Microsoft lança patch para Windows XP contra ransomware WannaCrypt

PC World / EUA
15 de maio de 2017 às 10h35
Empresa de Redmond publicou soluções contra mega ataque para máquinas com Windows XP, Server 2003 e Windows 8.

Os usuários de sistemas Windows antigos agora podem baixar um patch para protegê-los contra o mega ataque de ransomware que tomou as manchetes na última sexta-feira, 12/5, ao infectar dezenas de milhares de máquinas em mais de 100 países.

Em uma ação rara, a Microsoft publicou um patch para o Windows XP, Windows Server 2003 e Windows 8 – todos os sistemas para os quais a empresa não fornece mais suporte principal.

Os usuários podem fazer o download e encontrar mais informações sobre os patches no blog da Microsoft, em um post sobre o ataque com o ransomware WannaCry.

O ransomware em questão, que se espalhou globalmente nos últimos dias, vem infectando computadores ao explorar uma vulnerabilidade do Windows envolvendo o protocolo de compartilhamento de arquivos Server Message Block (SMB).

Os computadores infectados com o WannaCry têm os arquivos criptografados, e recebem uma mensagem pedindo o pagamento de um resgate no valor de 300 a 600 dólares (em bitcoin) para liberar os documentos.

Felizmente, os usuários do Windows 10 não foram atingidos pelo ataque da sexta-feira, 12/5. Em março, a Microsoft solucionou a vulnerabilidade explorada pelo ransomware – mas apenas para sistemas Windows mais novos. Isso deixou máquinas Windows mais antigas, ou aqueles usuários que não atualizaram as máquinas mais novas, vulneráveis ao ataque em questão.

O ransomware foi inicialmente encontrado se espalhando por meio de arquivos anexos em campanhas de phishing por e-mail. Em alguns casos, os e-mails fraudulentos fingiam ser o alerta de um banco sobre uma transferência de dinheiro, de acordo com a empresa de segurança Cisco Talos.

Os usuários podem se proteger ao serem cuidadosos com e-mails desse tipo, aponta a Microsoft. 

 

Assine a Newsletter. É rápido. É grátis.

White Papers

Transforme dados em informações estratégicas para o seu negócio

As organizações de hoje em dia buscam uma abordagem à análise de autoatendimento que equilibre as necessidades da equipe de TI e da empresa. Com quatro importantes etapas a TI pode deixar de ser uma “fábrica de relatórios” para assumir um papel mais estratégico de governança e disponibilização de dados e ainda é possível implantar com sucesso a análise de autoatendimento. Acesse agora o ebook e confira as 4 etapas para uma implementação bem sucedida da análise de autoatendimento em sua empresa.

Quero migrar para a nuvem, mas como devo começar?

Desenvolvido pelos especialistas em TIC da Algar, este guia irá esclarecer todas as suas dúvidas sobre o processo de migração para a nuvem e mostrará como é possível reduzir custos de infraestrutura e manutenção. Descubra por que as empresas estão aderindo ao Cloud. Acesse o guia agora e veja 8 passos importantes para realizar a migração de aplicações e serviços de sua empresa para a nuvem.

8 dicas para reduzir os custos de TI da sua empresa

Os especialistas em TIC da Algar Telecom desenvolveram um E-book exclusivo para os gestores de TI. As dicas que serão apresentadas a seguir têm o propósito de ajudar os gestores no caminho de revisão estrutural do negócio, tendo como meta a redução de custos, mas com a manutenção da qualidade e eficiência. Acesse agora o e-book e veja como aumentar a performance de seu TI economizando.

Reviews

Mais reviews

Belo design, capas coloridas permitem personalizar o aparelho
Tela grande e de ótima qualidade
Bom desempenho e autonomia de bateria
Tem slot para cartões microSD

Câmera traseira tem foco fixo
Não tem flash
Não tem câmera frontal
Só 4 GB de memória interna

Desempenho excepcional
Excelente autonomia de bateria

Tela tem péssima qualidade de imagem
Grande e desengonçado