Windows 10 terá seis versões para consumidores e empresas, diz Microsoft

Mark Hachman, da PC World (USA)
14/05/2015 - 11h05 - Atualizada em 02/09/2016 - 20h55
Sistema operacional terá versões Pro e Home, para consumidores, e três diferentes versões para empresas. Windows Phone agora se chama Windows 10 Mobile

A Microsoft mostrou esta semana mais detalhes sobre o novo sistema operacional Windows 10 e seus diferentes modelos e versões. Assim como os Windows anteriores (7 e 8) o Windows 10 será vendido consumidores em duas versões: Windows 10 Pro e Windows 10 Home. 

Para o mercado corporativo, no entanto, serão três diferentes versões: Windows 10 Enterprise,  Windows 10 Mobile Enterprise e Windows 10 Education. O  Windows Phone, como indicado anteriormente, muda de nome e passa a se chamar Windows 10 Mobile. Ele será distribuído em smartphones e pequenos tablets.

A empresa também confirmou que vai liberar o upgrade gratuito para os consumidores. "Conforme anunciado no início do ano, pela primeira vez vamos oferecer versões completas do Windows 10 Home, Windows 10 Mobile e Windows 10 Pro como upgrade gratuito para dispositivos com Windows 7, Windows 8.1 e Windows Phone 8.1 que se qualificarem para fazer o upgrade ", escreveu o vice-presidente corporativo de Windows e search da Microsoft, Tony Prophet,  no blog da companhia.

Diferenças de versões

No Windows 10 Home, os pontos principais destacados pela Microsoft incluem o assistente pessoal Cortana, o novo browser Microsoft Edge (antigo "Project Spartan"), o modo Continuum para uso com tablets ou outros dispositivos que têm telas sensíveis ao toque (como o Surface); o sistema de reconhecimento de face Windows Hello (que nesse caso precisa de uma câmera de profundidade embutida no PC), e aplicativos universais como Maps e Calendar.

windows10 continuum

Por que um consumidor mudaria para o Windows 10 Pro é que não fica muito claro. A versão Pro é descrita como o sistema operacional de preferência para empresas que querem permitir que seus funcionários tragam seus dispositivos para o trabalho ou para consumidores que trabalham com seus equipamentos pessoais. 

"O Windows 10 Pro ajuda a gerenciar de forma efetiva e eficiente seus dispositivos e aplicativos; proteger dados de negócio sensíveis, dar suporte para situações de trabalho remoto e móvel e tirar vantagem das tecnologias de nuvem", escreve Prophet. O Windows 10  Pro vai incluir o Windows Update for Business, permitindo às empresas "ir devagar" com seus novos updates. 

Com o Windows 10 Mobile, a Microsoft confirmou que o sistema operacional que era apenas centrado em smartphones passa agora a ser usado também em pequenos tablets. O termo pequeno, dá para inferir, deve referir-se a tablets com telas de até 8 polegadas, embora isso não tenha sido detalhado.

Para as versões corporativas, projetadas para grandes empresas, o Windows 10 Enterprise "oferece recursos avançados de proteção contra a crescente  lista de ameaças modernas à segurança que atacam dispositivos, identidades, aplicações e informações corporativas sensíveis", escreveu a Microsoft.

Detalhes de upgrade

Segundo o blog de Prophet, usuários do Windows 8 vão precisar primeiro migrar para o Windows 8.1 para depois migrar para o Windows 10. Para os consumidores é um problema pequeno. Para as empresas nem tanto, porque exige um acompanhamento duplo de migração que pode afetar aplicativos internos.

A Microsoft não explicou se o Windows 7 fará o upgrade direto para o Windows 10 e uma porta-voz da companhia não quis comentar sobre o blog de Prophet.

A Microsoft já tinha comunicado previamente que os usuários participantes do programa de testes beta, conhecidos como Insiders, teriam acesso a versões gratuitas do produto no formato chamado de "RTM", que é a mesma versão que será distribuída para lojas e para fabricantes de equipamentos. Os usuários do Windows 7, Windows 8.1 e Windows Phone 8.1  terão upgrade gratuito desde que o façam num período máximo de um ano a partir do lançamento oficial do Windows 10, 

A questão é que a empresa não comunicou, em momento algum, qual será o preço do novo sistema operacional nos casos que não se encaixam nas situações descritas até agora. Não está dito se o produto será vendido num modelo de assinatura ou num modelo de licença e, em ambos os casos, qual seria o preço.

A Microsoft tem sido mais transparente que nunca sobre os upgrades e sobre os processos em torno do Windows 10. Porque o upgrade vai ser gratuito, questões de preço ainda não são críticas. Mas eventualmente a Microsoft vai ter de responder a pergunta que está na cabeça de todos: como ela vai ganhar dinheiro com o Windows 10. 

Assine a Newsletter. É rápido. É grátis.

White Papers

Tendências em criptografia e gestão de chaves: Brasil

Grandes violações e ataques cibernéticos fizeram crescer a urgência das empresas em aprimorar sua postura de segurança. Diante deste cenário, a pesquisa conduzida pelo Ponemon Institute examinou o uso da criptografia como estratégia de segurança dos dados da empresa e qual o impacto dessa tecnologia na postura de segurança.

A Transformação Digital depende do gerenciamento de dados corporativos

Os dados são ativos valiosos para as corporações e imprescindíveis para manter sua competitividade no mercado. Conhecer estes dados e transformá-los em informação estratégica para o seu negócio é fundamental para gerar vantagem competitiva, manter e conquistar novos clientes. Mas como ver, controlar ou regular seus dados? Acesse este white paper para conferir os principais desafios enfrentados pelas organizações diante de seu grande volume de dados corporativos e como torná-los em ativos estratégicos.

10 principais tendências de Business Intelligence para 2017

Reviews

Mais reviews

Belo design, capas coloridas permitem personalizar o aparelho
Tela grande e de ótima qualidade
Bom desempenho e autonomia de bateria
Tem slot para cartões microSD

Câmera traseira tem foco fixo
Não tem flash
Não tem câmera frontal
Só 4 GB de memória interna

Desempenho excepcional
Excelente autonomia de bateria

Tela tem péssima qualidade de imagem
Grande e desengonçado