FAQ: saiba tudo sobre os novos Android Instant Apps

PC World / EUA
24 de outubro de 2017 às 19h02
Liberados recentemente pelo Google na Play Store, os chamados Apps Instantâneos misturam a velocidade e o poder de um app nativo com a facilidade de um web app

Agora que o Google liberou oficialmente os Instant Apps (chamados de Apps Instantâneos ou Aplicações Instantâneas no Brasil) para a Play Store, você pode esperar ver muito mais deles. Apesar de o lançamento inicial ser limitado a apenas alguns aplicativos, dezenas de apps e games estarão disponíveis em breve de forma instantânea pela loja. Mas o que são exatamente os Instant Apps? E como você os coloca no seu smartphone? Pensando nisso, criamos o FAQ abaixo para você entender melhor essa nova tecnologia da gigante de buscas.

O que são os Instant Apps?

Os Instant Apps são o próximo passo na evolução dos aplicativos, uma solução universal do Android que une a velocidade e o poder de um app nativo com a facilidade e a facilidade de um web app. Eles se parecem e operam assim como um dos aplicativos que estão instalados no seu smartphone, mas você não precisa baixar nada.

Então os Instant Apps não vivem no meu celular?

Correto. Usar um Instant App é parecido com navegar por uma página web. Uma vez que você fechar a janela, ele desaparece.

Há alguma limitação?

Sim e não. Os Instant Apps não possuem nenhuma limitação técnica, e os desenvolvedores podem entregar coisas como login de conta, compra e vídeos, como fariam em um aplicativo padrão. No entanto, os Instant Apps podem ser direcionados de maneira específica, para que um desenvolver consiga escolher entregar um determinado pedaço do seu app para um usuário em uma determinada hora. Isso “bloquearia” efetivamente o restante do app até que o usuário decida baixar a versão completa. 

androidinstant_625.jpg

Preciso estar on-line para usar os Instant Apps?

Assim como os Progressive Web Apps, os Instant Apps podem ser desenvolvidos para funcionar off-line, mas alguns recursos só poderiam ser acessados quando você estiver conectado com a Internet.

Qualquer smartphone pode rodar os Instant Apps?

Basicamente. O Google diz que aparelhos a partir do Android Jelly Bean podem rodar os Instant Apps, apesar de que alguns aparelhos talvez não tenham capacidade de exibir os aplicativos.

Preciso fazer algo para usá-los?

É preciso habilitar os Instant Apps para a sua conta no seu smartphone. Vá em Configurações e acesse as Configurações do Google. Lá, desça até a opção Aplicações Instantâneas, dentro da área Serviços, e habilite a chave de ativação.

Como sei que estou usando um Instant App?

Bom, o objetivo é que você não deveria saber quando está rodando um Instant App. Eles abrem da mesma forma como um aplicativo padrão e oferecem a mesma experiência. Mas há alguns sinais que podem indicar os apps instantâneos. Em primeiro lugar, a maioria dos Instant Apps terão um link para baixar o app completo no topo da tela. Além disso, se você estiver em um navegador quando abrir um Instant App, a barra de endereços sumirá quando você clicar em um link ‘Instant’.

Posso compartilhar os Instant Apps?

Sim, e essa é a principal vantagem deles, na verdade. Caso veja uma reportagem de que goste no app do Buzzfeed, por exemplo, você pode compartilhá-la com um amigo e eles poderão abri-la diretamente naquela seção do app mesmo que não o tenham instalado anteriormente. 

Como encontro um Instant App?

A não ser que você esteja buscando especificamente por um na Play Store, é meio que algo aleatório. Alguém pode te mandar um link que abra em um Instant App, ou você pode fazer uma busca no Google que te envie para um app do tipo. Para testar, digite ‘NYT Crossword’ no Chrome no seu smartphone Android e toque no resultado com a palavra ‘Instant’ próxima dele. Abra o link, e você será levado para o app instantâneo de palavra-cruzada do New York Times.  

Como encontro um Instant App na Play Store?

Quando você visita a página de um app que possui um correspondente Instant App, verá um botão Try Now (Teste Agora) ao lado dele. Toque nessa opção e você será levado diretamente para o app instantâneo.

Assine a Newsletter. É rápido. É grátis.

White Papers

Sua TI está preparada para o próximo desastre?

Garantir a segurança e proteger os recursos de TI, assegurar alta disponibilidade dos dados e ter um plano para retomar as operações rapidamente no caso de desastres inesperados são prioridades para líderes de TI de empresas que pensam no futuro. Acesse este white paper e entenda como é possível evitar tempo de inatividade e garantir disponibilidade à sua empresa com DRaaS.

Uma Nova Geração do BI: confira análises self-service que seu time de negócio e de TI vão amar

Este white paper mostra como o BI Self-Service deve funcionar e os benefícios desta nova geração de BI - uma geração que oferece um ambiente abrangente e análises sofisticadas o suficiente para satisfazer seus cientistas de dados, sendo fácil de usar e acessível para usuários de negócios.

A Próxima Era da Inteligência Analítica: A Inteligência Artificial

Apresentando sete artigos, esse relatório mostra o quão diferente pode ser o uso de IA por indústrias visando atingir uma vantagem competitiva e adequar-se melhor aos seus objetivos e aos seus clientes. Acesse este relatório e confira o que a IA pode significar para os negócios e como a IA pode agregar valor para a inteligência analítica.

Reviews

Mais reviews

Belo design, capas coloridas permitem personalizar o aparelho
Tela grande e de ótima qualidade
Bom desempenho e autonomia de bateria
Tem slot para cartões microSD

Câmera traseira tem foco fixo
Não tem flash
Não tem câmera frontal
Só 4 GB de memória interna

Desempenho excepcional
Excelente autonomia de bateria

Tela tem péssima qualidade de imagem
Grande e desengonçado