Livro ilustrado com 25 projetos para Arduino ajuda entrar na cultura maker

Da Redação
17/04/2017 - 00h31 - Atualizada em 17/04/2017 - 00h32
Publicação lançada pela Novatec Editora reúne projetos como detector de fantasmas, luz de discoteca e estação meteorológica

A Novatec Editora está lançando no Brasil o Manual de Projetos do Arduino, um livro ilustrado que contém 25 projetos práticos para fazer com a Arduino, a placa de prototipagem para projetos de automação, robótica e Internet das Coisas que oferece uma plataforma de desenvolvimento de projetos interativos para os adeptos da cultura Maker. 

Desenvolvida na Itália, a placa de baixo custo (é possível comprar um Kit básico no Brasil por menos de 200 reais) é uma pequena CPU que tem como núcleo um microcontrolador Atmel AVR de 8 bits cercado dos elementos básicos que permitem fazer os projetos interativos, incluindo entrada USB.

O livro foi escrito pelo escocês Mark Geddes, entusiasta de eletrônica formado pelo Edinburgh College of Art. O livro reúne 25 de seus próprios experimentos, que tinham como propósito ensinar seu filho de 10 anos a construir coisas com o Arduino.

O livro permite ao leitor, usando um Arduino e um computador, aprender a construir e programar desde um espetáculo de luzes e jogos de fliperama até um sistema ultrassônico de segurança. Ele contém uma introdução ao Arduino e orientações importantes sobre ferramentas e componentes antes de o leitor colocar a mã na massa.

Os projetos ensinados no livro incluem, entre outros, LED controlado por um botão de pressão; Dimmer de luz; Luz estroboscópica de discoteca; Monitor de plantas; Detector de fantasmas; Fechadura com batida secreta; Laser controlado por joystick; Estação meteorológica; Lançador de foguetes; Sensor de intrusos; e Alarme por sensor de movimento.

A Novatec disponibilizou trechos do livro na plataforma Google Books para quem quer conhecer um pouco mais da obra. O Manual de Projetos do Arduino. 25 Projetos Práticos Para Começar pode ser comprado por R$ 71,55 na amazon.com.br

Assine a Newsletter. É rápido. É grátis.

White Papers

Tendências em criptografia e gestão de chaves: Brasil

Grandes violações e ataques cibernéticos fizeram crescer a urgência das empresas em aprimorar sua postura de segurança. Diante deste cenário, a pesquisa conduzida pelo Ponemon Institute examinou o uso da criptografia como estratégia de segurança dos dados da empresa e qual o impacto dessa tecnologia na postura de segurança.

A Transformação Digital depende do gerenciamento de dados corporativos

Os dados são ativos valiosos para as corporações e imprescindíveis para manter sua competitividade no mercado. Conhecer estes dados e transformá-los em informação estratégica para o seu negócio é fundamental para gerar vantagem competitiva, manter e conquistar novos clientes. Mas como ver, controlar ou regular seus dados? Acesse este white paper para conferir os principais desafios enfrentados pelas organizações diante de seu grande volume de dados corporativos e como torná-los em ativos estratégicos.

10 principais tendências de Business Intelligence para 2017

Reviews

Mais reviews

Belo design, capas coloridas permitem personalizar o aparelho
Tela grande e de ótima qualidade
Bom desempenho e autonomia de bateria
Tem slot para cartões microSD

Câmera traseira tem foco fixo
Não tem flash
Não tem câmera frontal
Só 4 GB de memória interna

Desempenho excepcional
Excelente autonomia de bateria

Tela tem péssima qualidade de imagem
Grande e desengonçado