Itautec Infoway N8330 é potente, mas faltou capricho no design

René Ribeiro, da PC WORLD
21 de setembro de 2009 às 11h42
Ultrafino, ele tem configuração atual, recursos de segurança e bom desempenho. Mas acabamento lembra notebooks de segunda linha.

Na categoria de notebooks ultrafinos, a Itautec acaba de lançar o Infoway N8330, que tem tela de 12,1 polegadas e 1,9 quilo de peso. Apesar das dimensões - são 30,3 centímetros de largura por 23,1 cm de profundidade e três cm de espessura (quando fechado) - é importante não confundi-lo com netbooks, que trazem uma configuração mais modesta.

O N8330 usa processador Core 2 Duo T6400, de 2 GHz, 4 GB de memória RAM padrão DDR2 800, HD de 320 GB, chipset GM45 e chip gráfico GMA4500 MHD, ambos da Intel. A conectividade fica por conta da rede Ethernet padrão Gigabit e rede sem fio padrão 802.11b/g/n, com circuito da Intel Wi-Fi Link 5100, além do Bluetooth. O sistema operacional é o Windows Vista Home Premium.

Há também recursos de segurança, como o TPM, um chip que permite atribuir senha ao disco rígido. Assim, o disco só pode ser lido no N8330. Isso é ótimo em caso de roubo. Ainda no quesito segurança, o portátil da Itautec vem com leitor de impressões digitais, para segurança biométrica.

Conexões
Na lateral direita do N8330 fica o conector do carregador de bateria, uma saída HDMI, duas portas USBs e o conector para modem de linha telefônica. Há também uma entrada para cartão ExpressCard 54, para expansões e um leitor de cartões de memória flash, que aceita os padrões SD, MMC e MS.

Na frente, encontramos conectores para fone de ouvidos e microfone e, na lateral esquerda do portátil está o gravador de DVDs/CDs, uma saída VGA e o conector para rede Ethernet. Acima do monitor LCD localiza-se uma webcam de 2 megapixels.

itautec_n8330_350px.jpg

Infoway N8330: processamento poderoso e com peso de 1,9kg

Análise e desempenho
O bom processador e a generosa quantidade de memória RAM contribuem para o bom desempenho do N8330 e a Itautec teve o cuidado de entregar este Infoway já com circuito Wi-Fi com o protocolo mais atual, o padrão 802.11n.

O conjunto gráfico também se destaca: um chip gráfico muito bom para tratar imagens e executar vídeos em alta definição, combinado à resolução do LCD 1280 por 800 pontos, oferecem um resultado excelente. Se usarmos a saída HDMI para ligar em outro monitor, essa resolução sobe para até 1600 por 1200 pontos, o que dá o tamanho de um monitor de 22 polegadas.

Entretanto, tal desempenho não é generalizado e com este sistema não é possível jogar os últimos lançamentos em games. Isso por que esses jogos possuem gráficos sofisticados que requerem chips específicos, como os da nVidia ou AMD/ATI. Mas o N8330 manda bem quando o assunto é multitarefa e aplicativos mais exigentes por hardware.

O portátil suportou softwares como Photoshop CS4 atuando em conjunto com aplicações de escritório: Word, Excel e PowerPoint. Com todos abertos também acessamos internet, alternamos entre as tarefas, sem travamentos ou paradas momentâneas.

Leia também:
>> Conheça o Infoway N8635, o notebook para gamers da Itautec
>> Novo portátil T400s, da Lenovo, alia mobilidade a desempenho
>> Meganote Black C2B surpreende apesar de usar chip gráfico comum

No quesito autonomia, a bateria do N8330 suportou duas horas e 16 minutos desconectada da tomada, usando brilho do LCD pela metade, fazendo acesso à internet sem fio e utilizamos aplicativos de escritório. As configurações de proteção de tela e hibernação estavam desligadas.

Para um computador portátil voltado à mobilidade, seria interessante que a bateria durasse um pouco mais.

O acabamento interno é apenas funcional, sem nada que chame a atenção no design, a não ser sua tampa, na cor preta brilhante. O teclado é confortável, com teclas de atalho para desligar a rede Wi-Fi e Bluetooth.

O N8330 mostrou ser muito funcional, com opções de segurança para quem precisa guardar dados da empresa, por exemplo. O desempenho também foi ótimo em multitarefa e com aplicações mais pesadas. O preço, de 2.949 reais pode não ser tão atraente, mas está dentro da faixa dos ultraportáteis de 12 polegadas com processamento veloz.

Infoway N8330

PRÓ

Bom poder de processamento
Saída de vídeo de alta definição (1080 linhas)

CONTRA

Bateria poderia durar mais, já que é um modelo com tela de 12 polegdas

  • Nota da
    MacWorld:8.0

Fabricante: Itautec

Preço: R$ 2.949,00

COMPARE PREÇOS

Assine a Newsletter. É rápido. É grátis.

White Papers

Alcance a inovação que sua empresa precisa com a computação em nuvem

Empreendimentos realmente transformadores demandam softwares eficientes e modernos. Por isso a computação em nuvem já vem sendo adotada por inúmeras empresas de diversos segmentos e diferentes portes. Novas abordagens para o desenvolvimento de softwares são necessárias para superar desafios. Para encarar esta jornada com sucesso, acesse este guia.

Mapa estratégico de 2017 para dispositivos móveis e endpoints

Uma estratégia de endpoint deve se alinhar com as metas do negócio e apoiar o acesso de uma ampla variedade de plataformas, pois a agilidade está se tornando um requisito cada vez mais importante. Líderes de infraestrutura e operações responsáveis por estratégias para dispositivos móveis e endpoints devem se apressar em direção à independência de plataformas.

Janelas de oportunidade. Pesquisa global revela cinco principais tendências de adoção e migração para o Windows 10

O Windows 10 apresenta aos clientes uma oportunidade de aplicar melhor o gerenciamento a um grupo mais amplo de casos de uso e dispositivos, incluindo tablets, smartphones e pcs. A abordagem holística de gerenciamento unificado de endpoints (EUC, Unified Endpoint Management) permite que os clientes unifiquem o gerenciamento móvel e de desktops em um único modelo.

Social Media @PCWorld