Novo Update do Windows 10 traz mais configurações de privacidade

PC World / EUA
15 de setembro de 2017 às 11h04
A partir da atualização, que chega em 17 de outubro, os controles dos apps ficarão mais parecidos com os sistemas mobile iOS e Android.

As preocupações de privacidade são algo constante desde o lançamento do Windows 10, em 2015. Não é nenhuma surpresa: o sistema é feito para te fazer usar apenas serviços da Microsoft, e você não pode impedi-lo de enviar dados de telemetria básicos sobre o seu aparelho. Mas a Microsoft vem trabalhando duro para acabar com essas preocupações do lado dos usuários e anunciou nesta quarta-feira, 13/9, que configurações de privacidade mais refinadas estarão disponíveis em outubro com o Fall Creators Update do sistema. 

O Creators Update do Windows 10 lançado há alguns meses introduziu configurações de privacidade simples, mas mais limitadas durante o processo de instalação. O novo update de outono (nos EUA) melhora isso ao tornar disponível o comunicado completo de privacidade logo na fase de configuração.

A maioria das pessoas não vai querer ler os blocos de texto de ‘juridiquês’, mas a Microsoft incluirá links do tipo “Saiba Mais” no texto para que você possa pular diretamente para as configurações sobre como o Windows 10 lida com localização, reconhecimento de fala, diagnósticos, experiências customizadas e anúncios. 

Controles mais sofisticados nos apps

A Microsoft também vai tornar os controles por apps no Windows 10 mais parecidos com o iOS e o Android, mas no bom sentido. Até então, aplicativos de terceiros disponíveis na Windows Store só pediam autorização específica para acessar seus dados de localização; todas as outras permissões necessárias eram concedidas automaticamente. A partir do Fall Creators Update, o Windows 10 também vai pedir uma autorização direta caso um aplicativo queira acessar sua câmera, microfone, contatos, agenda e outras informações potencialmente sensíveis.

Essas solicitações só aparecerão para os apps que você instalar depois de fazer o upgrade para o Fall Creators Update, que chega em 17 de outubro juntamente com os headsets Windows Mixed Reality. Você não receberá pedidos para aprovar novas permissões para aplicativos que já estejam no seu PC. Caso queira dar uma checada extra nesses apps, será preciso acessar as configurações do computador e depois ir até a seção de privacidade. 

Empresas

Os usuários corporativos também terão mais controle sobre dados analíticos, segundo a Microsoft. 

Você ainda não poderá desabilitar completamente o acesso da Microsoft aos dados do Windows 10, mas parabéns à empresa de Redmond por melhorar a situação com o tempo e se tornar mais transparente sobre quais tipos de dados está coletando.

Assine a Newsletter. É rápido. É grátis.

White Papers

Alcance a inovação que sua empresa precisa com a computação em nuvem

Empreendimentos realmente transformadores demandam softwares eficientes e modernos. Por isso a computação em nuvem já vem sendo adotada por inúmeras empresas de diversos segmentos e diferentes portes. Novas abordagens para o desenvolvimento de softwares são necessárias para superar desafios. Para encarar esta jornada com sucesso, acesse este guia.

Mapa estratégico de 2017 para dispositivos móveis e endpoints

Uma estratégia de endpoint deve se alinhar com as metas do negócio e apoiar o acesso de uma ampla variedade de plataformas, pois a agilidade está se tornando um requisito cada vez mais importante. Líderes de infraestrutura e operações responsáveis por estratégias para dispositivos móveis e endpoints devem se apressar em direção à independência de plataformas.

Janelas de oportunidade. Pesquisa global revela cinco principais tendências de adoção e migração para o Windows 10

O Windows 10 apresenta aos clientes uma oportunidade de aplicar melhor o gerenciamento a um grupo mais amplo de casos de uso e dispositivos, incluindo tablets, smartphones e pcs. A abordagem holística de gerenciamento unificado de endpoints (EUC, Unified Endpoint Management) permite que os clientes unifiquem o gerenciamento móvel e de desktops em um único modelo.

Reviews

Mais reviews

Belo design, capas coloridas permitem personalizar o aparelho
Tela grande e de ótima qualidade
Bom desempenho e autonomia de bateria
Tem slot para cartões microSD

Câmera traseira tem foco fixo
Não tem flash
Não tem câmera frontal
Só 4 GB de memória interna

Desempenho excepcional
Excelente autonomia de bateria

Tela tem péssima qualidade de imagem
Grande e desengonçado