Novo período de extinção em massa é descoberto por cientistas

A Terra está passando pelo sexto evento de extinção em massa

Foto:
http://pcworld.com.br/novo-periodo-de-extincao-em-massa-e-descoberto-por-cientistas/
Clique para copiar

De acordo com um novo estudo realizado por cientistas das Universidades de Nova Iorque e da China, a Terra está passando pelo sexto evento de extinção em massa. Porém, é ainda mais interessante que eles descobriram outro incidente do tipo que ocorreu no passado e foi ignorado por pesquisadores.

Fósseis do período Guadalupiano foram analisados e os cientistas descobriram perdas de plantas e animais na terra e no mar que, antes, foram subestimadas por outros cientistas. A grande extinção descoberta agora aconteceu há cerca de 260 milhões de anos atrás.

Assim, são contabilizados seis grandes períodos de extinção em massa, sendo os outros cinco: o Ordoviciano, há 443 milhões de anos; o Devoniano Tardio, há 372 milhões de anos; o Permiano há 252 milhões de anos; o Triássico, há 201 milhões de anos; e o Cretáceo, há 66 milhões de anos atrás. O sétimo período de extinção em massa seria o que estamos passando atualmente, já que nos últimos anos diversos animais e plantas foram considerados extintos.

“É crucial que conheçamos o número de extinções em massa graves e o tempo delas para investigar suas causas. Notavelmente, todas as seis grandes extinções em massa estão correlacionadas com perturbações ambientais devastadoras – especificamente, erupções maciças de basalto, cada uma cobrindo mais de um milhão de quilômetros quadrados com fluxos de lava espessos”, explica Michael Rampino, coautor do estudo professor do Departamento de Biologia da Universidade de Nova York.

De acordo com os estudos, o evento de extinção que aconteceu durante o período Guadalupiano deve ser colocado ao lado dos outros cinco períodos de extinção em massa. O evento aconteceu ao mesmo tempo que a erupção de basalto de Emeishan, responsável pelas armadilhas de Emeishan, formação rochosa popular na China.

Fonte: Science Daily

tags

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site