Netbook Sony VAIO M120AB tem bom desempenho

René Ribeiro, da PC WORLD
04 de novembro de 2010 às 07h00
Portátil vem equipado com o processador mais rápido de sua categoria e bateria com fôlego para mais de 4 horas de uso.

Com linhas suaves e discretas e gabinete na cor grafite, o netbook Sony Vaio VPC-M120AB passa já à primeira vista a sensação de qualidade tradicionalmente associada à marca. A tela de 10,1 polegadas tem resolução de 1024 por 600 piexls e traz a tradicional webcam de 1,3 megapixels na borda superior. Mas ao abrir o netbook, é o teclado prateado que chama a atenção.

Não apenas pela cor das teclas, mas pelo formato. O teclado deste netbook não segue o atual estilo "chiclete", com teclas monolíticas e espaçadas. As teclas desse modelo são similares às de notebooks mais antigos, com bordas baixas e formato "piramidal" que acabam reduzindo a área útil de digitação.

Em compensação, o M120AB vem com um processador Intel Atom N470, de 1,83 GHz. Esse processador tem desempenho um pouco superior ao de seu antecessor, o N450, que trabalha a 1,66 GHz. O Atom N470 consome um pouco mais de energia, porém o desempenho extra torna o uso da máquina no dia-a-dia mais confortável.

vaio-m120ab-frente-350.jpg

Netbook Vaio M120AB: processador Atom de 1,83 GHz

A memória é de 2 GB, padrão DDR2-800, o disco rígido tem capacidade de 320 GB e vem com Windows 7 Starter instalado. O chip gráfico é o Intel Graphics Media Accelerator 3150, integrado ao processador. Na parte de rede há uma interface Wi-Fi no padrão 802.11n e interface de rede cabeada no padrão Fast-Ethernet (10|100 Mb/s).

Também há três portas USB 2.0, saída VGA, conector para rede Ethernet e leitor de cartões de memória flash, nos formatos Memory Stick e SD. Na parte frontal estão os conectores para fone de ouvido e microfone, o botão para habilitar/desabilitar a rede Wi-Fi e o botão liga/desliga, além dos leds indicadores de acesso a disco e rede.

vaio-m120ab-tampa-350.jpg

Sony manteve o padrão do design sóbrio

Testes
Netbooks não são máquinas de alto desempenho, mas o Vaio M120AB dá conta do recado seja no uso de softwares de produtividade, como o Microsoft Office, seja no acesso à web (via Wi-Fi ou por cabo), sem que o usuário sofra com travamentos ou lentidão.

Para ter uma referência de desempenho fizemos um teste que exige bastante do processador de qualquer PC, que é a conversão de arquivos de vídeo. Utilizamos para isso o software Handbrake e um vídeo de dez minutos de duração, em formato AVI e 720 linhas de definição, que foi convertido para o formato do iPhone.

vaio-m120ab-teclado-350.jpg

Teclas fogem do padrão da Sony e deixam os dedos 'espremidos'

O processo levou 15 minutos e 28 segundos para ser realizado. O netbook Samsung N315, da Samsung, que utiliza o processador Atom N450 (o antecessor do N470), obteve, nesse mesmo teste, o tempo de 17 minutos e 36 segundos.

A vantagem foi pouca, mas é preciso lembrar que esse vídeo tem apenas 10 minutos de duração. No caso da conversão um vídeo de duas horas, ganharíamos 24 minutos e 16 segundos no processo.

vaio-m120ab-conect-350.jpg

Conectores do Vaio M120AB

Autonomia da bateria
Testamos o Vaio M120AB com o software Battery Eater e ele levou cinco horas e 32 minutos para drenar a bateria no perfil de uso leve. Em uso pesado, que exige mais tanto o processador quanto do chip de vídeo, a autonomia foi de três horas e 42 minutos. Em um teste prático, utilizando o netbook para digitar textos, acessar internet via Wi-Fi (intensivamente) e editar imagens, a bateria levou quatro horas e 11 minutos para descarregar.

É um tempo bem razoável considerando que a bateria tem apenas quatro células. Uma vantagem da bateria de quatro células é que o design do netbook fica uniforme, sendo mais confortável para carregar nas mãos ou acomodar na mochila. Além disso, o peso de uma bateria de quatro células é menor do que uma bateria de seis células, por exemplo.

Conclusão

O netbook Vaio M120AB apresenta qualidade no acabamento e traz um processador Atom que trabalha a uma frequência nunca antes alcançada por um processador para netbooks. Isso resulta em melhor desempenho para carregar programas e utilizar o netbook sem grandes esperas.

A mudança do padrão de teclado utilizado pela Sony foi uma surpresa, pois as teclas com bordas chanfradas diminuem a área útil para digitar, o que torna-se um fator decisivo para cansar as mãos mais rapidamente. A bateria apresentou boa autonomia, dentro da média do que se espera de um netbook.

Netbook Vaio M120AB

PRÓ

Design elegante e robusto.
Bom poder de processamento para um netbook.

CONTRA

Teclas muito próximas deixam os dedos 'espremidos'. (ruim para longos períodos de digitação)

Fabricante: Sony

Preço: R$ 1.599,00

Assine a Newsletter. É rápido. É grátis.

White Papers

Alcance a inovação que sua empresa precisa com a computação em nuvem

Empreendimentos realmente transformadores demandam softwares eficientes e modernos. Por isso a computação em nuvem já vem sendo adotada por inúmeras empresas de diversos segmentos e diferentes portes. Novas abordagens para o desenvolvimento de softwares são necessárias para superar desafios. Para encarar esta jornada com sucesso, acesse este guia.

Mapa estratégico de 2017 para dispositivos móveis e endpoints

Uma estratégia de endpoint deve se alinhar com as metas do negócio e apoiar o acesso de uma ampla variedade de plataformas, pois a agilidade está se tornando um requisito cada vez mais importante. Líderes de infraestrutura e operações responsáveis por estratégias para dispositivos móveis e endpoints devem se apressar em direção à independência de plataformas.

Janelas de oportunidade. Pesquisa global revela cinco principais tendências de adoção e migração para o Windows 10

O Windows 10 apresenta aos clientes uma oportunidade de aplicar melhor o gerenciamento a um grupo mais amplo de casos de uso e dispositivos, incluindo tablets, smartphones e pcs. A abordagem holística de gerenciamento unificado de endpoints (EUC, Unified Endpoint Management) permite que os clientes unifiquem o gerenciamento móvel e de desktops em um único modelo.

Social Media @PCWorld