Rússia pode ter escondido acidente nuclear ocorrido em 2017

Alguns cientistas não têm nenhuma dúvida sobre o ocorrido

Foto: Shutterstock
http://pcworld.com.br/russia-pode-ter-escondido-acidente-nuclear-ocorrido-em-2017/
Clique para copiar

Um grupo de cientistas chamado “Ring of 5” (Círculo de 5, em tradução livre para o português) suspeita que a Rússia tenha sido palco de um acidente nuclear em 2017.

Explorando a Europa desde a década de 1980, a equipe buscava níveis avançados de radiação quando, há dois anos, detectou uma liberação nunca vista antes do elemento radioativo rutênio-106.

Em entrevista ao portal Business Insider, Georg Steinhauser, membro do Ring of 5 e professor da Universidade de Hannover, na Alemanha, disse que essa é a primeira vez que o elemento é detectado no ar desde o acidente de Chernobyl, em 1986.

Ao rastrearem o caminho de volta para a origem do vazamento do isótopo radioativo, o grupo foi levado à instalação nuclear Mayak, localizada a 150 km da cidade de Ecaterimburgo, na Rússia. Foi em Mayak que aconteceu, na década de 1950, o terceiro pior acidente nuclear já registrado.

No atual estudo sobre o possível acidente, divulgado em julho deste ano, a equipe explica que a liberação pode ter sido causada durante o reprocessamento de combustível nuclear, um método feito para separar elementos reutilizáveis de produtos de fissão e outros materiais que devem ser descartados.

Em contrapartida, o governo russo nega que houve qualquer tipo de acidente em Mayak, contudo, assume os níveis elevados de radiação e culpa um satélite defeituoso que se queimou na atmosfera.

De qualquer forma, Steinhauser não vê motivos para preocupação imediata quanto ao vazamento, mas não diz o mesmo para as consequências à saúde e ao meio ambiente a longo prazo.

Fonte: Business Insider

tags

Relacionadas

Como desarmar uma bomba nuclear? A ciência tem a resposta

Método do MIT pode verificar se uma ogiva nuclear está realmente desativada

Guerra nuclear entre EUA e Rússia causaria 34 milhões de mortes

Simulação imagina os resultados catastróficos de um embate entre os dois países

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site