Smartphone que mais cresce na China, Oppo deixa gigantes para trás

Da Redação
07 de fevereiro de 2017 às 12h43
Segundo pesquisa da Counterpoint, a campeã chinesa do ano foi a Oppo, que dobrou o número de aparelhos vendidos, passando a perna em Apple e Xiaomi.

A demanda por smartphones na China está explodindo e, em consequência, o volume total de vendas de aparelhos no país está batendo recordes, segundo a empresa de pesquisas Counterpoint. No último trimestre de 2016, o mercado cresceu 12%, comparado ao ano anterior, e 9% sobre o terceiro trimestre, revelando um novo campeão de vendas, a chinesa Oppo, que passou a perna em Apple, Xiaomi, Lenovo e até na Huawei.

Altamente competitivo, o mercado chinês trouxe surpresas para as marcas em 2016. Mais da metade das vendas de 2016 (58%) ficaram nas mãos de cinco empresas - Oppo, Huawei, vivo, Meizu e Gionee - sendo que Oppo e Vivo registraram os crescimentos mais significativos: 109% e 78%, respectivamente. 

No último trimestre do ano, o primeiro lugar de mercado foi da Oppo (18,3%), seguida de Huawei (17,1%), Vivo (14,5% ), Apple (12,2%), Xiaomi (9,9%) e Samsung (5,5%). No ano de 2016, a ordem muda, ficando Huawei em primeiro (16,4%), seguida de Oppo (15,5%), Vivo (13,9% ), Xiaomi (10,9%), Apple (10,4%), e Samsung (6,9%).

O diretor de pesquisas da Counterpoint, James Yan, diz que "apenas cinco marcas (Oppo, Huawei, vivo, Meizu e Gionee) registraram crescimento saudável no ano de 2016. A demanda pelo resto das marcas caiu, especialmente para as estrelas de 2015, Xiaomi e Apple, que tiveram demanda muito abaixo do esperado para seus smartphones durante o ano". 

Os fabricantes que mais perderam marketshare em 2016 foram Lenovo (-79%); Coolpad (-44%); Xiaomi (-22%); Apple (-21%); ZTE (-10%) e Samsung (-5%)/

Segundo Yan, "o mercado chinês de smartphones continua a crescer em 2017, sendo que as entregas de aparelhos aos canais de venda começam a chegar para aproveitar a temporada do Ano Novo Chinês". 

Em termos de recursos, indica a Counterpoint, os que mais proliferam são sensores de impressão digital, conexão 4G+/VoLTE, carregamento rápido, telas OLED, câmeras traseiras duplas e mais resolução em megapixel para selfies na câmera frontal. 

Os cinco modelos best-seller do ano foram: OPPO R9; Apple iPhone 6S; Huawei HONOR Joy 5S; OPPO A33; MI Redmi Note 3. O novo iPhone 7 da Apple ficou com apenas 1% de mercado em 2016, segundo os dados da Counterpoint.

Assine a Newsletter. É rápido. É grátis.

White Papers

Tendências em criptografia e gestão de chaves: Brasil

Grandes violações e ataques cibernéticos fizeram crescer a urgência das empresas em aprimorar sua postura de segurança. Diante deste cenário, a pesquisa conduzida pelo Ponemon Institute examinou o uso da criptografia como estratégia de segurança dos dados da empresa e qual o impacto dessa tecnologia na postura de segurança.

A Transformação Digital depende do gerenciamento de dados corporativos

Os dados são ativos valiosos para as corporações e imprescindíveis para manter sua competitividade no mercado. Conhecer estes dados e transformá-los em informação estratégica para o seu negócio é fundamental para gerar vantagem competitiva, manter e conquistar novos clientes. Mas como ver, controlar ou regular seus dados? Acesse este white paper para conferir os principais desafios enfrentados pelas organizações diante de seu grande volume de dados corporativos e como torná-los em ativos estratégicos.

10 principais tendências de Business Intelligence para 2017

Reviews

Mais reviews

Belo design, capas coloridas permitem personalizar o aparelho
Tela grande e de ótima qualidade
Bom desempenho e autonomia de bateria
Tem slot para cartões microSD

Câmera traseira tem foco fixo
Não tem flash
Não tem câmera frontal
Só 4 GB de memória interna

Desempenho excepcional
Excelente autonomia de bateria

Tela tem péssima qualidade de imagem
Grande e desengonçado