Por que tantos apps solicitam permissão para uso de Bluetooth no iOS 13

Prática já acontecia, mas antes não perguntava ao usuário se tal liberação poderia acontecer

Foto: Shutterstock
http://pcworld.com.br/por-que-tantos-apps-solicitam-permissao-para-uso-de-bluetooth-no-ios-13/
Clique para copiar

Se você atualizou seu iPhone ou iPod para o iOS 13 e seu iPad para o iPadOS, então já deve ter percebido que diversos aplicativos estão pedindo permissão para acessar o Bluetooth de seu smartphone, até mesmo aqueles que aparentemente não têm nada a ver com isso.

Antes de mais nada, vale ressaltar que os aplicativos que agora estão pedindo sua permissão para utilizar o Bluetooth já faziam isso sem o seu consentimento nas atualizações anteriores do iOS. O que mudou mesmo foi a política da Apple de deixar claro para seus usuários quais aplicativos querem acesso à tecnologia. Dito isso, as solicitações do Facebook, YouTube ou de delivery devem parecer menos estranhas para você. Ainda assim, uma dúvida insiste em permanecer: por que, ou para que, eles querem acesso aos dados do seu Bluetooth?

Quando aplicativos pedem para saber sua localização, a solicitação é no mínimo compreensível. Geralmente, com o acesso à localização, aplicativos são capazes de fazer recomendações sobre estabelecimentos próximos ou estimar o tempo que o usuário levaria para, por exemplo, receber a comida que pediu.

Contudo, se a solicitação de localização for substituída pela permissão de acesso ao Bluetooth, o pedido passa a não fazer sentido. Afinal, por que um aplicativo de delivery de comida gostaria de se conectar com outros dispositivos através do seu? A resposta ainda é um mistério, mas aqui vão algumas hipóteses.

Por motivos bons ou comuns

Em um cenário positivo, pode ser que aplicativos improváveis usem o Bluetooth assim como o Spotify, que utiliza a tecnologia para reconhecer quando o usuário se conecta ao som do carro e muda suas funções para o recurso Car View, que facilita a vida do motorista que gosta de dirigir escutando músicas.

Ou como o Google Maps que, com o Bluetooth, posiciona um pino no local onde você estacionou o carro e desconectou o seu dispositivo do som do veículo para te ajudar a encontrá-lo na volta. Há ainda aplicativos que solicitam a permissão apenas para fins de conexão com fones de ouvido sem fio e outros periféricos. Nada com o que se preocupar.

Por motivos ruins ou indefinidos

Talvez a Apple tenha obrigado essa clareza como forma de avisar aos usuários que os desenvolvedores de alguns aplicativos estão se aproveitando do Bluetooth para interesses próprios e comerciais. A marca não pode impedir isso, mas é capaz de alertar – resta saber sobre o que exatamente.

De qualquer forma, se deseja controlar cada um dos aplicativos, basta ir em Ajustes e clicar em Privacidade > Bluetooth, espaço onde é possível habilitar ou desabilitar a permissão de acesso ao Bluetooth para qualquer software instalado.

Relacionadas

Você já pode baixar o iOS 13.1 e iPad OS no seu dispositivo Apple

Sistemas chegam para corrigir erros e dar mais estabilidade aos aparelhos

iOS 13, macOS Catalina, watchOS 6: quando o seu dispositivo será atualizado?

Veja o cronograma de datas para liberação dos updates nos aparelhos da Apple

O iOS 13 chegou | 6 coisas para configurar após baixar a atualização

Grandes recursos para começar a testar

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site