Com brilho próprio

Mário Nagano
26/10/2005 - 12h12 - Atualizada em 26/10/2005 - 12h47
O 3400MP pesa apenas 1,1 quilo, mas oferece ótimo índice de luminosidade

ProjetorQuem vê o novo projetor 3400MP, da Dell, pode imaginar que um equipamento tão pequeno e leve (mede 20,4 centímetros de largura por 15,4 de altura e 7,4 de profundidade e pesa apenas 1,1 quilo) apresente desempenho limitado. Puro engano.

Nos testes realizados por PC WORLD no modo normal, o aparelho obteve índice médio de luminosidade de 1.665 ANSI lumens, algo impressionante para um produto do seu porte. Com ele, é possível ter uma boa imagem mesmo em ambientes bem iluminados.

Uma das grandes novidades do 3400MP é o uso da tecnologia DLP DDR, versão mais recente do DMD (Digital Micromirror Device). Esse componente é uma espécie de chip de memória em que cada endereço é ligado fisicamente a um espelho minúsculo que se inclina de acordo com o estado lógico, funcionando como um tipo de ponto de imagem.

A combinação desse componente com a fonte de luz e o gerador de cores forma a base da tecnologia DLP como a conhecemos hoje. No caso do DMD DDR, os microespelhos inclinam-se mais que o normal (12 graus, contra 10 graus da tecnologia original), melhorando seu desempenho. Essa característica, somado à tecnologia de memória DDR, resulta em um sistema de imagem mais veloz e eficiente.

Controle projetorAssim como nos portáteis da Dell, o 3400MP possui gabinete em tons de preto e cinza, sendo boa parte dele de alumínio, material que ajuda a dispersar o calor gerado durante seu funcionamento. O projetor apóia-se sobre três pés – o frontal tem ajuste rápido de altura e os traseiros apresentam ajuste fino para compensar inclinações laterais. Segundo a Dell, o equipamento é capaz de projetar telas com diagonal de 80,5 centímetros (31,7 polegadas) até 6,25 metros (246 polegadas). Sua resolução nativa é de 1.024 por 768 pontos, com sistema de zoom e foco da lente de projeção manuais. A lâmpada de 156 watts pode ser trocada pelo próprio usuário e tem autonomia estimada de 3 mil horas no modo normal ou 4 mil no modo econômico.

Apesar de pequeno, o 3400MP é bastante rico em entradas e saídas. A lista inclui entradas para sinal analógico, S-Video, digital, componente, HDTV e mouse USB. Ele ainda conta com entrada e saída de som e alt-falante mono de dois watts, algo raro em equipamentos desse tipo.

Além de reproduzir as funções do painel, seu controle remoto incorpora uma série de recursos que garantem bom domínio tanto do equipamento quanto da apresentação. Por meio desse acessório, é possível controlar, por exemplo, a fonte de sinal e o nível de som, ajustar a tela ou até assumir as funções do mouse. É possível também apagar momentaneamente o conteúdo da tela (blank screen) e chamar a atenção para detalhes por meio do apontador a laser embutido no controle. Apesar do ótimo resultado em luminosidade, seu índice de uniformidade foi de 1,78, bem longe da medida ideal (1,0). Já a relação de contraste foi de 107,6, recorde absoluto nos testes realizados pelo PC World Test Center com produtos da categoria.

Em outras palavras, o 3400MP é um projetor de boa luminosidade e de alto contraste, características muito valorizadas em apresentações de negócios.

DELL 3400MP

PRÓ

luminosos; controle remoto versátil

CONTRA

aplicação limitada

  • Nota da
    MacWorld:9

Fabricante: Dell

Preço: R$ 6.099,00

Ótimos resultados para um equipamento portátil. Seu uso limita-se a aplicações simples, como paresentações corporativas, ligado a um computador ou a uma fonte de vídeo. Tecnologia DLP DDR é a base do equipamento potente e compacto

Assine a Newsletter. É rápido. É grátis.

White Papers

Alcance a inovação que sua empresa precisa com a computação em nuvem

Empreendimentos realmente transformadores demandam softwares eficientes e modernos. Por isso a computação em nuvem já vem sendo adotada por inúmeras empresas de diversos segmentos e diferentes portes. Novas abordagens para o desenvolvimento de softwares são necessárias para superar desafios. Para encarar esta jornada com sucesso, acesse este guia.

Mapa estratégico de 2017 para dispositivos móveis e endpoints

Uma estratégia de endpoint deve se alinhar com as metas do negócio e apoiar o acesso de uma ampla variedade de plataformas, pois a agilidade está se tornando um requisito cada vez mais importante. Líderes de infraestrutura e operações responsáveis por estratégias para dispositivos móveis e endpoints devem se apressar em direção à independência de plataformas.

Janelas de oportunidade. Pesquisa global revela cinco principais tendências de adoção e migração para o Windows 10

O Windows 10 apresenta aos clientes uma oportunidade de aplicar melhor o gerenciamento a um grupo mais amplo de casos de uso e dispositivos, incluindo tablets, smartphones e pcs. A abordagem holística de gerenciamento unificado de endpoints (EUC, Unified Endpoint Management) permite que os clientes unifiquem o gerenciamento móvel e de desktops em um único modelo.

Social Media @PCWorld