Microsoft lança patch para Windows XP contra ransomware WannaCrypt

PC World / EUA
15 de maio de 2017 às 10h35
Empresa de Redmond publicou soluções contra mega ataque para máquinas com Windows XP, Server 2003 e Windows 8.

Os usuários de sistemas Windows antigos agora podem baixar um patch para protegê-los contra o mega ataque de ransomware que tomou as manchetes na última sexta-feira, 12/5, ao infectar dezenas de milhares de máquinas em mais de 100 países.

Em uma ação rara, a Microsoft publicou um patch para o Windows XP, Windows Server 2003 e Windows 8 – todos os sistemas para os quais a empresa não fornece mais suporte principal.

Os usuários podem fazer o download e encontrar mais informações sobre os patches no blog da Microsoft, em um post sobre o ataque com o ransomware WannaCry.

O ransomware em questão, que se espalhou globalmente nos últimos dias, vem infectando computadores ao explorar uma vulnerabilidade do Windows envolvendo o protocolo de compartilhamento de arquivos Server Message Block (SMB).

Os computadores infectados com o WannaCry têm os arquivos criptografados, e recebem uma mensagem pedindo o pagamento de um resgate no valor de 300 a 600 dólares (em bitcoin) para liberar os documentos.

Felizmente, os usuários do Windows 10 não foram atingidos pelo ataque da sexta-feira, 12/5. Em março, a Microsoft solucionou a vulnerabilidade explorada pelo ransomware – mas apenas para sistemas Windows mais novos. Isso deixou máquinas Windows mais antigas, ou aqueles usuários que não atualizaram as máquinas mais novas, vulneráveis ao ataque em questão.

O ransomware foi inicialmente encontrado se espalhando por meio de arquivos anexos em campanhas de phishing por e-mail. Em alguns casos, os e-mails fraudulentos fingiam ser o alerta de um banco sobre uma transferência de dinheiro, de acordo com a empresa de segurança Cisco Talos.

Os usuários podem se proteger ao serem cuidadosos com e-mails desse tipo, aponta a Microsoft. 

 

Assine a Newsletter. É rápido. É grátis.

White Papers

Dados Corporativos no Brasil – Mais Em Risco Do Que Nunca

Em pesquisa realizada com profissionais de segurança de TI, foi possível identificar os desafios que as empresas enfrentam para proteger seus dados. Este relatório apresenta as razões estimadas pelas empresas entrevistadas sobre os gastos com seguraça em 2017, a visão da empresa em relação a adesão de novas tecnologias versus a vulnerabilidade de segurança que podem ter e mostra como as organizações enxergam o uso da tecnologia de criptografia para a proteção de seus dados e dos ambientes tecnológicos emergentes.

Tendências em criptografia e gestão de chaves: Brasil

Grandes violações e ataques cibernéticos fizeram crescer a urgência das empresas em aprimorar sua postura de segurança. Diante deste cenário, a pesquisa conduzida pelo Ponemon Institute examinou o uso da criptografia como estratégia de segurança dos dados da empresa e qual o impacto dessa tecnologia na postura de segurança.

A Transformação Digital depende do gerenciamento de dados corporativos

Os dados são ativos valiosos para as corporações e imprescindíveis para manter sua competitividade no mercado. Conhecer estes dados e transformá-los em informação estratégica para o seu negócio é fundamental para gerar vantagem competitiva, manter e conquistar novos clientes. Mas como ver, controlar ou regular seus dados? Acesse este white paper para conferir os principais desafios enfrentados pelas organizações diante de seu grande volume de dados corporativos e como torná-los em ativos estratégicos.

Reviews

Mais reviews

Belo design, capas coloridas permitem personalizar o aparelho
Tela grande e de ótima qualidade
Bom desempenho e autonomia de bateria
Tem slot para cartões microSD

Câmera traseira tem foco fixo
Não tem flash
Não tem câmera frontal
Só 4 GB de memória interna

Desempenho excepcional
Excelente autonomia de bateria

Tela tem péssima qualidade de imagem
Grande e desengonçado