Como assistir à TV digital no PC

Fernando Petracioli, especial para PC WORLD
11/04/2008 - 19h35 - Atualizada em 15/04/2008 - 00h40
Quem ainda não aderiu à tecnologia da TV digital no TV de sua casa, pode fazê-lo em seu PC.

dest_150bVocê ainda está achando muito caro o conversor (set-top box, que pode variar entre cerca de 600 e 900 reais) para poder obter o sinal digital na sua televisão de casa? Saiba que, gastando menos, você pode levar a TV digital para seu computador. Neste caso, o que é utilizado é o padrão 1-seg.

O nome deriva do fato de que o padrão japonês, adotado no Brasil, divide o espectro de um canal digital em 13 segmentos. O que acontece é que 12 deles foram dedicados exclusivamente para o a HDTV, e este último que restou serve para os dispositivos móveis, como celulares e pocket TVs.

> Galeria: 9 modelos de receptores de TV digital (USB e portáteis)

Os computadores também se aproveitam desse último segmento. Mas, é preciso deixar claro um detalhe. Este último segmento, justamente por se dedicar a aparelhos móveis – logo, menores – tem uma peculiaridade. Trabalham em resolução de apenas 320 x 240.

Outros destaques da PC World:
> Veja receptores portáteis para TV digital
> 3G: conheça alguns modelos de celulares e smartphones
> Conheça os 6 notebooks mais leves do mundo
> Confira 28 teclados com designs muito particulares
> 10 computadores tunados que você precisa conhecer
> Veja o que designers estão criando para ser os computadores do futuro

Assim, a tela que você irá visualizar terá este tamanho, bem reduzido se comparado a um televisor, ou mesmo ao monitor de um PC. Você pode até ampliar manualmente a tela do software no seu computador, mas nesse caso haverá a pixelização da imagem, isto é, considerável perda de qualidade, pois a resolução do conteúdo continuará o mesmo.

Instalar o receptor de sinal digital no seu PC é bem fácil: eles usam conexão USB. Assim, é só espetá-los na porta disponível para que haja o reconhecimento do hardware. Insira o CD que acompanhou o dispositivo para instalar o driver necessário e o software para visualizar a programação – ele é como um tocador de vídeo.


Dentre as funcionalidades comuns entre esses softwares, estão a troca de canal pelo próprio mouse, a opção de gravar o conteúdo e a consulta da grade de programação dos canais – desde que fornecida pelas próprias emissoras. O preço desses dispositivos também não varia muito. O Gradiente DTV-PC300, por exemplo, custa 399 reais, e o modelo da Leadership – 0091 sai por 369 reais.

dest_150Leve a TV digital no bolso
Se você acha que sintonizar o sinal da TV digital no PC ou notebook já é uma coisa bacana, que tal poder fazer isso sem precisar do PC? É o que se consegue com os sintonizadores portáteis.

Esse pequenos aparelhos medem cerca de 10 cm de largura e pesam menos de 130g. Ou seja, são pequenos e leves para ser levados para qualquer lugar.

Os dois modelos que disponíveis no Brasil - o Gradiente DTV-500 e o Telesystems Pocket TV - têm excelente recepção do sinal, mesmo em ambientes fechados. Em deslocamentos, porém, o sinal às vezes é perdido. Ambos vêm com recarregador e fones de ouvido estéreo.

> Galeria: 9 modelos de receptores de TV digital (USB e portáteis)

Outros destaques da PC World:
> Guia para produzir, editar e publicar vídeos no YouTube
> Fãs de games e Apple agora têm canais exclusivos na PC World
> Aprenda a editar vídeos o iMovie
> Cinco séries de TV que detonam também nos games


Assine a Newsletter. É rápido. É grátis.

White Papers

Sua TI está preparada para o próximo desastre?

Garantir a segurança e proteger os recursos de TI, assegurar alta disponibilidade dos dados e ter um plano para retomar as operações rapidamente no caso de desastres inesperados são prioridades para líderes de TI de empresas que pensam no futuro. Acesse este white paper e entenda como é possível evitar tempo de inatividade e garantir disponibilidade à sua empresa com DRaaS.

Uma Nova Geração do BI: confira análises self-service que seu time de negócio e de TI vão amar

Este white paper mostra como o BI Self-Service deve funcionar e os benefícios desta nova geração de BI - uma geração que oferece um ambiente abrangente e análises sofisticadas o suficiente para satisfazer seus cientistas de dados, sendo fácil de usar e acessível para usuários de negócios.

A Próxima Era da Inteligência Analítica: A Inteligência Artificial

Apresentando sete artigos, esse relatório mostra o quão diferente pode ser o uso de IA por indústrias visando atingir uma vantagem competitiva e adequar-se melhor aos seus objetivos e aos seus clientes. Acesse este relatório e confira o que a IA pode significar para os negócios e como a IA pode agregar valor para a inteligência analítica.