Dicas da Camara-e.net alertam para riscos com cadastro em lojas virtuais

Da Redação
19/07/2017 - 12h32 - Atualizada em 19/07/2017 - 12h46
Com listas de e-mails, logins, senhas e até CPFs de usuários de e-commerce circulando esta semana na web, entidade alerta consumidores

Desde o final de semana, vários arquivos contendo senhas, nomes, e-mails e CPF de usuários cadastrados em lojas virtuais brasileiras foram publicados no Pastebin e circularam na Internet causando preocupação entre os usuários. A suspeita até agora é que tais dados teriam sido obtidos por ações de phishing praticadas por cibercriminosos e que estariam expostos como uma espécie de vitrine para venda, já que de posse desses dados, usuários mal intencionados podem alterar endereço de entrega da mercadoria, alterar o e-mail da conta, para o titular da conta não ser notificado, e fazer a compra.

Como os arquivos divulgados contêm dados de clientes de lojas de grandes redes e de pequenos varejos online, que afirmam não ter sido vítimas de vazamento ou brecha em seus sistemas, o Grupo de Trabalho Antifraude & Análise de Riscos da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net) recomenda aos usuários, como primeira medida de segurança, trocar a senha em todas as lojas virtuais onde tenha cadastro.

Isso pode ser feito de duas maneiras: pelo sistema de recuperação de senha (“Esqueci minha senha”) ou pelo recurso de troca de senha do site cadastrado. Além da troca imediata das senhas, a camara-e.net recomenda:

1. Utilize senhas com mais de oito dígitos e que possuam letras maiúsculas, minúsculas, números e caracteres especiais;

2. Não utilize data de nascimento, número de documentos, números de telefone como senha;

3. Nunca utilize a mesma senha para vários cadastros;

4. Verifique a origem dos e-mails recebidos para confirmar se a fonte é confiável;

5. Não clique em links vindos por e-mail que sugiram a alteração de dados cadastrais. Em vez disso, entre no site e faça as alterações necessárias usando o seu login e senha;

6. Adquira o hábito de trocar suas senhas periodicamente.

Assine a Newsletter. É rápido. É grátis.

White Papers

Transforme dados em informações estratégicas para o seu negócio

As organizações de hoje em dia buscam uma abordagem à análise de autoatendimento que equilibre as necessidades da equipe de TI e da empresa. Com quatro importantes etapas a TI pode deixar de ser uma “fábrica de relatórios” para assumir um papel mais estratégico de governança e disponibilização de dados e ainda é possível implantar com sucesso a análise de autoatendimento. Acesse agora o ebook e confira as 4 etapas para uma implementação bem sucedida da análise de autoatendimento em sua empresa.

Quero migrar para a nuvem, mas como devo começar?

Desenvolvido pelos especialistas em TIC da Algar, este guia irá esclarecer todas as suas dúvidas sobre o processo de migração para a nuvem e mostrará como é possível reduzir custos de infraestrutura e manutenção. Descubra por que as empresas estão aderindo ao Cloud. Acesse o guia agora e veja 8 passos importantes para realizar a migração de aplicações e serviços de sua empresa para a nuvem.

8 dicas para reduzir os custos de TI da sua empresa

Os especialistas em TIC da Algar Telecom desenvolveram um E-book exclusivo para os gestores de TI. As dicas que serão apresentadas a seguir têm o propósito de ajudar os gestores no caminho de revisão estrutural do negócio, tendo como meta a redução de custos, mas com a manutenção da qualidade e eficiência. Acesse agora o e-book e veja como aumentar a performance de seu TI economizando.

Reviews

Mais reviews

Belo design, capas coloridas permitem personalizar o aparelho
Tela grande e de ótima qualidade
Bom desempenho e autonomia de bateria
Tem slot para cartões microSD

Câmera traseira tem foco fixo
Não tem flash
Não tem câmera frontal
Só 4 GB de memória interna

Desempenho excepcional
Excelente autonomia de bateria

Tela tem péssima qualidade de imagem
Grande e desengonçado