Usuários do app Méliuz recebem R$ 28 milhões com programa de cashback

Por Carla Matsu
18 de abril de 2017 às 18h38
Programa criado pela startup brasileira devolve para o consumidor parte do dinheiro gasto em compras no varejo físico e online.

Programas de fidelidade não são tão convenientes como eles prometem ser. A prática de acumular pontos com compras é quase sempre superada pelo avanço dos dias. Quando você se lembra de resgatá-los, há uma grande chance de os mesmos já terem expirado. É frustrante. Pelo menos, sob o ponto de vista do usuário. Foi pensando nesse incômodo sistema que os empreendedores Israel Salmen, 28, e Ofli Guimarães, 31, decidiram lançar a startup Méliuz.

"A ideia veio de uma insatisfação pessoal nossa com programas de pontos e milhas daquela época. Começamos a estudar uma forma de fazer isso melhor e achamos o cashback. Nos Estados Unidos e na Europa, o modelo estava consolidado, mas no Brasil ainda não existia”, lembra Guimarães. 

Em resumo, os dois criaram um programa de recompensas que devolve aos usuários uma parte do dinheiro de cada compra efetuada através de uma rede de parceiros da Méliuz. Era 2011 quando os dois fundaram a startup em Belo Horizonte e lançaram a primeira versão do site exclusivamente com parceiros do e-commerce. 

Seis anos depois, a empresa conta com números que surpreendem a começar pelo montante que a companhia conseguiu devolver aos seus usuários. Segundo Guimarães, o cashback total da Méliuz, até então, é de cerca de R$ 28 milhões. No primeiro ano de operação, em 2012, a plataforma movimentou 720 mil reais em vendas. No seguinte, com o modelo já validado, o saldo pulou para 30 milhões de reais. Em 2016, a companhia fechou o balanço com R$ 547 milhões movimentados em vendas, diz Guimarães. 

Atualmente, a Méliuz conta com cerca de 2 milhões de usuários e duas mil lojas virtuais parceiras, incluindo grandes nomes como Submarino, Americanas.com, O Boticário, Casas Bahia, Lenovo e Fast Shop. 

 MeliuzApp--625

Benefícios estratégicos

Do ponto de vista do usuário, as vantagens são um tanto óbvias. Para resgatar dinheiro das ofertas, o cliente precisa realizar um cadastro, que inclui informar dados como telefone e CPF. Por meio do site ou do aplicativo Méliuz, o usuário verá a relação das lojas parceiras e as porcentagens do cashback, que variam de 0,5% a 20%. Em seu perfil, é possível acompanhar o extrato dos descontos. Quando o usuário acumular R$ 20 ou mais, é possível, então, resgatar o valor para a conta bancária e de forma gratuita. 

Para lojas parceiras, o benefício é estratégico. Varejistas podem investir em parcerias com a Méliuz para aumentar o volume de vendas. Guimarães explica que a Méliuz funciona, de certa forma, como uma vitrine para as lojas virtuais. "Funciona como uma publicidade. Isso porque ele só terá a despesa se as pessoas consumirem o produto por meio da Méliuz. Ao contrário de outras plataformas, a Méliuz só recebe por performance e pegamos uma comissão, dividindo o desconto com a pessoa que comprou. Se não geramos a venda, o varejista não tem nenhum custo", define o empreendedor. A comissão, base do modelo de negócios da startup, varia de cada contrato com parceiros. 

Para além do online

A startup conquistou em 2016 prêmios importantes, como a "Startup do Ano" e "Melhor equipe fundadora" no Startup Awards durante a CASE 2016. No mesmo ano, Guimarães e Salmen foram convidados para integrar o time de empreendedores da Endeavor, agência global que promove o empreendedorismo e inovação. 

O time de funcionários da startup também ganhou novos rostos nos últimos anos. O principal escritório tem endereço em Belo Horizonte, mas há operação em São Paulo, Rio de Janeiro e Manaus. No total, a startup emprega 180 pessoas.

Em 2017, a companhia inaugurou uma nova fase, ampliando a sua rede de parceiros para o varejo físico. Em março, a Méliuz anunciou a parceria com 500 estabelecimentos em Belo Horizonte e na semana passada estabeleceu o mesmo número de parceiros na capital paulista. A expectativa é ampliar esse número nas duas cidades, além de outras capitais.

Entre as metas da Méliuz para 2017 está ampliar o número de parceiros, incluindo aí redes de supermercados algo que para Guimarães é fundamental para conquistar aquilo que a startup almeja: “Queremos fazer parte do dia a dia das pessoas”, resume. 

 

Assine a Newsletter. É rápido. É grátis.

White Papers

O que é transformação digital?

A quarta onda de mudanças disruptivas nos negócios já se estabeleceu na América Latina. Durante o último ano, ouviu-se repetidamente as palavras “modernização”, “disrupção” e “inovação”. Mas afinal como estes conceitos realmente impactam os negócios? Sua empresa já iniciou o processo de transformação digital? Acesse este white paper e se aprofunde sobre o conceito.

Entenda como ter ganhos financeiros ao ter controle de seu parque de impressão

Em um momento econômico de retomada, as empresas que priorizaram o crescimento mesmo em um cenário adverso, buscaram parceiros em diversos setores que suportassem e apoiassem este movimento. A Le Biscuit encontrou na Simpress, empresa líder no mercado de outsourcing de impressão, o parceiro ideal para auxiliá-los na otimização de custos e processos neste segmento. Acesse o case e veja em mais detalhes como a Le Biscuit obteve controle de seu parque de impressão reduzindo seus custos e aumentado sua eficiência.

5 vantagens da clonagem de banco de dados para a criação de ambientes de teste

Em todos os projetos que envolvem a criação de ambientes de desenvolvimento e homologação existem desafios de tempo e custo operacional. Confira neste white paper 5 vantagens da clonagem de banco de dados e os benefícios que a solução DBClone pode oferecer para acelerar a criação de ambientes de desenvolvimento.

Reviews

Mais reviews

Belo design, capas coloridas permitem personalizar o aparelho
Tela grande e de ótima qualidade
Bom desempenho e autonomia de bateria
Tem slot para cartões microSD

Câmera traseira tem foco fixo
Não tem flash
Não tem câmera frontal
Só 4 GB de memória interna

Desempenho excepcional
Excelente autonomia de bateria

Tela tem péssima qualidade de imagem
Grande e desengonçado