Novo PC Sprout Pro da HP tem foco em realidade virtual e aumentada

PC World / EUA
05 de janeiro de 2017 às 07h06
Ainda sem preço definido, sucessor do Sprout aproveita todas as melhorias do Windows 10. Lançamento acontece em março.

O Sprout Pro, da HP, acaba de chegar para nos lembrar que o Microsoft Surface Studio não é o PC original voltado para criatividade, muito menos o mais criativo. Para quem não lembra, o HP Sprout original foi anunciado há cerca de dois anos, trazendo câmeras integradas que podiam transformar objetos 3D em imagens digitais 2D ou 3D, e um projetor que funcionava com um espaço trabalho único sensível ao toque para manipular esses objetos. 

Mas há dois anos o mundo ainda não estava tão voltado para a realidade virtual (VR) e a realidade aumentada (AR) como agora. E ainda estávamos sofrendo com o Windows 8. Por isso, o novo Sprout Pro parece chegar a um mercado que pode finalmente estar pronto para ele.

Anunciado nesta terça-feira, 03/01, durante a CES 2017, em Las Vegas, o novo Sprout Pro traz o processador Intel Kaby Lake de sétima geração Core i7-7700T quad-core 2.9GHz, placa gráfica Intel Graphics 630 – o modelo Entry 3D traz a placa Nvidia GeForce GT 960M com 2GB de memória GDDR5. A tela Full HD (1920x1080) possui 23,8 polegadas e 10 pontos de toque. O armazenamento é um SSHD de 1TB PCIe.

A HP ainda não revelou o preço novo Sprout Pro, que deve chegar ao mercado no próximo mês de março. Vale notar que o HP Sprout original tem valores a partir de 1.600 dólares nos EUA.

O Sprout Pro é um pouco mais fino, alto e leve do que o Sprout original, além de trazer um visual ainda mais bonito.

O que torna o Sprout Pro uma máquina sem igual é o Touch Mat e o Sprout Illuminator. Com 21,3 polegadas, o Touch Mat é a segunda tela do Sprout Pro, que entra para a sua superfície de trabalho. O Sprout Illuminator é um conjunto de componentes colocados sobre a parte superior do PC, incluindo um projetor DLP Full HD que irradia a imagem da segunda tela para o Touch Mat. O Touch Mat possui suporte para até 20 pontos de toque, assim como uma caneta digital stylus – assim você pode escrever, desenhar ou usar suas mãos. A tela agora projeta uma imagem mais amigável com proporção de 3:2.

É possível criar imagens usando a câmera de 14.6MP do Illumintaor voltada para baixo, trabalhando com o software da HP para criar imagens 2D ou 3D de objetos que você segurar sobre ela. Para efeito de comparação, o Surface Studio e o computador com duas telas que deve ser apresentado pela Dell na CES 2017 oferecem superfícies digitais de trabalho, mas nenhuma habilidade de criação de imagem.

E o crescimento do Windows 10 tem muito a ver com muitas das melhorias presentes no Sprout Pro. O Sprout original tinha uma interface de tela cheia proprietária Workspace para a criação de imagens, já que o Windows 8.1 não oferecia exatamente o que a HP precisava. Mas os usuários empacaram em ter de aprender algo novo. “Passamos muito tempo tentando esconder o Windows, mas descobrimos que as pessoas querem trabalhar com o sistema de qualquer maneira”, admite o executivo da HP, Brad Short. 

As habilidades de 3D que chegarão com o Creators Update do Windows 10 jogam a favor das forças do Sprout Pro. O Sprout Pro vai funcionar com qualquer app Windows que tenha suporte para um digitalizador (digitizer), oferecendo um conjunto mais discreto de ícones de ferramentas de trabalho na parte inferior da tela. “Estamos expondo os recursos do Sprout nos apps com os quais eles são familiarizados”, explica Short.

hpsproutpro02.jpg

Os recursos do Sprout Pro devem ressoar principalmente em três mercados, aponta a HP: educação, manufatura e varejo. São segmentos de nicho, é claro, mas grandes e lucrativos. Em educação, onde o aprendizado baseado em projetos agora em alta traz estudantes fazendo apresentações e vídeos digitais, “não é apenas impressão 3D, mas também realidade aumentada e realidade virtual”, aponta. A habilidade do Sprout em transformar qualquer objeto pequeno em uma imagem 2D ou 3D o torna “ótimo para a criação de conteúdo rápida”, afirma o executivo.

Na manufatura, as habilidades de projeção do Sprout podem ajudar trabalhadores em linhas de montagem, e no varejo como uma ferramenta interativa. A HP mostrou um exemplo da gigante europeia de varejo Media Markt, em que os consumidores usam o Sprout para escolher uma capa decorativa de vinil para as suas aplicações e podem girar o mock-up para decidir se gostarão ou não. 

Você pode argumentar que o Sprout original chegou antes do tempo – a maioria das pessoas não sabia o que fazer com ele. Mas os tempos mudaram. O crescimento da realidade virtual e da realidade aumentada transformaram a criação de imagens em 3D algo que as pessoas estão começando a esperar no seu dia-a-dia. À medida que o Creators Update, do Windows 10, vai mover um ecossistema inteiro em direção ao 3D, é apenas uma questão de tempo antes dos usuários começarem a querer realizar suas próprias criações em realidade virtual e aumentada. E o Sprout Pro ainda é o único PC que pode fazer isso tudo. Será interessante ver se a máquina da HP conseguirá seguir a tendência da realidade virtual e da realidade aumentada em direção a uma aceitação por parte do grande público.

Assine a Newsletter. É rápido. É grátis.

White Papers

Tenha visibilidade e controle da segurança de seus dados nas aplicações em nuvem

Neste white paper veja como a solução Forcepoint™ CASB pode atender aos requisitos atuais de segurança para aplicações de nuvem: visibilidade, compliance, segurança de dados e proteção contra ameaças.

Compreender o comportamento humano é vital para o futuro da cibersegurança

Este infográfico reúne os resultados de uma pesquisa realizada com 1252 profissionais de tecnologia para diagnosticar o cenário sobre a segurança da informação nas empresas atualmente.

Dez passos para combater ataques de DDoS em tempo real

Acesse este white paper e confira dez passos para combater com sucesso um ataque.

Reviews

Mais reviews

Belo design, capas coloridas permitem personalizar o aparelho
Tela grande e de ótima qualidade
Bom desempenho e autonomia de bateria
Tem slot para cartões microSD

Câmera traseira tem foco fixo
Não tem flash
Não tem câmera frontal
Só 4 GB de memória interna

Desempenho excepcional
Excelente autonomia de bateria

Tela tem péssima qualidade de imagem
Grande e desengonçado