Por que as baterias portáteis têm menos risco de ação de hackers

O seu power bank é somente seu e de ninguém mais, sem invasões

Foto: Shutterstock
http://pcworld.com.br/por-que-as-baterias-portateis-tem-menos-risco-de-acao-de-hackers/
Clique para copiar

Não importa o modelo de smartphone: em algum momento, você com certeza deve ter se deparado com seu aparelho sem nenhuma bateria, ou quase próximo de acabar a bateria. É aí que entram os carregadores portáteis – os chamados power banks -, que conseguem carregar dispositivos móveis via USB. Claro que, por se tratarem de produtos eletrônicos, eles também estão suscetíveis a invasões de hackers.

A boa notícia é que essas baterias portáteis são mais seguras que outros dispositivos eletrônicos, sendo menos propensos a serem atacados por hackers. De acordo com um dos cofundadores da startup Brezze Brasil, Leonardo Nogueira, as baterias portáteis não recebem e não transmitem informação, apenas energia, o que inibe o roubo de dados virtuais, por exemplo.

“Essa opção [de vírus ou roubo de dados] não existe porque eles são apenas equipamentos de energia. Nossas baterias não possuem memória interna ou processador, o que permitiria a instalação e execução de um malware”, explica Nogueira.

Outro ponto envolvendo as baterias portáteis é a segurança energética. Em tomadas fixas, há variações de correntes e, em equipamentos mais sensíveis, podem até causar explosões ou pequenos curtos-circuitos. “A bateria móvel não tem variação de corrente. Por serem baterias de íon-lítio, são seguras, estáveis e confiáveis. Além disso, são estruturadas com circuitos eletrônicos de proteção para desarme em caso de alteração de tensão e aquecimento excessivo, possuindo ainda um botão para energizar o cabo quando conectado ao dispositivo”, completa.

tags

Relacionadas

Samsung estaria testando bateria de grafeno em smartphones

Com a tecnologia, um celular poderia recarregar totalmente em apenas trinta minutos

Alguns MacBook Pro estão proibidos em voos nos EUA

Baterias de MacBook de 2015 estavam superaquecendo e com perigo de explosão

Samsung está produzindo smartphone com bateria de 6.000mAh

Imagem vazada revela a nova bateria que pode acompanhar o Galaxy M20S

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site