Novo chip especial leva conectividade celular para a Raspberry Pi 3

PC World / EUA
30 de novembro de 2016 às 16h35
Fabricante Altair anunciou chip ALT1160 Category 1 LTE, que terá preço entre US$15 e US$20.

Atualmente a Raspberry Pi 3 possui apenas conectividade Wi-Fi, mas em breve também conseguirá lidar com comunicações por meio de redes celulares e permitir que os usuários controlem seus aparelhos a longas distâncias.

A Altair finalizou os testes do seu chip ALT1160 Category 1 LTE no Raspberry Pi, e agora está tornando-o disponível, afirmou uma representante da empresa. Isso é algo significativo, uma vez que trará um maior alcance de comunicação para a conhecida placa de computação.

O chip LTE já está pronto para ser vendido pela Altair e suas parceiras, revelou um representante da companhia. O chip será incluído em diversas placas LTE adicionais de expansão e módulos de sensores para a Raspberry Pi. Além disso, a Altair também receberá pedidos pelo chip. Cada chip terá um preço entre 15 e 20 dólares, de acordo com o cofundador da Altair, Eran Eshed.

A Raspberry Pi é usada para a produção de gadgets, robôs, drones e aparelhos inteligentes. Mas com suporte apenas para Wi-Fi até então, a placa tinha um alcance limitado de comunicação. Os usuários poderão usar o módulo de chip LTE da Altair para comunicações de longa distância, ainda que em velocidades mais lentas de conexão.

Com isso, por exemplo, os usuários poderão controlar robôs a quilômetros de distância, ou acessar câmeras de vigilância por meio de redes celulares. 

A adição da conectividade LTE também é um facilitador para aplicações de Internet das Coisas (IoT), afirma o fundador da Raspberry Pi, Eben Upton. 

O novo chip transfere dados a 10Mbps, que é uma velocidade muito menor do que a capacidade de até 600Mbps de smartphones top de linha, como o  Samsung Galaxy S7 e o iPhone 7. Mas os aparelhos inteligentes e de Internet das Coisas costumam exigir menos largura de banda para comunicações, o que ajuda a manter uma duração maior da bateria.

O fundador da Raspberry Pi também revelou que não há planos no momento de integrar a conectividade LTE diretamente na placa computacional. Por isso, esses modems terceirizados como o chip da Altair serão a solução disponível por enquanto.

Assine a Newsletter. É rápido. É grátis.

Reviews

Mais reviews

Belo design, capas coloridas permitem personalizar o aparelho
Tela grande e de ótima qualidade
Bom desempenho e autonomia de bateria
Tem slot para cartões microSD

Câmera traseira tem foco fixo
Não tem flash
Não tem câmera frontal
Só 4 GB de memória interna

Desempenho excepcional
Excelente autonomia de bateria

Tela tem péssima qualidade de imagem
Grande e desengonçado