Novo aplicativo de deepfake coloca seu rosto em GIFs

O processo leva poucos segundos

Foto: Reprodução / The Next Web
http://pcworld.com.br/novo-aplicativo-de-deepfake-coloca-seu-rosto-em-gifs/
Clique para copiar

2019 foi o ano da popularização das deepfakes. Apesar de divertida, a tecnologia também foi utilizada de forma mal-intencionada e causou problemas mundo afora. Agora, um novo aplicativo permite que, com deepfake, qualquer usuário insira seu próprio rosto em GIFs em questão de segundos.

Chamado de Doublicat, o novo aplicativo de deepfake utiliza a tecnologia RefaceAI, uma GAN (Generative Adversarial Network, arquiteturas de redes neurais profundas compostas por duas redes colocadas uma contra a outra) desenvolvida por uma empresa de mesmo nome. Segundo o CEO da empresa, o aplicativo não depende do modelo 3D do rosto do usuário para funcionar, diferentemente do Zao, outro aplicativo popular na construção de deepfakes.

“Na maioria das deepfakes, eles usam a abordagem que colocamos para descansar há mais de um ano. Eu estou falando aqui sobre máscaras 3D, reconstrução de rosto e mistura de texturas. Esta solução pode funcionar apenas com conteúdo coletado e pré-processado anteriormente. E pode ser instável em expressões faciais e curvas”, explicou o CEO, que não teve seu nome revelado na reportagem do portal The Next Web.

E é muito fácil montar seu próprio GIF: basta tirar uma selfie e selecionar o GIF escolhido para substituir o rosto original pelo seu rosto. Mas não se preocupe, de acordo com a RefaceAI, o aplicativo apaga as fotos capturadas assim que termina de processar os vídeos. “O aplicativo processa as fotos das pessoas e as exclui imediatamente. Armazenamos apenas revestimentos faciais – representações vetoriais de características faciais – que não compartilhamos com ninguém”, informou.

A RefaceAI tem planos para criar um aplicativo que faz vídeos com deepfake, mas deve tomar cuidado com as bases fornecidas. Afinal, a tecnologia já foi banida em companhias e países devido ao uso malicioso. Em breve, TikTok e Snapchat também devem entrar na onda das deepfakes.

Fonte: The Next Web

tags

Relacionadas

Snapchat ganhará novo recurso para adicionar seu rosto a GIFs

Função já está em fase de testes na França e será lançada para outros países em breve

96% dos vídeos com deepfake são pornográficos

Um relatório desenvolvido pela Deeptrace revela a realidade do deepfake

Github derruba cópias de app polêmico que usa deepfake para gerar nudes

DeepNude usava inteligência artificial para 'remover' as roupas de fotos de mulheres. Mesmo depois de suspenso, versões do app rondavam a internet

Aplicativo chinês permite fazer deepfake no iPhone

Cada vez mais parece possível um futuro digno de filmes de ficção científica

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site