Modelo mais barato do AMD Threadripper, novo 1900X custa US$549

Da Redação
31/07/2017 - 16h20 - Atualizada em 31/07/2017 - 16h21
Terceiro modelo da linha, nova CPU conta com 8 núcleos e 16 threads e chega para rivalizar com chips Skylake, da Intel.

Continuando o seu ataque contra os chips top de linha para desktop da rival Intel, a AMD revelou nesta segunda-feira, 31/7, uma nova CPU Threadripper com preço sugerido de 549 dólares. Terceiro modelo da linha da fabricante, o Ryzen Threadripper 1900X terá 8 núcleos e 16 threads de poder de computação, mas ao contrário da série Ryzen 7, que também conta com 8 núcleos e 16 threads, o 1900X entra no socket X399 da companhia.

Apesar de algumas pessoas poderem questionar a lógica de duplicar CPUs, é algo que faz sentido de muitas maneiras. Um dos pontos contra o Ryzen 7 de 8 núcleos – apesar do seu ótimo custo benefício e desempenho – é a sua plataforma mais leve X370, que oferece apenas 20 pistas PCIe para GPUs e drives M.2. 

É aí que entra o Threadripper 1900X, que dá aos consumidores interessados em pagar por apenas 8 núcleos a opção de usar um chipset mais ‘parrudo’. O novo Ryzen possui suporte para 64 pistas PCIe, assim como configurações de memória de quatro canais. Basicamente, pense no 1900X como o Ryzen 7 para quem quer um sistema mais forte.

“Não estamos retirando recursos `a medida que vamos para a parte mais baixa”, afirmou o executivo da AMD, Jim Anderson, em um golpe contra a prática da rival Intel de desabilitar recursos em chips de preços mais baixos.

Por exemplo, não há nada que tecnicamente impeça os mais novos chips Skylake Core i7-7820X de contar com as mesmas 44 pistas PCIe da linha Core i9. No entanto, a Intel limitou artificialmente sua linha Skylake de 8 núcleos a 28 pistas de PCIe.

O Ryzen Threadripper 1900X terá uma velocidade base de 3.8GHz e um boost de 4GHz. Isso é um pouco mais do que o Threadripper 1920X de 12 núcleos, que possui um clock base de 3.5GHz e um boost de 4GHz, assim como o Threadripper 1950X de 16 núcleos, que conta com uma velocidade base de 3.4GHz e um boost de 4GHz.

Assine a Newsletter. É rápido. É grátis.

White Papers

Alcance a inovação que sua empresa precisa com a computação em nuvem

Empreendimentos realmente transformadores demandam softwares eficientes e modernos. Por isso a computação em nuvem já vem sendo adotada por inúmeras empresas de diversos segmentos e diferentes portes. Novas abordagens para o desenvolvimento de softwares são necessárias para superar desafios. Para encarar esta jornada com sucesso, acesse este guia.

Mapa estratégico de 2017 para dispositivos móveis e endpoints

Uma estratégia de endpoint deve se alinhar com as metas do negócio e apoiar o acesso de uma ampla variedade de plataformas, pois a agilidade está se tornando um requisito cada vez mais importante. Líderes de infraestrutura e operações responsáveis por estratégias para dispositivos móveis e endpoints devem se apressar em direção à independência de plataformas.

Janelas de oportunidade. Pesquisa global revela cinco principais tendências de adoção e migração para o Windows 10

O Windows 10 apresenta aos clientes uma oportunidade de aplicar melhor o gerenciamento a um grupo mais amplo de casos de uso e dispositivos, incluindo tablets, smartphones e pcs. A abordagem holística de gerenciamento unificado de endpoints (EUC, Unified Endpoint Management) permite que os clientes unifiquem o gerenciamento móvel e de desktops em um único modelo.

Reviews

Mais reviews

Belo design, capas coloridas permitem personalizar o aparelho
Tela grande e de ótima qualidade
Bom desempenho e autonomia de bateria
Tem slot para cartões microSD

Câmera traseira tem foco fixo
Não tem flash
Não tem câmera frontal
Só 4 GB de memória interna

Desempenho excepcional
Excelente autonomia de bateria

Tela tem péssima qualidade de imagem
Grande e desengonçado