Rock in Rio oferece transmissões com realidade virtual e áudio 3D

Experiência imersiva conta com som 3D e imagens em 360 graus

Foto: Shutterstock
http://pcworld.com.br/rock-in-rio-oferece-transmissoes-com-realidade-virtual-e-audio-3d/
Clique para copiar

O Rock in Rio começou na última sexta-feira (27) e a Globo está fornecendo uma experiência imersiva aos fãs de música presentes na Cidade do Rock. Quem passa pelo estande da emissora e do Globoplay, que é aberto ao público, pode assistir aos shows do Palco Mundo, o principal do evento, com som 3D e imagens em 360 graus.

“A experiência de áudio imersivo que levaremos para o Rock in Rio reforça a visão da Globo em inovar em formatos de mídia, atendendo aos novos hábitos de consumo do público, que são cada vez mais fragmentados e individualizados”, disse Paulo Henrique Castro, diretor do Mediatech Lab da Globo.

Baseada no formato VR (Visual Reality) Stream e gravada com uma câmera 360 graus, a transmissão utiliza uma tecnologia de áudio chamada MPEG-H 3D Audio, que permite, por exemplo, que o usuário escolha qual dos instrumentos do vídeo deseja escutar.

Além disso, para que a realidade virtual aconteça são necessárias algumas aplicações tecnológicas de ponta nos smartphones e headsets disponíveis nos estandes. Uma delas é a plataforma móvel Qualcomm Snapdragon 855, que foi projetada para garantir experiências de alto nível de realidade virtual dentro de um headset de VR.

“A realidade virtual consegue oferecer o nível máximo de imersão, permitindo aos usuários experiências sem precedentes, que estimulam os nossos sentidos e criam uma sensação de presença em cenários reais ou imaginários”, explicou Rafael Steinhauser, presidente da Qualcomm para América Latina. “O futuro do entretenimento passa pela conectividade 5G, que vai transformar drasticamente a forma como nos comunicamos”, concluiu.

No estande, ainda é possível brincar na garra humana, uma releitura da máquina de “pescar” ursinhos de pelúcia. Na versão rock ‘n’ roll, o participante é içado a 5 metros enquanto um amigo controla os movimentos do brinquedo vivo para que a dupla conquiste brindes, como toalhas, meias, capas de chuva e porta-copos.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site