Operadoras exigirão selfie dos clientes antes de ativar linhas pré-pagas

Medida visa combater crimes e fraudes, mas também ajuda os usuários a economizar tempo

Foto: Shutterstock
http://pcworld.com.br/operadoras-exigirao-selfie-dos-clientes-antes-de-ativar-linhas-pre-pagas/
Clique para copiar

Após a recente solicitação de recadastramento dos clientes de planos pré-pagos que possuem pendenciais cadastrais, as empresas de telecomunicações passarão a mudar a forma como os novos cadastros pré-pagos são feitos.

Assim como é para abrir uma conta em bancos online, será necessário digitalizar e enviar documentos, como RG, CPF e comprovante de residência, por meio de um aplicativo. Apesar da alteração, que realoca todo o processo para o mundo digital, esses documentos já eram utilizados, também, para cadastros presenciais.

Contudo, a mudança que mais chama atenção é a solicitação de uma selfie para que o cadastro seja firmado. Dentro do próprio aplicativo, o novo usuário deverá tirar uma foto de si para confirmar sua identidade.

Esse aplicativo será o mesmo para todas as operadoras, já que a decisão não pertence a uma ou outra empresa específica, mas sim à Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). “O usuário vai ter de baixar um aplicativo futuramente quando quiser habilitar o chip dele”, disse Sérgio Kern, diretor de assuntos regulatórios da Telebrasil, a Associação Brasileira de Telecomunicações. Ficou preocupado com o possível compartilhamento de seus dados entre as operadoras? Não precisa, cada empresa terá acesso, apenas, às informações de seus próprios clientes.

A decisão faz parte do esforço das gigantes de telecomunicações para combater crimes e fraudes, que se tornaram problemas frequentes desde que o modelo de plano foi lançado no Brasil. “Não tinha cadastro, não tinha nada. O cara simplesmente comprava um chip e saía falando e esse foi um dos motivos de o pré-pago ser um sucesso”, explicou Kern.

Testes sobre o novo sistema serão feitos desde o início do próximo ano, mas a medida só deve entrar em prática a partir do segundo semestre de 2020.

Fonte: UOL Tilt

tags

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site