicou o arquivo em um forum de segurança Bitcoin chamado btcsec.com e proclamou que 60% das credenciais ainda são válidas.

"Não podemos confirmar que o percentual está correto, mas sabemos que uma grande parte dos dados vazados é legítima",diz Peter Kruse, chief technology officer da CSIS Security Group. O grupo fornece inteligência em cibercrime para instituições financeiras e autoridades legais e policiais.

Os pesquisadores do CSIS analisaram os dados e concluíram que eles têm pelo menos 3 anos de idade, baseados em correlações com vazamentos passados. "Acreditamos que os dados não são originados da Google diretamente", disse Kruse por email. "O mais provável é que tenham sido captados em diferentes lugares que estavam comprometidos".

Isso quer dizer que muitas das senhas que vazaram podem não corresponder exatamente a uma conta de Gmail ou Google, mas que pertencem a contas de outros sites nos quais os usuários usaram seus endereços de Gmail como nome de entrada.

"A segurança dos nossos usuários é fundamental para nós", disse um representante da Google por email. "Nós não temos evidência de que nossos sistemas foram comprometidos, mas se tivermos conhecimento de que uma conta foi comprometida, tomaremos medidas para ajudar nossos usuários a protegerem suas contas."

Mesmo que as credenciais vazadas não sejam da Google, usuários afetados devem trocar suas senhas nos websites que frequentam. Um site chamado isleaked.com permite aos usuários checar se seus endereços de email estão entre os endereços divulgados.

Assine a Newsletter. É rápido. É grátis.

White Papers

O que é transformação digital?

A quarta onda de mudanças disruptivas nos negócios já se estabeleceu na América Latina. Durante o último ano, ouviu-se repetidamente as palavras “modernização”, “disrupção” e “inovação”. Mas afinal como estes conceitos realmente impactam os negócios? Sua empresa já iniciou o processo de transformação digital? Acesse este white paper e se aprofunde sobre o conceito.

Entenda como ter ganhos financeiros ao ter controle de seu parque de impressão

Em um momento econômico de retomada, as empresas que priorizaram o crescimento mesmo em um cenário adverso, buscaram parceiros em diversos setores que suportassem e apoiassem este movimento. A Le Biscuit encontrou na Simpress, empresa líder no mercado de outsourcing de impressão, o parceiro ideal para auxiliá-los na otimização de custos e processos neste segmento. Acesse o case e veja em mais detalhes como a Le Biscuit obteve controle de seu parque de impressão reduzindo seus custos e aumentado sua eficiência.

5 vantagens da clonagem de banco de dados para a criação de ambientes de teste

Em todos os projetos que envolvem a criação de ambientes de desenvolvimento e homologação existem desafios de tempo e custo operacional. Confira neste white paper 5 vantagens da clonagem de banco de dados e os benefícios que a solução DBClone pode oferecer para acelerar a criação de ambientes de desenvolvimento.

Reviews

Mais reviews

Belo design, capas coloridas permitem personalizar o aparelho
Tela grande e de ótima qualidade
Bom desempenho e autonomia de bateria
Tem slot para cartões microSD

Câmera traseira tem foco fixo
Não tem flash
Não tem câmera frontal
Só 4 GB de memória interna

Desempenho excepcional
Excelente autonomia de bateria

Tela tem péssima qualidade de imagem
Grande e desengonçado