Smartphone que mais cresce na China, Oppo deixa gigantes para trás

Da Redação
07 de fevereiro de 2017 às 12h43
Segundo pesquisa da Counterpoint, a campeã chinesa do ano foi a Oppo, que dobrou o número de aparelhos vendidos, passando a perna em Apple e Xiaomi.

A demanda por smartphones na China está explodindo e, em consequência, o volume total de vendas de aparelhos no país está batendo recordes, segundo a empresa de pesquisas Counterpoint. No último trimestre de 2016, o mercado cresceu 12%, comparado ao ano anterior, e 9% sobre o terceiro trimestre, revelando um novo campeão de vendas, a chinesa Oppo, que passou a perna em Apple, Xiaomi, Lenovo e até na Huawei.

Altamente competitivo, o mercado chinês trouxe surpresas para as marcas em 2016. Mais da metade das vendas de 2016 (58%) ficaram nas mãos de cinco empresas - Oppo, Huawei, vivo, Meizu e Gionee - sendo que Oppo e Vivo registraram os crescimentos mais significativos: 109% e 78%, respectivamente. 

No último trimestre do ano, o primeiro lugar de mercado foi da Oppo (18,3%), seguida de Huawei (17,1%), Vivo (14,5% ), Apple (12,2%), Xiaomi (9,9%) e Samsung (5,5%). No ano de 2016, a ordem muda, ficando Huawei em primeiro (16,4%), seguida de Oppo (15,5%), Vivo (13,9% ), Xiaomi (10,9%), Apple (10,4%), e Samsung (6,9%).

O diretor de pesquisas da Counterpoint, James Yan, diz que "apenas cinco marcas (Oppo, Huawei, vivo, Meizu e Gionee) registraram crescimento saudável no ano de 2016. A demanda pelo resto das marcas caiu, especialmente para as estrelas de 2015, Xiaomi e Apple, que tiveram demanda muito abaixo do esperado para seus smartphones durante o ano". 

Os fabricantes que mais perderam marketshare em 2016 foram Lenovo (-79%); Coolpad (-44%); Xiaomi (-22%); Apple (-21%); ZTE (-10%) e Samsung (-5%)/

Segundo Yan, "o mercado chinês de smartphones continua a crescer em 2017, sendo que as entregas de aparelhos aos canais de venda começam a chegar para aproveitar a temporada do Ano Novo Chinês". 

Em termos de recursos, indica a Counterpoint, os que mais proliferam são sensores de impressão digital, conexão 4G+/VoLTE, carregamento rápido, telas OLED, câmeras traseiras duplas e mais resolução em megapixel para selfies na câmera frontal. 

Os cinco modelos best-seller do ano foram: OPPO R9; Apple iPhone 6S; Huawei HONOR Joy 5S; OPPO A33; MI Redmi Note 3. O novo iPhone 7 da Apple ficou com apenas 1% de mercado em 2016, segundo os dados da Counterpoint.

Assine a Newsletter. É rápido. É grátis.

White Papers

O que é transformação digital?

A quarta onda de mudanças disruptivas nos negócios já se estabeleceu na América Latina. Durante o último ano, ouviu-se repetidamente as palavras “modernização”, “disrupção” e “inovação”. Mas afinal como estes conceitos realmente impactam os negócios? Sua empresa já iniciou o processo de transformação digital? Acesse este white paper e se aprofunde sobre o conceito.

Entenda como ter ganhos financeiros ao ter controle de seu parque de impressão

Em um momento econômico de retomada, as empresas que priorizaram o crescimento mesmo em um cenário adverso, buscaram parceiros em diversos setores que suportassem e apoiassem este movimento. A Le Biscuit encontrou na Simpress, empresa líder no mercado de outsourcing de impressão, o parceiro ideal para auxiliá-los na otimização de custos e processos neste segmento. Acesse o case e veja em mais detalhes como a Le Biscuit obteve controle de seu parque de impressão reduzindo seus custos e aumentado sua eficiência.

5 vantagens da clonagem de banco de dados para a criação de ambientes de teste

Em todos os projetos que envolvem a criação de ambientes de desenvolvimento e homologação existem desafios de tempo e custo operacional. Confira neste white paper 5 vantagens da clonagem de banco de dados e os benefícios que a solução DBClone pode oferecer para acelerar a criação de ambientes de desenvolvimento.

Reviews

Mais reviews

Belo design, capas coloridas permitem personalizar o aparelho
Tela grande e de ótima qualidade
Bom desempenho e autonomia de bateria
Tem slot para cartões microSD

Câmera traseira tem foco fixo
Não tem flash
Não tem câmera frontal
Só 4 GB de memória interna

Desempenho excepcional
Excelente autonomia de bateria

Tela tem péssima qualidade de imagem
Grande e desengonçado