Novo golpe está clonando contas do WhatsApp

Nunca entregue o código de verificação em duas etapas para terceiros

Foto: Shutterstock
http://pcworld.com.br/novo-golpe-esta-clonando-contas-do-whatsapp/
Clique para copiar

A segurança do WhatsApp é extremamente importante para os usuários de dispositivos móveis, já que o app é usado por 1,5 bilhões de pessoas no mundo inteiro. Infelizmente, um novo golpe está fazendo vítimas ao redor do Brasil.

O golpe funciona da seguinte forma: um criminoso consegue dados de usuários em anúncios online, como na OLX e Mercado Livre, então ele manda uma mensagem à vítima falando que é do WhatsApp e que precisa do código de confirmação que chegará via SMS. Caso o usuário caia no golpe e entregue o código, o criminoso vai entrar na conta e começar a pedir dinheiro aos amigos e familiares.

O código mencionado se trata do passe de verificação em duas etapas e é o ponto mais importante para o golpista conseguir usar o WhatsApp da vítima. No fim, o que o indivíduo malicioso faz é tentar se passar pelo dono da conta para ganhar dinheiro.

A revelação foi realizada pela agência especializada em mídias sociais MF Press Global, que percebeu quando um hacker clonou a conta de um de seus clientes e se passou por ele para pedir dinheiro aos contatos.

“O golpe, ao meu ver, é muito similar aos sistemas similares ao Ardamax. O hacker chama as pessoas que parecem ser amigos, conhecidos ou familiares mais próximos e se passa pela pessoa para pedir dinheiro usando uma escrita correta e poucas palavras, que sejam neutras o suficiente para não levantar suspeitas”, revelou Fabiano de Abreu, CEO da MF Press Global, que foi requisitado a depositar R$ 1.790 pelo hacker.

Lembre-se que o código de seis dígitos que chegará por SMS se trata da verificação da conta em duas etapas. Assim, se alguém pedir por esse número afirmando que faz parte da equipe do WhatsApp, não acredite e não entregue o código. E se cair no golpe, não se esqueça de avisar toda a sua lista de contatos sobre a invasão para, assim, evitar que os seus amigos e familiares depositem dinheiro ao criminoso.

Relacionadas

WhatsApp testa função de mensagens autodestrutivas em grupos

Donos de grupos no aplicativo poderão definir autodestruição de conteúdos em períodos que vão de uma hora a um ano

WhatsApp deve permitir uso de conta em mais de um smartphone

A informação foi encontrada na versão beta do WhatsApp

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site