Novo design da Loja no Windows 8.1 torna mais fácil encontrar bons apps

Ian Paul, PCWorld EUA
15 de maio de 2014 às 07h00
Apps universais, descontos mais claros e coleções de apps agrupadas sob um tema, além de uma navegação simplificada, são as principais novidades.

A Microsoft colocou no ar nesta semana uma nova versão da Loja do Windows 8.1, feita para tornar mais fácil descobrir novos apps. A atualização coloca apps notáveis em destaque e torna mais fácil navegar pelas listas de apps mais populares, com uma barra de navegação persistente no topo da tela.

Mas a atualização faz mais do que simplesmente melhorar a muito criticada capacidade de descobrir apps na Loja. Também é uma admissão implícita de que o velho design, focado em links de texto e muita rolagem horizontal até chegar a itens de interesse, simplesmente não estava funcionando.

Quando a loja estreou como parte do beta do Windows 8, em 2011, a Microsoft alegou que ela havia sido “projetada para a descoberta”. “Garantir a visibilidade dos apps e a eficiência e fluidez do processo de descoberta se tornou a pedra fundamental do design de nossa loja”, disse a empresa na época.

É verdade que o design da loja evoluiu ao longo dos últimos três anos, mas os elementos básicos centrados em texto permaneceram como a pedra fundamental do serviço. Até agora. Vamos ver o que há de novo na Loja do Windows 8.1.

Barra de navegação persistente

A mudança mais óbvia é a nova barra de navegação no topo da tela, com opções para Página Inicial, Topo das paradas, Categorias, Coleções e Conta.

Win81_NovaLoja_Categorias-580px

O botão Página Inicial (no canto superior direito da tela) é uma mudança bem-vinda. No velho design, a forma mais óbvia de retornar à página inicial da loja era clicar repetidamente no botão Voltar. Não era a unica forma de voltar ao início, mas era a mais óbvia.

Clicar em Topo das paradas, Coleções ou Conta abre um menu suspenso que permite navegar mais profundamente na loja com apenas um clique. Mas a Microsoft decidiu quebrar este design com o botão Coleções: em vez de um menu como nos outros, ele leva a uma página separada dentro da loja.

O que são as coleções? Boa pergunta...

Coleções

As Coleções são conjuntos de apps agrupados sob um tema comum, selecionados pela equipe da Loja do Windows. Há coleções de apps de notícias, educação, para crianças e jogos, por exemplo, e uma coleção “Começando a usar” com apps populares que a maioria dos usuários provavelmente irá querer instalar, como o Adobe Photoshop Express, Facebook, Netflix, Skype e Twitter. E algumas coleções também são destacadas na página inicial da Loja.

Win81_NovaLoja_Inicial-580px
Página inicial da loja inclui uma seção com apps em destaque

Mas você não irá encontrar uma coleção com recomendações personalizadas para você. Elas existem, mas ficam em Topo das paradas / Sugestões.

Apps em destaque e descontos

Com a nova versão da Loja a Microsoft trouxe de volta uma seção com apps em destaque e a chamou de… Destaques. Esta é uma das primeiras seções que você você verá na página inicial da Loja. Mas este é um dos poucos lugares onde você verá a seção Destaques, já que ela não é parte dos menus Topo das paradas, Categorias ou Coleções.

A Microsoft diz que você também verá apps em destaque nas páginas das categorias, mas até o momento em que este artigo foi escrito elas estavam presentes apenas na página inicial da Loja e dentro da categoria jogos. A empresa irá mostrar comparações de preços de apps em desconto, com o preço original tachado em vermelho (ex: R$ 19,90) seguido pelo preço na promoção. Estes recurso ainda não está ativo, mas irá entrar em operação nos próximos dias.

Compre uma vez, baixe em vários lugares

Apps “universais” também estão disponíveis na Loja do Windows. Já tínhamos visto o jogo Halo: Spartan Assault sendo oferecido neste modelo em Abril, mas agora ele é oficial. Estes apps permitem que os desenvolvedores interliguem seus apps para o Windows e Windows Phone. Desta forma você pode pagar por um app uma vez, em uma plataforma Windows, e baixá-lo de graça na outra.

Win81_NovaLoja_Universal-488px
O ícone destacado em vermelho indica que um app é universal

Mas não há uma indicação clara de que um app é universal. Cabe ao usuário observar com atenção a descrição na página do app: os universais tem um pequeno ícone com um tablet e um smartphone ao lado do preço, como mostrado acima.

A nova Loja do Windows está sendo distribuída via Windows Update como parte da “Terça-Feira dos Patches” (Patch Tuesday), quando a Microsoft lança correções de segurança e novos recursos para seus sistemas. Se ela ainda não apareceu em seu computador, você pode baixá-la usando o Windows Update.

Assine a Newsletter. É rápido. É grátis.

White Papers

Tendências em criptografia e gestão de chaves: Brasil

Grandes violações e ataques cibernéticos fizeram crescer a urgência das empresas em aprimorar sua postura de segurança. Diante deste cenário, a pesquisa conduzida pelo Ponemon Institute examinou o uso da criptografia como estratégia de segurança dos dados da empresa e qual o impacto dessa tecnologia na postura de segurança.

A Transformação Digital depende do gerenciamento de dados corporativos

Os dados são ativos valiosos para as corporações e imprescindíveis para manter sua competitividade no mercado. Conhecer estes dados e transformá-los em informação estratégica para o seu negócio é fundamental para gerar vantagem competitiva, manter e conquistar novos clientes. Mas como ver, controlar ou regular seus dados? Acesse este white paper para conferir os principais desafios enfrentados pelas organizações diante de seu grande volume de dados corporativos e como torná-los em ativos estratégicos.

10 principais tendências de Business Intelligence para 2017