Qualcomm revela Snapdragon 835, o cérebro do seu próximo smartphone

Mark Hachman | PCWorld
05/01/2017 - 06h59 - Atualizada em 05/01/2017 - 07h00
Fabricante apresentou mais detalhes do chip da próxima geração, que será capaz de alimentar dispositivos de realidade aumentada
O processador da próxima geração da Qualcomm, o Snapdragon 835, entrou em produção. E, segundo os executivos da companhia, em breve, será capaz de alimentar smartphones e dispositivos de realidade aumentada a partir do primeiro semestre de 2017. 
 
Enquanto os ganhos em desempenho são sempre apreciados, o principal impulso por trás do Snapdragon 835 é o seu consumo de energia conservador - e isso é um benefício de preservação da bateria que todos nós podemos apreciar. 
 
A empresa espera que o Snapdragon 835 atenda ou ainda supere a saturação do mercado do atual chip móvel, protagonizada pelo Snapdragon 820. Durante uma apresentação na terça-feira (3) na CES 2017, Keith Kressin, vice-presidente sênior de gerenciamento de produtos Snapdragon, ressaltou que o Snapdragon 820 está por trás de mais de 200 projetos diferentes. 
 
Atualmente, os chips Snapdragon da Qualcomm competem com os chips da série A que a Apple usa em seus iPhones, bem como os chips Exynos que aparecem em alguns dos telefones Galaxy da Samsung. Mas o silício da Qualcomm abastece a grande maioria do mercado remanescente, com alguma participação indo para Mediatek no setor de aparelhos mais modestos . 
 
Os executivos da Qualcomm anunciaram as primeiras vitórias de design para o 835 - e não são os telefones. Um dos design é um headset de realidade aumentada/realidade virtual fabricado pela ODG, enquanto o outro é o Mattel Aristóteles, descrito como uma espécie de Amazon Echo para crianças. 
 
O gerente de marketing da Snapdragon 835, Cisco Cheng, disse que é provável que a Qualcomm anuncie algumas vitórias de design no mercado de telefones no final de fevereiro durante o Mobile World Congress.
 
Baixo consumo de energia é a chave
 
Detalhes do Snapdragon 835 vazaram antes do evento, com os principais benefícios da arquitetura do chip e núcleo CPU Kryo resumido em slides do PowerPoint. 
 
Embora a Qualcomm não tenha falado sobre os blocos de lógica do Snapdragon 835 no palco durante a CES, a empresa confirmou que eles incluem a CPU Qualcomm Kryo 280 para processar a energia básica; e a GPU 540 Adreno para lidar com gráficos e exibir processamento; e o Qualcomm Hexagon 682 DSP para aprendizagem de máquina e outras tarefas repetitivas. 
 
Entretanto, executivos da Qualcomm não confirmaram as velocidades e as alimentações do novo 835 no palco. Em vez disso, Kressin priorizou o consumo de energia.
 
O 835, o primeiro Snapdragon fabricado em 10 nm, será 35% fisicamente menor que o 820 e consumirá 25% menos energia. Kressin disse que a melhoria será boa o suficiente para cerca de duas horas adicionais de duração da bateria. 
 
Ainda melhor, o 835 será fornecido com uma tecnologia chamada QuickCharge 4.0, que será projetado para entregar rapidamente energia em qualquer lugar. Kressin disse que o QuickCharge 4.0 fornecerá energia por cinco horas de conversação em apenas cinco minutos. Isso não significa que o desempenho está sendo ignorado. 
 
Pelo contrário, o desempenho gráfico aumentará em cerca de 20% em relação ao 820, disse Kressin. Executivos também disseram que a latência entre "movimento para photon" iria diminuir em cerca de 20%, o que significa basicamente que a defasagem do novo chip diminuirá para AR e VR como um benefício. 
 
Uma adição notável é a inclusão de suporte para áudio 3D nativo, de modo que os jogadores serão capazes de ouvir sons de explosões e outros efeitos posicionados em torno de sua cabeça.
 
O Snapdragon 835 também inclui Wi-Fi 2x2 MIMO 802.11ac, que a Qualcomm optou por integrar desta vez, ao invés de deixá-lo como um chip separado e volumoso. 
 
Um modem X16 gigabit complementar também está incluído. Este é o mesmo modem que a Qualcomm está construindo em carros para dar aos veículos a mesma (ou melhor) conectividade do que aquela que os usuários encontram em casa, disseram os executivos. 
 
A Qualcomm anunciou que vai se associar à Volkswagen para os modelos de 2018 e 2019 da montadora, fornecendo conectividade básica e capacidades de computação. 
 
O próximo passo é a condução autônoma, que a Qualcomm e uma série de diferentes empresas estão atacando de diferentes direções. A Qualcomm, com ênfase na conectividade, planeja parceria com a Ericsson para participar de testes de campo "V2X" neste ano. V2X, ou "veículo-para-tudo", usa rádios celulares para comunicar rotas e velocidade para permitir que os carros "sintam" ameaças que o motorista não pode ver.
 
  

Assine a Newsletter. É rápido. É grátis.

White Papers

Tendências em criptografia e gestão de chaves: Brasil

Grandes violações e ataques cibernéticos fizeram crescer a urgência das empresas em aprimorar sua postura de segurança. Diante deste cenário, a pesquisa conduzida pelo Ponemon Institute examinou o uso da criptografia como estratégia de segurança dos dados da empresa e qual o impacto dessa tecnologia na postura de segurança.

A Transformação Digital depende do gerenciamento de dados corporativos

Os dados são ativos valiosos para as corporações e imprescindíveis para manter sua competitividade no mercado. Conhecer estes dados e transformá-los em informação estratégica para o seu negócio é fundamental para gerar vantagem competitiva, manter e conquistar novos clientes. Mas como ver, controlar ou regular seus dados? Acesse este white paper para conferir os principais desafios enfrentados pelas organizações diante de seu grande volume de dados corporativos e como torná-los em ativos estratégicos.

10 principais tendências de Business Intelligence para 2017

Reviews

Mais reviews

Belo design, capas coloridas permitem personalizar o aparelho
Tela grande e de ótima qualidade
Bom desempenho e autonomia de bateria
Tem slot para cartões microSD

Câmera traseira tem foco fixo
Não tem flash
Não tem câmera frontal
Só 4 GB de memória interna

Desempenho excepcional
Excelente autonomia de bateria

Tela tem péssima qualidade de imagem
Grande e desengonçado