Companhia dos EUA oferece customização de placas como a Raspberry Pi

PC World / EUA
20 de janeiro de 2017 às 17h54
Empresa Via Technology agora oferece serviço de customização fácil e simples para que usuários incrementem as suas placas.

O Raspberry Pi 3 é um ótimo produto, mas não pode ser customizado. As pessoas podem querer mais armazenamento ou um processador mais rápido, mas precisam ficar apenas com os recursos que já vem na placa computacional.

A falta de customização das placas computacionais é impulsionada pelos seus preços baixos. Os consumidores recebem recursos proporcionais aos preços baixos das placas como a Raspberry Pi, de 35 dólares, e a Pine64, de 15 dólares.

Ninguém está reclamando sobre os preços baixos, mas a natureza do tipo “um tamanho para caber tudo” pode não ser para todos. Pegando uma influência das fabricantes PCs, a Via Technology agora possibilita configurar placas de computação para necessidades especiais por meio do seu site.

O serviço de customização da Via inclui até os menores detalhes. Você poderá selecionar o processador, memória, armazenamento, recursos wireless, e até escolher o número de entradas.

Qualquer companhia fabricará placas customizadas se você pedir e especificar o que quer. Mas a Via está oferecendo uma interface de customização direta e simples por meio do seu site. Como uma fabricante de chips com acesso fácil a unidades de produção, a Via possui a infraestrutura para fabricar para produzir placas customizáveis.

A customização pode ser útil para quem quer adotar aparelhos inteligentes ou equipamentos de Internet das Coisas (IoT) em larga escala. Você poderia criar um protótipo de um aparelho com uma placa e se voltar para a Via para conseguir as placas para produção em massa.

Os usuários precisam selecionar o tipo de placa que querem, como uma placa Pico-ITX auto-contida que pode ser um computador completo ou uma placa SOM (sistema no módulo) que pode ser conectado à memória ou em outros slots. Esses sistemas SOMs costumam ser computadores que podem ser plugados em aparelhos eletrônicos como telas de publicidade, aparelhos industriais ou sistemas de pontos de venda.

As opções de CPU incluem processadores ARM de 32-bit, variando de um Cortex-A8 até um A17. A Via fabrica chips ARM, mas também é conhecida pelos seus chips x86, que não são oferecidos no serviço de customização. Os usuários podem escolher até 4GB de RAM e até 16GB de armazenamento. As opções de sistema incluem Android e Linux.

Os usuários podem escolher diversas opções de conectividades, incluindo Ethernet, USB, cartões SD e wireless. Para conectividade wireless, é possível selecionar entre 3G/4G, Wi-Fi, Bluetooth, GPS, ou todas elas. A empresa também permite a escolha entre I2C, GPIO e SPI.

O sistema da Via não fornece o preço de forma instantânea. Os usuários precisam enviar um formulário de configuração, e a companhia então responderá com um valor. Essas placas podem ser caras para os desenvolvedores individuais, ainda mais com opções disponíveis abaixo de 20 dólares. O serviço de customização pode ser mais interessante para compras em grandes volumes.

Assine a Newsletter. É rápido. É grátis.

White Papers

Transforme dados em informações estratégicas para o seu negócio

As organizações de hoje em dia buscam uma abordagem à análise de autoatendimento que equilibre as necessidades da equipe de TI e da empresa. Com quatro importantes etapas a TI pode deixar de ser uma “fábrica de relatórios” para assumir um papel mais estratégico de governança e disponibilização de dados e ainda é possível implantar com sucesso a análise de autoatendimento. Acesse agora o ebook e confira as 4 etapas para uma implementação bem sucedida da análise de autoatendimento em sua empresa.

Quero migrar para a nuvem, mas como devo começar?

Desenvolvido pelos especialistas em TIC da Algar, este guia irá esclarecer todas as suas dúvidas sobre o processo de migração para a nuvem e mostrará como é possível reduzir custos de infraestrutura e manutenção. Descubra por que as empresas estão aderindo ao Cloud. Acesse o guia agora e veja 8 passos importantes para realizar a migração de aplicações e serviços de sua empresa para a nuvem.

8 dicas para reduzir os custos de TI da sua empresa

Os especialistas em TIC da Algar Telecom desenvolveram um E-book exclusivo para os gestores de TI. As dicas que serão apresentadas a seguir têm o propósito de ajudar os gestores no caminho de revisão estrutural do negócio, tendo como meta a redução de custos, mas com a manutenção da qualidade e eficiência. Acesse agora o e-book e veja como aumentar a performance de seu TI economizando.

Reviews

Mais reviews

Belo design, capas coloridas permitem personalizar o aparelho
Tela grande e de ótima qualidade
Bom desempenho e autonomia de bateria
Tem slot para cartões microSD

Câmera traseira tem foco fixo
Não tem flash
Não tem câmera frontal
Só 4 GB de memória interna

Desempenho excepcional
Excelente autonomia de bateria

Tela tem péssima qualidade de imagem
Grande e desengonçado