Nvidia lança nova GPU GeForce com foco em jogos 4K e realidade virtual

Da Redação, com IDG News Service
01/06/2015 - 11h32 - Atualizada em 01/06/2015 - 11h34
Com milhões de monitores 4K vendidos no mundo, empresa aposta que a GeForce GTX980 Ti vai dar "uma força" para o crescente mercado de games 4K

A Nvidia anunciou neste final de semana, na feira Computex, o lançamento da sua nova GPU GeForce  GTX980 Ti, placa gráfica voltada especialmente para atender o crescente mercado de jogos de altíssima definição 4K e ao mercado de realidade virtual. Com um volume crescente de monitores 4K vendido globalmente, a nova placa deverá "dar uma força" para os gamers.

A nova GTX980 Ti também vai atender aos novos recursos gráficos embutidos no Windows 10, que permitem executar games em resolução 4K, hoje já considerada o novo padrão de alta definição (High-Definition) do mercado. Para o Windows 10, a GTX980 Ti vai utilizar o recurso de DirectX  12 embutido no novo SO da Microsoft, que amplia os efeitos especiais. Por exemplo, o DX12 permite ter efeitos muito melhores com fumaça, luz e fogo em games 4K e jogos de realidade virtual sem estressar a CPU ou GPU.

A GTX980 Ti poderá rodar jogos 4K populares como The Witcher e Grand Theft Auto na velocidade de 45 quadros por segundo, um grande avanço em qualidade se pensarmos que os vídeos tipicamente rodam a 30 quadros por segundo. 

Realidade Virtual

A placa também está voltada para headsets como o Oculus Rift, que terão melhores imagens com a nova GPU, tornando mundos de realidade virtual ainda mais interessantes, disse o diretor de marketing técnico da Nvidia, Tom Peterson. Imagens geradas em headsets tipicamente rodam em resoluções quatro vezes menores que as das imagens 4K o que, segundo Peterson, pode tornar a realidade virtual (VR) uma experiência nauseante.

As imagens de mundos virtuais precisam ser renderizadas na velocidade de 90 quadros por segundo para que os usuários possam mover-se pelos mundos virtuais sem "soluços" entre os quadros e a GTX980 consegue entregar essa velocidade. Melhor que isso, a nova GPU faz um trabalho melhor de otimizar os pixels de imagens VR em 3D para trabalhar em headsets que usam lentes estereoscópicas para exibir as imagens, diferentemente dos monitores convencionais de tela plana.

Recursos

A GeForce GTX980 Ti é um grande upgrade sobre seus antecessores, como a GTX780, que tem dois anos de mercado. Como a anterior, a GTX980 Ti consome 250 watts de potência mas é 75% mais rápida. A GPU tem 6GB de memória GDDR5, portanto melhor capacidade de renderizar imagens (a versão anterior tinha apenas 3GB). A placa tem preço de tabela de US$ 649 e estará disponível a partir desta segunda-feira no mercado. Ela é, segundo Peterson, uma versão ligeiramente mais lenta que a GPU mais poderosa da companhia, a Titan X, que custa US$ 999.

Segundo a empresa, a GTX980 Ti será uma ponte para os novos processadores gráficos da Nvidia baseados na nova arquitetura chamada Pascal, prevista para ser lançada em 2016. Durante a Computex, a Nvidia está em um cabo de guerra com a AMD, que também deverá lançar novos processadores gráficos da arquitetura com nome código de Fiji. As duas empresas focam em incrementar a performance gráfica de seus processadores enquanto reduzem o consumo de energia.

Assine a Newsletter. É rápido. É grátis.

White Papers

Dez passos para combater ataques de DDoS em tempo real

Acesse este white paper e confira dez passos para combater com sucesso um ataque.

5 dicas de Gerenciamento de Dados para construir uma estratégia Multinuvem de sucesso

Acesse o white paper confira 5 dicas de gerenciamento de dados para ajudar a maximizar os benefícios de um ambiente multinuvem.

Armadilhas nas estratégias de fidelidade

Os erros mais comuns ao se projetar e gerenciar programas de fidelidade de clientes

Reviews

Mais reviews

Belo design, capas coloridas permitem personalizar o aparelho
Tela grande e de ótima qualidade
Bom desempenho e autonomia de bateria
Tem slot para cartões microSD

Câmera traseira tem foco fixo
Não tem flash
Não tem câmera frontal
Só 4 GB de memória interna

Desempenho excepcional
Excelente autonomia de bateria

Tela tem péssima qualidade de imagem
Grande e desengonçado