O Windows 10 Mobile morreu: saiba como transferir seus dados para um aparelho Android

Tem um aparelho com o sistema móvel da Microsoft? Então veja como migrar seus arquivos para um aparelho Android

Foto: Mark Hachman/IDG
http://pcworld.com.br/o-windows-10-mobile-morreu-saiba-como-transferir-seus-dados-para-um-aparelho-android/
Clique para copiar

Finalmente, o experimento com sistemas operacionais móveis da Microsoft chegou ao fim. O suporte para a última versão do Windows 10 Mobile morreu em 10 de dezembro.

Os telefones Windows ainda funcionarão, mas a última onda de dispositivos Windows Mobile executando a última versão oficial suportada do Windows 10 Mobile (versão 1709, atualização do Windows 10 Fall Creators Update) não receberá mais atualizações ou patches para o Windows 10 Mobile. Oficialmente, deixará de existir.

Se você é proprietário do Lumia 640 ou 640XL, já sentiu o toque da morte: o suporte para esses dispositivos terminou em junho. Mas para a última onda de dispositivos Windows, que incluíam o HP Elite x3, o Microsoft Lumia 550, 650 e o Lumia 950/950 XL; Alcatel IDOL 4S e 4S Pro; e o Alcatel OneTouch Fierce XL – é hora de você aposentar esses dispositivos e seguir em frente.

O aplicativo da loja da Microsoft pode funcionar ou não. Os aplicativos podem ser suportados, diz a Microsoft, mas quanto tempo o suporte continua depende do desenvolvedor.

A única solução prática – e a recomendação da Microsoft – é criar um backup manual dos seus dados até 10 de dezembro ou antes, caso algo dê errado. Configurações > Atualização e segurança > Backup > Mais opções > Fazer backup agora. “A criação automática ou manual de backups de novos dispositivos para configurações e alguns aplicativos continuarão por três meses, terminando em 10 de março de 2020”, acrescenta a Microsoft, mas não está claro quais aplicativos receberão esses backups.

Passando do Windows Phone para o Android

Tanto os iPhones da Apple quanto os telefones que executam o sistema operacional Google Android têm acesso a aplicativos criados pela Microsoft que replicam algumas das funcionalidades dos telefones Windows 10 Mobile. Mas a natureza mais aberta do Android tradicionalmente permitiu mais liberdade na conexão desses telefones aos serviços da Microsoft.

Faça backup do seu Windows Phone

Se você finalmente foi convencido a mudar para um telefone Android, verifique se o backup atual do seu Windows phone: fotos sincronizadas, e-mail salvo etc. E segure-se no telefone! Se houver documentos ou anexos aleatórios que você não tem certeza que foram salvos, use o aplicativo OneDrive para fazer backup deles no armazenamento em nuvem ou em outro local. O mesmo vale para qualquer MP3 ou vídeo antigo que você tenha por aí.

Inscreva-se para uma conta do Google

Eventualmente, você precisará se inscrever em uma Conta do Google, se ainda não tiver uma, pois ela é parte integrante da experiência do Android. O Google o incentivará a usar sua conta do Android/Gmail como seu principal cliente de e-mail, mas você não precisa.

Aplicativos da Microsoft no Android

Baixe o muito bom aplicativo do Outlook para Android, cujo calendário é muito mais prático e direto do que o aplicativo nativo de calendário do Android. Outros aplicativos recomendados incluem o OneDrive, para fazer backup de fotos na nuvem da Microsoft, e o Your Phone, projetado para conectar seu telefone Android e seu PC.

Exportar contatos e mensagens

Certifique-se de exportar os contatos e mensagens SMS do seu telefone. A exportação dos contatos do Windows para o Android é bastante fácil: acesse Outlook.com na web, depois na guia Pessoas e selecione o menu suspenso Gerenciar no canto superior direito. Exporte os contatos para um arquivo .CSV.

Continue na web para contatos.gmail.com, que também pode ser acessado no menu “Google Apps” ao lado da foto do seu perfil no canto superior direito.

Aqui é onde você precisa usar a conta do Google em que se inscreveu. Depois de acessar o aplicativo Contatos, há uma opção Importar no trilho esquerdo, que você pode usar para abrir esse arquivo CSV no Google e importar seus contatos. Eles serão sincronizados com o seu telefone.

Exportar mensagens de texto SMS do Windows para Android é um pouco mais complicado. Quando migrei o Windows Phone da minha esposa para um telefone Android, usei o WP Message Backup, um aplicativo “freemium” que permite exportar textos SMS, fotos, mensagens de grupo e coisas semelhantes para um arquivo XML. Infelizmente, a versão gratuita exporta apenas 100 mensagens por vez, que podem envelhecer rapidamente. Esse arquivo XML pode ser carregado na nuvem e baixado para um telefone Android ou transferido sem fio ou via USB. Você precisará restaurar os arquivos SMS no seu telefone Android por meio de um dos vários aplicativos de restauração de SMS Android na Google Play Store.

Se preferir, você pode acessar a Microsoft e instalar o aplicativo Microsoft Launcher, que pode ser sincronizado com a imagem do dia do Bing e servir como porta de entrada para outros aplicativos e serviços da Microsoft disponíveis no seu telefone Android.

Lembre-se, mesmo que a Microsoft tenha anunciado um novo telefone da Microsoft – o Surface Duo -, ele só rodará o Android. Como o Duo está programado para ser lançado daqui a um ano, no feriado de 2020, você terá uma oportunidade futura de comprar um telefone da Microsoft. Mas quanto ao Windows Mobile? Está tão morto quanto o Fantasma do Natal Passado.

Relacionadas

É o fim: Windows 10 Mobile perde suporte oficial da Microsoft

Chegou a hora de dar adeus ao sistema operacional da Microsoft para smartphones

Loja de apps do Windows Phone 8.1 será encerrada em dezembro

O antigo sistema móvel da Microsoft continua seu caminho para deixar de existir

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site