Previews: as primeiras impressões do novo Samsung Galaxy Note 5

Florence Ion, PC World / EUA
14/08/2015 - 18h16 - Atualizada em 14/08/2015 - 18h17
Após ter acertado em cheio com o Galaxy S6, a fabricante parece querer provar que um raio pode cair duas vezes no mesmo lugar.

Quer você queira ou não, todos podem agradecer à linha Samsung Note pela popularidade dos smartphones maiores. Eles oferecem uma tela maior para multitarefa mais simples, mais lugar para seus dedos, e, no caso da Samsung, uma caneta stylus tão precisa quanto um mouse.

O Galaxy Note 5 é mais um exemplo de como a Samsung é boa em fazer esses celulares particularmente grandes. Passei algum tempo com a quinta geração do híbrido entre smartphone e tablet e gostei do que vi rapidamente: um aparelho bastante interessante e bonito para os usuários Android. A Samsung também repaginou totalmente a S-Pen para que ela realmente pareça uma caneta.

O Note mais bonito

Gostei dos designs escolhidos pela Samsung neste ano. Todo celular que a empresa lançou desde o Mobile World Congress 2015 chama a atenção como um aparelho de última moda. E o Note 5 não é diferente. É um phablet reimaginado como um acessório de moda, e esse é um tipo de acessório que eu adoraria ter na minha bolsa de mão. É realmente muito bonito. 

galaxynote5.jpg

Por dentro, o Galaxy Note 5 traz um processador Exynos 7420 octa-core de 2.1GHz, 4GB de RAM, e uma bateria de 3,000 mAh. É tão responsivo quanto o Galaxy S6, apesar de que você não terá nenhum alívio do TouchWiz aqui. O Note 5 é todo TouchWiz, o tempo todo, e até vem com o mesmo pacote de apps do Galaxy S6, incluindo alguns aplicativos da Microsoft que você não pode apagar.

galaxynote501.jpg

Esses apps extras que não podem ser removidos vão ocupar um espaço precioso de armazenamento, o que é um problema em um smartphone sem slot para cartão microSD. E vale notar que o Note 5 é posicionado como um “celular para trabalho”. Mas como você vai trabalhar se não tiver espaço suficiente para salvar todos os seus arquivos? Assim, o usuário precisará comprar a versão de 64GB.

galaxynote502.jpg

Pelo menos, a Samsung manteve a mesma câmera traseira incrível de 16MP do Galaxy S6. Ainda é possível dar um toque duplo no botão Home para abrir rapidamente a câmera. O celular também possui tecnologia NFC, MST (para o Samsung Pay), recarga rápida, e recarga sem fio – todos os recursos extras que ajudaram a tornar o Galaxy S6 um dos melhores smartphones de 2015.

galaxynote503.jpg

Nova S-Pen

Um dos maiores atrativos da linha Galaxy Note, além da tela grande, vem sendo a caneta stylus S-Pen. É um gadget pequeno e poderoso que pode te transportar de volta para os dias do Palm Pilot. Mas sua utilidade é maior do que sua inovação.

galaxynote504.jpg

A S-Pen parece uma caneta de verdade dessa vez. Ela faz um clique! Esse mecanismo ajuda a tirar a caneta do pequeno buraco em que ela fica armazenada na parte de baixo do celular. Mas é realmente satisfatório poder segurar a caneta e ficar apertando ela para cima e baixo com seu polegar enquanto você fica lembrando de quanto trabalho ainda precisa fazer.

galaxynote505.jpg

Ela também é mais confortável para escrever. Minha letra de mão é toda caprichada, metade cursiva, metade de forma, e nunca consigo decidir como escrever algumas letras. Com essa nova S-Pen no Note 5 parece que você está realmente escrevendo em uma folha de papel.

galaxynote506.jpg

O Air Command é uma parte da interface geral da S-Pen há bastante tempo. Você passa ela sobre a tela e clica no botão lateral para acionar. O menu Air Command te permite adicionar dois dos seus próprios atalhos para aplicativos, além dos que a Samsung adicionou, incluindo o Action Memo, o Smart Select, e o Screen Write.

galaxynote507.jpg

Os apps foram atualizados com algumas novas ferramentas, mas no geral elas funcionam da mesma maneira como eram no Note 4. E, ao contrário da maioria do bloatware que a Samsung coloca nos seus aparelhos, aqui você terá um uso verdadeiro para esses aplicativo porque eles foram feitos especificamente para a S-Pen. É uma pena que a S-Pen não possa ser totalmente usada dentro de apps de terceiros, como o Google Keep.

Meu novo recurso favorito do Note 5 é a habilidade de usar o Screen Write a partir da tela de standby. Se você está desesperado para fazer uma anotação, mas não quer ter de destravar seu aparelho, apenas tire a caneta e comece a escrever. É muito rápido! Mal posso esperar para usar esse recurso para fazer listas de última hora.

Um Note que vale a pena

O Galaxy Note 5 é um phablet completamente imaginado. É um aparelho estiloso que com certeza vai impressionar. Mas fiquei pensando se os seus usuários normalmente mais focados em negócios e atraídos pela durabilidade dos modelos anteriores vão se importar com o fato de a nova versão ser toda feita de vidro e metal. Ela parece um pouco mais frágil em comparação com os antecessores.

A Samsung vem acertando bastante com a sua linha de phablets nos últimos anos. Gosto do fato de a fabricante não ter incluído um monte de recursos apenas para encher o aparelho, como já fez no passado. 

Parece que a empresa focou mais em aperfeiçoar os recursos de software que incluiu no Galaxy Note 4, em vez de tentar reinventar a roda. 

Espero que a Samsung continue com essa abordagem no restante da sua linha de smartphones no futuro.

Assine a Newsletter. É rápido. É grátis.

Reviews

Mais reviews

Belo design, capas coloridas permitem personalizar o aparelho
Tela grande e de ótima qualidade
Bom desempenho e autonomia de bateria
Tem slot para cartões microSD

Câmera traseira tem foco fixo
Não tem flash
Não tem câmera frontal
Só 4 GB de memória interna

Desempenho excepcional
Excelente autonomia de bateria

Tela tem péssima qualidade de imagem
Grande e desengonçado