Domine as redes Wi-Fi com o Wifi Analyzer

Andrew King, da PC World EUA
08/09/2010 - 13h44 - Atualizada em 08/09/2010 - 13h45
Ferramenta para smartphones Android é útil tanto para diagnosticar problemas em sua rede doméstica quando para encontrar redes abertas longe de casa.

O Wifi Analyzer, da Farproc (gratuito no Android Market), não é um programa para qualquer usuário Android, mas nas mãos certas pode ser bastante útil. À primeira vista o programa pode ser bastante intimidador - de fato, aposto que ele foi feito para detectar problemas em redes sem fio em provedores de internet. Mas com um pouco de paciência, mesmo o “cidadão comum” pode encontrar bons usos para ele.

A tela principal do aplicativo mostra em um gráfico a intensidade do sinal de sua conexão wireless. E embora eu não tenha a mínima idéia do que “-100 to -40 dBm” significa, sei que cinza é algo ruim, verde geralmente é algo bom e que na maioria das culturas uma agulha apontando para a direita também é uma coisa boa.

Deslizando a tela para a direita, o aplicativo mostra as várias redes Wi-Fi disponíveis na região, bem como seus SSIDs, intensidade de sinal e - mais importante - se estão fechadas. Um recurso legal nesta tela é que se você clicar em uma rede aberta, poderá se conectar a ela diretamente do aplicativo, desde que tenha instalado também um aplicativo auxiliar chamado Wifi Connecter Library (também gratuito no Market).

wifi-analyzer.jpg

Wifi Analyzer mostra as redes disponíveis e quais canais elas ocupam

A tela seguinte pede que você defina um AP (ponto de acesso) e mostra os canais e intensidade de sinal relacionada. Outra tela mostra um gráfico de linha colorido detalhando a intensidade de sinal de todas as redes ao seu redor, e uma última tela mostra quais redes estão usando quais canais. 

Mesmo em meio a esta selva de jargão técnico e gráficos complexos, eu encontrei alguns ótimos usos para este aplicativo. Por exemplo, dá para usá-lo para identificar “zonas mortas” em sua rede sem fio doméstica, locais da casa onde você não deve colocar seu computador porque não há sinal.Também é possível determinar quais canais estão congestionados e ajustar sua rede doméstica para um canal mais livre. Por exemplo, descobri que por algum motivo todas as redes vizinhas estão nos canais 6  ou 11.

Por fim, se você viaja bastante, este aplicativo lhe dá uma forma fácil de determinar se você está próximo de uma rede aberta. Com ele você não precisa tirar o notebook da mala no saguão do hotel só para descobrir que a única rede disponível exige pagamento para o acesso.

O Wifi Analyzer não é para qualquer um. Mas como uma ferramenta na configuração de uma rede doméstica ou um companheiro de viagem, este aplicativo vai lhe poupar muito tempo.

Assine a Newsletter. É rápido. É grátis.

White Papers

Alcance a inovação que sua empresa precisa com a computação em nuvem

Empreendimentos realmente transformadores demandam softwares eficientes e modernos. Por isso a computação em nuvem já vem sendo adotada por inúmeras empresas de diversos segmentos e diferentes portes. Novas abordagens para o desenvolvimento de softwares são necessárias para superar desafios. Para encarar esta jornada com sucesso, acesse este guia.

Mapa estratégico de 2017 para dispositivos móveis e endpoints

Uma estratégia de endpoint deve se alinhar com as metas do negócio e apoiar o acesso de uma ampla variedade de plataformas, pois a agilidade está se tornando um requisito cada vez mais importante. Líderes de infraestrutura e operações responsáveis por estratégias para dispositivos móveis e endpoints devem se apressar em direção à independência de plataformas.

Janelas de oportunidade. Pesquisa global revela cinco principais tendências de adoção e migração para o Windows 10

O Windows 10 apresenta aos clientes uma oportunidade de aplicar melhor o gerenciamento a um grupo mais amplo de casos de uso e dispositivos, incluindo tablets, smartphones e pcs. A abordagem holística de gerenciamento unificado de endpoints (EUC, Unified Endpoint Management) permite que os clientes unifiquem o gerenciamento móvel e de desktops em um único modelo.