Vendas de PCs atingem 1,243 milhão de unidades e crescem 5% no Brasil

Da Redação
06 de setembro de 2017 às 13h06
Esse foi o segundo trimestre consecutivo com números positivos do setor no país. IDC prevê crescimento de 1,2% em 2017.

As vendas de PCs cresceram 5% no Brasil no segundo trimestre de 2017 em comparação com o mesmo período do ano passado, de acordo com um novo estudo da IDC Brasil. Esse foi o segundo trimestre consecutivo com números positivos do setor no país.

Segundo o levantamento da consultoria, foram vendidos 1,243 milhão de computadores entre abril e junho deste ano, enquanto que no mesmo trimestre de 2016 foram vendidas 1,182 milhão de máquinas

Receita menor

No entanto, a receita obtida com a venda de computadores no segundo trimestre de 2017 caiu 6,4% em relação ao mesmo período do ano passado. Isso porque o tíquete médio das máquinas caiu 11% no período, de 2.445 reais para 2.177 reais.

Por outro lado, os 2,7 bilhões de reais obtidos com a venda de computadores superam em 14% a receita do setor nos três primeiros meses deste ano.

Laptops em alta, desktops em baixa

E as tendências de mercado mantiveram-se no trimestre, com os notebooks em alta e os desktops em baixa. Os PCs de mesa responderam por 396 mil dos computadores vendidos no Q2, 10% a menos do que as 438 mil máquinas vendidas entre abril e junho de 2016. 

Já os laptops alcançaram a marca de 847 mil unidades vendidas, número 14% maior do que os 744 mil equipamentos comercializados no mesmo período do ano passado.

Fatores

A IDC aponta ainda que a liberação do dinheiro do FGTS e os computadores com preços mais acessíveis, em torno de 1 mil reais, ajudaram a alavancar o mercado de PCs no trimestre. 

Expectativa

Para 2017, a IDC Brasil prevê um crescimento de 1,2% nas vendas de PCs no país, em comparação com o ano de 2016. “Acreditamos que o mercado chegue a 4,55 milhões de unidades vendidas, sendo 1,6 milhão de desktops e 2,9 milhões de notebook. A receita deve ficar na casa dos R$ 10,3 bilhões”, aponta o analista de mercado da IDC, Pedro Hagge.

Assine a Newsletter. É rápido. É grátis.

White Papers

Sua TI está preparada para o próximo desastre?

Garantir a segurança e proteger os recursos de TI, assegurar alta disponibilidade dos dados e ter um plano para retomar as operações rapidamente no caso de desastres inesperados são prioridades para líderes de TI de empresas que pensam no futuro. Acesse este white paper e entenda como é possível evitar tempo de inatividade e garantir disponibilidade à sua empresa com DRaaS.

Uma Nova Geração do BI: confira análises self-service que seu time de negócio e de TI vão amar

Este white paper mostra como o BI Self-Service deve funcionar e os benefícios desta nova geração de BI - uma geração que oferece um ambiente abrangente e análises sofisticadas o suficiente para satisfazer seus cientistas de dados, sendo fácil de usar e acessível para usuários de negócios.

A Próxima Era da Inteligência Analítica: A Inteligência Artificial

Apresentando sete artigos, esse relatório mostra o quão diferente pode ser o uso de IA por indústrias visando atingir uma vantagem competitiva e adequar-se melhor aos seus objetivos e aos seus clientes. Acesse este relatório e confira o que a IA pode significar para os negócios e como a IA pode agregar valor para a inteligência analítica.

Reviews

Mais reviews

Belo design, capas coloridas permitem personalizar o aparelho
Tela grande e de ótima qualidade
Bom desempenho e autonomia de bateria
Tem slot para cartões microSD

Câmera traseira tem foco fixo
Não tem flash
Não tem câmera frontal
Só 4 GB de memória interna

Desempenho excepcional
Excelente autonomia de bateria

Tela tem péssima qualidade de imagem
Grande e desengonçado