Primeiro bebê brasileiro registrado com blockchain

O bebê Álvaro nasceu no dia 8 de julho

Foto: Shutterstock
http://pcworld.com.br/primeiro-bebe-brasileiro-registrado-com-blockchain/
Clique para copiar

A tecnologia está evoluindo para facilitar ainda mais a vida da sociedade, até daqueles que acabaram de nascer. Nesta última quarta-feira (30), a IBM revelou que foi realizado no Brasil o primeiro registro totalmente digital de um bebê recém-nascido.

O processo foi realizado de forma legal com procedimentos da rede Notary Ledgers da Growth Tech, que usa a tecnologia da plataforma IBM Blockchain para fazer registros de recém-nascidos. O bebê nasceu no estado do Rio de Janeiro.

“Embora algumas maternidades já possuam unidades de cartório, a emissão não é algo simples. Em muitas, o pai precisa enfrentar filas que chegam a durar 4 horas, principalmente em hospitais públicos, com grandes números de nascimentos por dia”, afirma Hugo Pierre, CEO e fundador da Growth Tech.

A novidade é uma parceria com o 5º Registro Civil de Pessoas Naturais da Cidade do Rio de Janeiro e a Casa de Saúde São José, local de nascimento de Álvaro de Medeiros Mendonça, que nasceu no dia 8 de julho de 2019. O primeiro registro fez parte de uma série de testes para entender se essa é uma possibilidade que vale ser ampliada.

“No momento do nascimento, um dos membros da equipe de parto faz a declaração de nascido vivo diretamente em nossa ferramenta. Em seguida, quem for registrar a criança cria sua identidade digital com base na validação de dados pessoais junto a órgãos oficiais, além de um poderoso reconhecimento biométrico facial e, finalmente, as informações entram na plataforma do cartório, que gera a certidão totalmente válida em, no máximo, 15 minutos”, revelou Pierre.

Com o uso e ampliação do blockchain, a população poderia realizar mais facilmente processos burocráticos, já que muitas solicitações trafegariam na mesma rede. Assim, por exemplo, as pessoas físicas ou empresas não precisariam ir de cartório em cartório para fazer solicitações diferentes.

 

tags

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site