Symantec descobre 68 aplicativos fraudulentos na Google Play Store

Da Redação
12 de setembro de 2018 às 12h15
Segundo empresa, apps para Android prometiam diferentes recursos, mas entregavam apenas adware; Vários deles eram da mesma desenvolvedora EpicOmegaApps

A Symantec identificou, pelo menos, 68 aplicativos fraudulentos de cinco desenvolvedores diferentes que contém anúncios agressivos - os chamados Adware - na Google Play

A empresa de cibersegurança explica que os aplicativos foram categorizados de acordo com seus truques. Alguns, por exemplo, prometem uma coisa na página de descrição, mas podem não fornecer ou executar as funcionalidades conforme descrito. Os usuários que fazem o download desses apps acabam perdendo tempo apenas assistindo a anúncios e não recebendo o que queriam. 

Vários desses aplicativos foram desenvolvidos pela EpicOmegaApps, que podem parecer legítimos à primeira vista, já que vêm completos com o título, a descrição e as capturas de tela de um aplicativo. 

Segundo levantamento da Symantec, os 11 aplicativos deste desenvolvedor foram publicados em dezembro de 2017, cada um com uma contagem de downloads variando de 50 a 50.000. Um deles, chamado Sim Unlocker, promete desbloquear cartões SIM para que os usuários possam usar qualquer outra operadora. Outro exemplo é o Remote Mouse Pro, que afirma poder converter o telefone do usuário em um mouse sem fio. 

"Todos esses aplicativos manifestam comportamentos idênticos na inicialização: depois que os usuários os instalam, são submetidos a uma série de telas guiadas com exibição de anúncios cada vez que o botão Avançar é pressionado. No entanto, apesar das descrições detalhadas dos aplicativos, não fornecem nenhuma das funcionalidades descritas", ressaltou a empresa em post publicado em seu blog.

Outro desenvolvedor, chamado Pinwheel, publicou pelo menos 40 aplicativos fraudulentos idênticos. Alguns deles receberam nomes de jogos e filmes populares, como Far Cry  e 13 Reasons Why para atrair usuários a instalá-los. Quando inicializados, esses aplicativos mostram aos usuários apenas uma imagem semelhante à imagem do aplicativo da Play Store, com pop-ups de publicidade muito agressivos. Sem o conhecimento do usuário, a imagem exibida não é uma tela de abertura, mas sim uma imagem estática.

"Informamos todos os aplicativos discutidos neste blog para o Google em julho de 2018. Alguns dos aplicativos foram removidos, enquanto o restante ainda está disponível na Play Store", declarou a Symantec.

Como se proteger

Mantenha seu software atualizado;

Não baixe aplicativos de sites desconhecidos;

Instale apenas aplicativos de fontes confiáveis;

Preste muita atenção às permissões solicitadas pelos aplicativos;

Instale um aplicativo de segurança móvel adequado;

Faça backups frequentes de dados importantes.

 

Assine a Newsletter. É rápido. É grátis.

White Papers

Maximize seu Investimento em O365 com Forcepoint

A Transformação Digital no Trabalho

Alcance a inovação que sua empresa precisa com a computação em nuvem

Empreendimentos realmente transformadores demandam softwares eficientes e modernos. Por isso a computação em nuvem já vem sendo adotada por inúmeras empresas de diversos segmentos e diferentes portes. Novas abordagens para o desenvolvimento de softwares são necessárias para superar desafios. Para encarar esta jornada com sucesso, acesse este guia.

Reviews

Mais reviews

Belo design, capas coloridas permitem personalizar o aparelho
Tela grande e de ótima qualidade
Bom desempenho e autonomia de bateria
Tem slot para cartões microSD

Câmera traseira tem foco fixo
Não tem flash
Não tem câmera frontal
Só 4 GB de memória interna

Desempenho excepcional
Excelente autonomia de bateria

Tela tem péssima qualidade de imagem
Grande e desengonçado