Microsoft Office 2007: vale a pena

Por Redação PC World (EUA)
12/01/2007 - 12h33 - Atualizada em 12/01/2007 - 16h38
O pacote de aplicativos da Microsoft mudou. Confira as novidades que ele traz para o seu desktop

Notícias Relacionadas

O pacote de aplicativos da Microsoft mudou. Confira as novidades que ele traz para o seu desktop

Se você acompanhou a série de upgrades sem graça do Microsoft Office nos últimos anos, então tem motivos de sobra para desconfiar da versão 2007. Contudo, ela não é só um conjunto de ajustes incrementais do pacote de aplicativos para desktop mais usado do mundo. O mercado corporativo já teve acesso ao lançamento no final de novembro e a Microsoft prometeu entregar a versão para usuários domésticos já em língua portuguesa agora em janeiro.


Mesmo sem gráficos novos, os atributos de formatação melhoraram muito

Como qualquer outro aplicativo que passe por uma mudança drástica de interface, será preciso um tempo maior para conhecer e se acostumar com as novidades. Mas o esforço compensa; este é certamente um upgrade do Office obrigatório. Neste link você pode fazer o download do pacote em inglês e usá-lo por sessenta dias para tirar suas próprias conclusões.

A PC WORLD testou esta versão e selecionou as mudanças mais radicais para esta primeira experiência com as ferramentas.

office07v2O novo design do Office 2007 pode dar uma sensação de deslocamento. Em vez de depender dos menus de texto em cascata e barras de tarefas finas, a maioria das ações no Office agora acontece numa “faixa” ou “fita”. Ela aparece onde a barra de tarefas costumava surgir e exibe atributos graficamente que mudam conforme se clica nas diferentes abas do menu.

Gaste um tempo vasculhando a aplicação para encontrar as novas localizações de opções conhecidas. Vale a pena, e você provavelmente vai encontrar ferramentas e comandos que nem sequer sabia que existiam.

A fita suporta ainda um novo atributo chamado live preview. Ao selecionar uma parte do documento, passe o mouse sobre uma opção de formatação (nova fonte, por exemplo) e verá como a seleção muda a aparência antes mesmo de aplicá-la. O atributo torna a experimentação de mudanças mais fácil e divertida (foto acima, à esquerda).

Padrão Open XML

office7v1

 Quase ilimitados, os temas estão disponíveis para qualquer documento no Office 2007

A decisão da Microsoft de usar o seu novo formato de arquivo Open XML, distinguível dos antigos formatos pela adição da letra x na extensão do arquivo (World: .docx; Excel: .xlsx; PowerPoint: .pptx), deve causar transtornos a quem não tiver as versões 2007 desses aplicativos e receber documentos produzidos a partir delas. Usuários do Office XP e do Office 2003 podem contar com um patch – 2007 Office Compatibylity Pack (download de 27 megabytes, gratuito) – que permitirá editar e salvar arquivos nestes formatos.

Infelizmente, para quem tem versões mais antigas do Office as coisas não serão tão fáceis. Ao tentar abrir um arquivo XML, o sistema operacional vai informar que não reconhece o arquivo e vai sugerir que deixe o Windows procurar on-line por um aplicativo compatível. Dessa forma, você chega até um patch, mas que tem várias limitações de funcionalidades. Mas por que a Microsoft resolveu utilizar esse formato? Basicamente, o Open XML ordena os vários componentes de um documento (conteúdo,
formato, comentários etc.) em diferentes arquivos e zipa tudo em único arquivo, muito menor.

Office online

O Word é o aplicativo usado com mais freqüência no pacote Office e suas mudanças conseqüentemente afetarão a maior parte dos usuários. Mas a velocidade de aprendizado será um fator de peso para que você descubra se as alterações realizadas oferecem melhoras de produtividade ou não. Por exemplo, a Capitular ficava intuitivamente no menu Formatar no Word 2003, mas aparece na barra de ferramentas Inserir no 2007 – coisas da Microsoft.

Uma vez que você aprende (ou descubre) onde diversos comandos foram recolocados, as coisas realmente ficam mais fáceis. A Microsoft projetou o Offi ce 2007 pensando na internet e será preciso estar online para tirar todo o proveito possível de alguns atributos do pacote. Selecione New*Blank Document (Novo*Documento em Branco) e aparecerá um painel que oferece um farto conjunto de modelos (faturamentos, flyers, cartões de negócios), a maioria localizada no Microsoft Office Online. Caso use um serviço de blog como o Blogger, é possível editar, publicar e atualizar posts diretamente do Word.

Por uma década, os usuários de Excel ficaram presos ao limite de tamanho da planilha: 65.536 linhas e 256 colunas. O Excel 2007 agora oferece 1.048.576 linhas e 16.384 colunas! Contudo, os novos limites não foram a única coisa que aumentou. Agora o Excel acomoda longos valores de textos nas células, permite fórmulas com mais camadas e ainda pode dividir os cálculos entre os múltiplos processadores numa CPU dual core (se tiver uma).

Os gráficos deram um enorme salto de qualidade, embora nenhum novo modelo tenha sido acrescentado. Novos estilos pré-preparados dão harmoniosa combinação de cores e efeitos, como sombras, contornos oblíquos e formas em três dimensões.

Apresentações com mais qualidade

office07v4De todos os aplicativos do Office 2007, o novo PowerPoint (foto à esquerda) foi o que mais se preocupou em se tornar mais acessível aos não iniciados e o que mais se aproveita da interface das faixas e suas novas ferramentas de design e suporte multimídia, que permitem a produção de apresentações bem-acabadas sem a necessidade de ser um especialista.

As melhorias gráficas do PowerPoint 2007 começam com os novos temas; sofisticados, os layouts pré-projetados são muito melhores que os modelos existentes na versão 2003, apesar de ainda não serem tão estilosos como os existentes no programa Keynote, da Apple.

Os temas incluem opções de cores pré-ajustadas para evitar que se criem apresentações ruins, mas a quantidade de combinações de cores disponíveis parece ser sem limites. Quem estiver com a sensação de estar preso pode modificar a cor e o layout de um tema e depois salvar para uso posterior. E como as seleções de temas e cores também estão disponíveis no Word e no Excel, é possível dar uma aparência consistente a todos os documentos Office 2007.

Assine a Newsletter. É rápido. É grátis.

White Papers

Sua TI está preparada para o próximo desastre?

Garantir a segurança e proteger os recursos de TI, assegurar alta disponibilidade dos dados e ter um plano para retomar as operações rapidamente no caso de desastres inesperados são prioridades para líderes de TI de empresas que pensam no futuro. Acesse este white paper e entenda como é possível evitar tempo de inatividade e garantir disponibilidade à sua empresa com DRaaS.

Uma Nova Geração do BI: confira análises self-service que seu time de negócio e de TI vão amar

Este white paper mostra como o BI Self-Service deve funcionar e os benefícios desta nova geração de BI - uma geração que oferece um ambiente abrangente e análises sofisticadas o suficiente para satisfazer seus cientistas de dados, sendo fácil de usar e acessível para usuários de negócios.

A Próxima Era da Inteligência Analítica: A Inteligência Artificial

Apresentando sete artigos, esse relatório mostra o quão diferente pode ser o uso de IA por indústrias visando atingir uma vantagem competitiva e adequar-se melhor aos seus objetivos e aos seus clientes. Acesse este relatório e confira o que a IA pode significar para os negócios e como a IA pode agregar valor para a inteligência analítica.