Beta do VLC para Windows 8 já é melhor que o player nativo do sistema

Ian Paul, PCWorld EUA
17 de março de 2014 às 07h00
Ainda em desenvolvimento, player já tem suporte a legendas e inúmeros formatos de vídeo, mas ainda faltam recursos como o suporte a DVDs e a estabilidade pode melhorar.

Um dos grandes pontos negativos na nova interface do Windows 8 é que seu player de vídeo nativo é terrível. Mas finalmente está surgindo no horizonte um substituto digno de nota: o há muito aguardado VLC for Windows 8.

O popular player produzido pela Organização VideoLAN, famoso por reproduzir praticamente qualquer tipo de arquivo de mídia, já está disponível na Windows Store. Mas a versão atual é um beta, e apenas para aparelhos com processadores baseados na arquitetura x86. Ou seja, usuários de tablet Windows RT com processadores ARM (como o Surface RT e Surface 2) por enquanto ficam de fora. Segundo Jean-Baptiste Kempf, presidente da organização, a equipe quer desenvolver uma versão para aparelhos com o Windows RT, mas por enquanto luta com alguns problemas técnicos.

Leia também
Aprenda a usar o VLC, o melhor Media Player para Windows

VLC_Win8_Filme-580px
O VLC for Windows 8 tem suporte a vários formatos de vídeo, e até mesmo a legendas externas

Em meu curto período de textes com o novo app do VLC já pude notar que ele supera em desempenho o app nativo do Windows 8. Com suporte a uma enorme gama de formatos de áudio e vídeo, o VLC for Windows 8 já tem recursos suficientes para deixar felizes a maioria dos usuários que tenham necessidades básicas. 

Havia rumores de que o VLC para Windows 8 não tria suporte a legendas, mas isso não é verdade. Consegui tocar um vídeo, com legendas externas no formato SRT, sem problema algum. Um grande problema que sempre tive com o app de vídeo do Windows 8 é que frequentemente o áudio e o vídeo saem de sincronia. Mas com o VLC não tive problema algum.

Quando você abre o VLC for Windows 8 pela primeira vez vê uma típica interface moderna cheia de blocos que representam os arquivos de áudio e vídeo, além de links que permitem o acesso a diferentes seções do app. 

VLC_Win8_Main-580px
A interface inicial da nova versão do VLC é típica de um aplicativo Windows 8

A tela inicial não rola horizontalmente como na maiora dos apps para o Windows 8, e você precisa usar os links para acessar as várias seções do app, como vídeo, música, armazenamento externo e servidores de mídia. As seções Vídeo e Música mostram conteúdo indexado a partir dos arquivos e pastas em seu PC.

Se você tem arquivos de vídeo que não foram encontrados pelo VLC, precisará buscar ou navegar até eles usando os ícones no canto superior direito do app. O VLC fez um bom trabalho indexando meus arquivos, mas não achou tudo e cometeu alguns erros, como incluir um arquivo ISO com uma distribuição Linux entre meus vídeos. Mas é algo compreensível, já que arquivos ISO também podem conter vídeo.

O VLC também irá encontrar arquivos em praticamente qualquer dispositivo de armazenamento USB conectado ao computador. O que ele não pode fazer é tocar DVD. Segundo Kempf, parte do problema é que a “caixa de areia” na interface moderna do Windows 8 não permite o acesso direto à unidade de DVD, mesmo em modo apenas para leitura. Ou seja, por enquanto DVDs são algo fora de alcance para o VLC for Windows 8.

vlc-windows-8-music-100250455-large
Além de vídeo, o VLC for Windows 8 também toca músicas

Deslizes no Beta

Em comparação à flexível versão para desktop, o VLC for Windows 8 quase não tem opções que possam ser ajustas pelo usuário. Não há nada debaixo do botão Configurações, nem coisas escondidas em um menu contextual com o botão direito.

Kempf disse que a equipe planeja oferecer mais recursos no futuro, mas que por enquanto a equipe não tem visto muitos motivos para adicionar muitas opções. Mas depois do feedback dos usuários nesta versão beta, acredito que isso irá mudar.

Nos reviews na Windows Store, alguns usuários reclamam que o app fecha sozinho com frequência. Eu também experimentei alguns “crashes”, uma vez quando tentei acessar arquivos em um DVD, e outra sem motivo aparente que apagou o catálogo de músicas, me forçando a procurar manualmente por elas.

Mas este comportamento é esperado em uma versão Beta, um termo que significa “em desenvolvimento”. Fora isso, o app funcionou muito bem em um notebook Lenovo ThinkPad X220 rodando o Windows 8.1.

Assine a Newsletter. É rápido. É grátis.