Rede de contas falsas pró-Bolsonaro ainda está ativa no WhatsApp

Foram divulgadas informações checadas ainda no início desta semana

Foto: Shutterstock
http://pcworld.com.br/rede-de-contas-falsas-pro-bolsonaro-ainda-esta-ativa-no-whatsapp/
Clique para copiar

Há alguns meses, a Folha de São Paulo divulgou uma notícia afirmando que foram usados robôs em redes sociais para espalhar desinformação pró-Bolsonaro. Uma grande empresa estaria por trás dessa ação, criando mensagens falsas, principalmente no WhatsApp.

Em parceria com os coletivos Programadores Brasileiros pela Pluralidade e Democracia e Hackers pela Democracia, jornalistas do portal UOL publicaram informações afirmando que 80% dessas contas de robôs que foram usadas para espalhar desinformação ainda estão ativas. Os robôs – ou bots – operam as contas automaticamente, porém, como se fossem pessoas reais.

Os jornalistas e o coletivo analisaram perfis falsos da rede construída durante a campanha eleitoral de Bolsonaro. Das cerca de 1.690 linhas telefônicas nacionais e internacionais averiguadas, 1.355 ainda estão ativas.

De acordo com a publicação, uma dessas contas até chegou a enviar 14 mensagens em um período de 30 segundos. Ou seja, é quase impossível que um ser humano real envie essa quantidade de mensagens nesse tempo.

Cerca de 86 número foram identificados como internacionais e 38 ainda permanecem ativos. A maior parte dos grupos pró-Bolsonaro que foram identificados por enviar fake news são administrados por números internacionais. Dos grupos, cerca de 1.283 contas continuam ativas, checados no início desta semana pela UOL.

Fonte: UOL

Relacionadas

Congresso derruba veto de Bolsonaro e agora fake news pode dar cadeia no Brasil

Alguns deputados acusam o presidente de usar a lei em benefício próprio

Ministro Marcos Pontes diz que só tem recursos para pagar bolsas do CNPq até setembro

Pesquisadores perderão a renda que os incentiva a continuar desenvolvendo estudos científicos

Governo lança portal para reunir 1,6 mil sites de órgãos públicos federais

Gov.br já tem 315 serviços públicos digitalizados

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site