Nova Orleans passa por ciberataque e declara estado de emergência

Foram detectadas tentativas de phishing e ransomware

Foto: Shutterstock
http://pcworld.com.br/nova-orleans-passa-por-ciberataque-e-declara-estado-de-emergencia/
Clique para copiar

Na última sexta-feira (13), a cidade de Nova Orleans, em Luisiana, nos Estados Unidos, sofreu uma tentativa de ciberataque. Foi necessário que todos os computadores e servidores da cidade fossem desligados durante o final de semana para evitar maiores problemas.

Os ataques cibernéticos começaram por volta das 5h da sexta-feira, mas o pico das tentativas aconteceu às 8h. Quando foi confirmado que Nova Orleans estava mesmo sob ataque, as autoridades declararam estado de emergência ao Tribunal do Distrito Civil. Segundo Kim LaGrue, chefe de TI da cidade, foram detectadas tentativas de phishing e, principalmente, de ransomware.

Autoridades locais, estaduais e federais foram convocadas para investigações sobre o incidente. Contudo, embora forças estejam trabalhando para descobrir quem ou o que ocasionou o ciberataque, a natureza do problema ainda não foi revelada.

Para hackers mal-intencionados, é fácil atacar os servidores e computadores de cidades. No geral, elas não têm recursos suficientes para proteger adequadamente seus sistemas, já que utilizam máquinas com softwares desatualizados e sem patch.

Ao menos, Nova Orleans estava minimamente preparada para ataques desse tipo. De acordo com as autoridades, a cidade já havia passado por treinamento para lidar com cenários de risco como esse. Além disso, muitos serviços da cidade podem ser operados sem a necessidade de acesso à internet.

Essa não é a primeira vez que uma cidade estadunidense fica sob um ciberataque. Em agosto, mais de 20 cidades do Texas passaram pelo mesmo problema. Nova Orleans, inclusive, não é a primeira cidade de Luisiana a ser atacada. Em novembro, a concentração de ataques lá foi tão grande que o governador declarou estado de emergência. O mesmo aconteceu em Joanesburgo, na África do Sul.

Fonte: Tech Crunch

tags

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site