Conheça quatro softwares e serviços online de correção ortográfica

Por Lygia de Luca, repórter do IDG Now!
24/08/2007 - 19h27 - Atualizada em 04/09/2007 - 03h44
Eles ajudam, mas não solucionam todos os erros de um texto. Confira análise de dois serviços online e de dois softwares

Eles ajudam, mas não solucionam todos os erros de um texto. Confira análise de dois serviços online e de dois softwares

corretor150As linhas tremidas e vermelhas que sublinham as palavras consideradas incorretas em editores de textos são familiares a todos os usuários.

Algumas correções questionam o que está correto, outras chamam a atenção para erros ortográficos verdadeiros e ainda há a possibilidade de erros banais serem ignorados.

Para os que não se satisfazem com os corretores oferecidos pelos tradicionais editores de texto, há mais opções de aplicativos e corretores online no mercado.

Aplicamos o texto a seguir, com 20 erros ortográficos, em quatro softwares e serviços disponíveis na web, para analisar como os mesmos se comportam.

“Fábio de Lima Almeida, sem excessão, intermedia todos os negócios em sua empresa. Entre suas desizões, precisa punir dehonestidade e os euq inflingem leis. Auqele geito especial que Almeida possue lhe garantiu rapida assenção. O executivo diz que, na infância, enquanto brincava, expontaneamente, com capitões de madeira, não paçava desapercebido. A frequensia com que se subimete às tranzissões do seu umor biopolar lhe confere uma aparência um tanto quanto esquisofrênica.”

É importante lembrar que a reforma ortográfica da língua portuguesa será válida a partir de 2008, e o vocabulário brasileiro será afetado de 0,5% a 2%. Fique atento às mudanças para atualizar seus aplicativos.

Revisor
Este corretor online gratuito destaca em vermelho todas as palavras que possuem erros ortográficos. Ao clicar na palavra grifada, o usuário recebe opções de correção e pode ainda acrescentar alguma palavra caso ela não conste entre as disponíveis.

O Revisor é eficiente na identificação das palavras com erro ortográfico - destacou as 20. Para “tranzissões”, ele apresentou apenas uma opção para corrigir a ortografia - contudo, usou o sentido errado e mostrou “transmissões”, quando o correto seria “transições”.

No caso de “esquisofrênica”, ele corrigiu para “esquizofrenica” - se esquecendo do acento. Já com “paçava”, não havia “passava” entre as opções, que eram: passa, caçava, laçava, maçava, pagava.

Flip On-line
O Flip On-line apresenta grande variedade de opções para corrigir as palavras nas quais encontra erros. O corretor não se esqueceu de nenhum erro ortográfico do texto.

As opções de correção são mostradas ao passar o mouse pela palavra considerada errada. O usuário pode escolher ignorar, ignorar todas, cancelar e alterar.

O último comando, quando acionado, pede que o usuário digite a palavra correta - que pode ser uma das opções apresentadas ou não.

É curioso que, além das correções óbvias, o Flip On-line ainda apresenta alguns absurdos, como a opção de “unhar” para “umor” ou “reizões” para “desizões”.

Novo Corretor Aurélio
O software da Positivo Informática (79,90 reais) adiciona um menu chamado “Corretor” em qualquer versão do Word, da Microsoft. O utilitário - e outros da linha Office - apresentará, então, as sugestões de ortografia do Corretor Aurélio.

O programa ainda possui o editor de textos FliPed, destinado a usuários de outros softwares ou que desejam corrigir o texto de um e-mail ou outra aplicação.

Quando um texto é inserido no FliPed, este grifa imediatamente todas as palavras e sugere diversas formas à maioria - mesmo as que possuem grafia correta, o que deixa a interface um pouco confusa.

No caso das palavras com erro ortográfico, o Aurélio apresenta um bom número de opções para correção - tanto as que fazem sentido quanto as mais distantes do significado contextual.

Embora seja eficiente, o “euq”, que é um “que” embaralhado, foi identificado no FliPed como errado, mas não foi apresentada a palavra correta para ser inserida, apenas “EUA”, “rua”, “sua” e outras.

Enquanto nas opções para “possue” o corretor mostrou em primeiro lugar da lista o correto “possui”, para “assenção” a primeira alternativa apresentada foi “assunção” e, entre as oito opções da lista, o usuário precisa ir até a penúltima para achar a correta.

Um recurso interessante é o “adicionar ao dicionário” - que pode ser útil para que palavras, termos ou abreviaturas sejam reconhecidos pelo corretor, poupando tempo no futuro para “ignorar” as correções equivocadas.

O Novo Corretor Aurélio também corrige erros gramaticais, tem dicionário de sinônimos e dicionários temáticos (com termos específicos de diversas áreas).

Redação Língua Portuguesa
O conjunto de ferramentas da Itautec, Redação Língua Portuguesa (RLP) - 89,90 reais - inclui um revisor para o Word, um para o Outlook e o processador de textos Redator.

Além de corrigir a ortografia textual, o programa oferece correção gramatical, acentuação de palavras, conjugação de verbos, consulta a palavras semelhantes, dicionários temáticos e de tradução, literatura brasileira e normas para trabalhos acadêmicos.

O software Redator detectou apenas 18 erros - quando o total são 20. Entre os encontrados, ele não ofereceu sugestão de ortografia para a palavra “tranzissões”, “desizões” e “euq”.

As grafias que o programa assumiu como corretas foram “geito” e “biopolar”.

Correção sem sentido
Mas tome cuidado, pois caso seu texto seja corrigido de acordo com as opções sem sentido dos corretores, o resultado seria no mínimo estranho:

"Fábio se Linha Almexia, cem encheção, intercedia rodos os negociou em zua impeça. Entre suas demissões, precisa polir de honestidade e os euq indignem Elis. Ajoelhe grito especial que Almeida poste lho garantiu rapada isenção. O executivo diz que, má infância, enquanto brincava, espontaneamente, com capetões de maceira, não laçava desapercebido. A freguesia com que se subiste às transecções do seu umbro bipolar lhe conferem uma aparência um tanto quanto esquizofrênicas."

Segue a versão correta:
"Fábio de Lima Almeida, sem exceção, intermedeia todos os negócios em sua empresa. Entre suas decisões, precisa punir desonestidade e os que infringem leis. Aquele jeito especial que Almeida possui lhe garantiu rápida ascensão. O executivo diz que, na infância, enquanto brincava, espontaneamente, com capitães de madeira, não passava despercebido. A freqüência com que se submete às transições do seu humor bipolar lhe confere uma aparência um tanto quanto esquizofrênica."

Assine a Newsletter. É rápido. É grátis.

White Papers

Tendências em criptografia e gestão de chaves: Brasil

Grandes violações e ataques cibernéticos fizeram crescer a urgência das empresas em aprimorar sua postura de segurança. Diante deste cenário, a pesquisa conduzida pelo Ponemon Institute examinou o uso da criptografia como estratégia de segurança dos dados da empresa e qual o impacto dessa tecnologia na postura de segurança.

A Transformação Digital depende do gerenciamento de dados corporativos

Os dados são ativos valiosos para as corporações e imprescindíveis para manter sua competitividade no mercado. Conhecer estes dados e transformá-los em informação estratégica para o seu negócio é fundamental para gerar vantagem competitiva, manter e conquistar novos clientes. Mas como ver, controlar ou regular seus dados? Acesse este white paper para conferir os principais desafios enfrentados pelas organizações diante de seu grande volume de dados corporativos e como torná-los em ativos estratégicos.

10 principais tendências de Business Intelligence para 2017