Dicas da Camara-e.net alertam para riscos com cadastro em lojas virtuais

Da Redação
19/07/2017 - 12h32 - Atualizada em 19/07/2017 - 12h46
Com listas de e-mails, logins, senhas e até CPFs de usuários de e-commerce circulando esta semana na web, entidade alerta consumidores

Desde o final de semana, vários arquivos contendo senhas, nomes, e-mails e CPF de usuários cadastrados em lojas virtuais brasileiras foram publicados no Pastebin e circularam na Internet causando preocupação entre os usuários. A suspeita até agora é que tais dados teriam sido obtidos por ações de phishing praticadas por cibercriminosos e que estariam expostos como uma espécie de vitrine para venda, já que de posse desses dados, usuários mal intencionados podem alterar endereço de entrega da mercadoria, alterar o e-mail da conta, para o titular da conta não ser notificado, e fazer a compra.

Como os arquivos divulgados contêm dados de clientes de lojas de grandes redes e de pequenos varejos online, que afirmam não ter sido vítimas de vazamento ou brecha em seus sistemas, o Grupo de Trabalho Antifraude & Análise de Riscos da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net) recomenda aos usuários, como primeira medida de segurança, trocar a senha em todas as lojas virtuais onde tenha cadastro.

Isso pode ser feito de duas maneiras: pelo sistema de recuperação de senha (“Esqueci minha senha”) ou pelo recurso de troca de senha do site cadastrado. Além da troca imediata das senhas, a camara-e.net recomenda:

1. Utilize senhas com mais de oito dígitos e que possuam letras maiúsculas, minúsculas, números e caracteres especiais;

2. Não utilize data de nascimento, número de documentos, números de telefone como senha;

3. Nunca utilize a mesma senha para vários cadastros;

4. Verifique a origem dos e-mails recebidos para confirmar se a fonte é confiável;

5. Não clique em links vindos por e-mail que sugiram a alteração de dados cadastrais. Em vez disso, entre no site e faça as alterações necessárias usando o seu login e senha;

6. Adquira o hábito de trocar suas senhas periodicamente.

Assine a Newsletter. É rápido. É grátis.

White Papers

O que é transformação digital?

A quarta onda de mudanças disruptivas nos negócios já se estabeleceu na América Latina. Durante o último ano, ouviu-se repetidamente as palavras “modernização”, “disrupção” e “inovação”. Mas afinal como estes conceitos realmente impactam os negócios? Sua empresa já iniciou o processo de transformação digital? Acesse este white paper e se aprofunde sobre o conceito.

Entenda como ter ganhos financeiros ao ter controle de seu parque de impressão

Em um momento econômico de retomada, as empresas que priorizaram o crescimento mesmo em um cenário adverso, buscaram parceiros em diversos setores que suportassem e apoiassem este movimento. A Le Biscuit encontrou na Simpress, empresa líder no mercado de outsourcing de impressão, o parceiro ideal para auxiliá-los na otimização de custos e processos neste segmento. Acesse o case e veja em mais detalhes como a Le Biscuit obteve controle de seu parque de impressão reduzindo seus custos e aumentado sua eficiência.

5 vantagens da clonagem de banco de dados para a criação de ambientes de teste

Em todos os projetos que envolvem a criação de ambientes de desenvolvimento e homologação existem desafios de tempo e custo operacional. Confira neste white paper 5 vantagens da clonagem de banco de dados e os benefícios que a solução DBClone pode oferecer para acelerar a criação de ambientes de desenvolvimento.

Reviews

Mais reviews

Belo design, capas coloridas permitem personalizar o aparelho
Tela grande e de ótima qualidade
Bom desempenho e autonomia de bateria
Tem slot para cartões microSD

Câmera traseira tem foco fixo
Não tem flash
Não tem câmera frontal
Só 4 GB de memória interna

Desempenho excepcional
Excelente autonomia de bateria

Tela tem péssima qualidade de imagem
Grande e desengonçado