Samsung Galaxy Note 10 | Dez dicas legais para iniciantes

Comprou ou pensa em comprar o novo celular da Samsung? Veja como tirar melhor proveito de alguns dos principais recursos

Foto: Ryan Whitwam/IDG
http://pcworld.com.br/samsung-galaxy-note-10-dez-dicas-legais-para-iniciantes/
Clique para copiar

Os telefones da Samsung sempre têm muitos recursos ocultos em seus menus labirínticos, mas a série Note tem ainda mais funções. Juntamente com os recursos usuais da interface de usuário One UI, os Note 10 e 10+ também têm funcionalidades de S Pen e tudo o que ela pode oferecer. Os novos Note não são telefones baratos, então você realmente vai querer usar tudo o que eles são capazes.

Comprou um Note 10 ou Note 10+? Aqui estão as 10 coisas legais para você conhecer primeiro nos aparelhos. Lembrando que os smartphones chegam ao Brasil no dia 20 de setembro.

Escolha seus botões de navegação

O padrão da Samsung ainda é o sistema de navegação de botões padrão, mas você pode fazer algumas alterações. Existe até uma opção de gesto mais fácil de ajustar do que os sistemas usados ​​por outros fabricantes de dispositivos. Basta ir para Configurações > Tela > Barra de navegação.

Nesse menu, você pode alterar a ordem dos botões para o arranjo padrão usado em telefones não-Samsung (voltar, casa, visão geral) e ativar os gestos. Com a navegação por gestos, basta deslizar para cima onde os botões estariam para acionar ações. Existem “dicas” opcionais para mostrar uma linha para cada destino de furto, mas elas ocupam espaço na tela.

Personalize a tela Edge

A Samsung Edge Screen é um menu sempre disponível de aplicativos e ferramentas que você pode abrir com um toque. No entanto, não é muito útil se não tiver os apps necessários. Você pode personalizar o que aparece na tela Edge em Configurações > Tela > Tela Edge.

O menu é organizado por painéis como aplicativos, contatos e assim por diante. Você pode reorganizar todos os painéis e editar o conteúdo de alguns deles (por exemplo, Aplicativos, como visto abaixo). O menu Painéis também inclui uma opção para alterar o tamanho, a aparência e o local da alça de furto. Se você nunca usa a Edge Screen, também pode desligá-la.

Personalize o pop-up de comandos no ar

A S Pen funciona como uma caneta assim que você a remove do telefone, mas o pop-up do Air Command pode fornecer acesso rápido a recursos específicos da caneta. Este pequeno ícone flutuante possui configurações de personalização em Configurações > Recursos avançados > S Pen.

Sob o cabeçalho Comandos no Ar (Air Command), você pode alterar quais atalhos de aplicativos são exibidos. Se você não gosta do Air Command, pode remover o ícone flutuante por completo. Observe também o cabeçalho “Remoção”. Lá, você pode abrir o Air Command automaticamente quando tirar a S Pen. Essa pode ser uma boa alternativa ao ícone persistente.

Personalizar ações no ar

A Samsung adiciona pelo menos um novo truque da S Pen a cada ano e, desta vez, a novidade são as ações no ar. O novo acelerômetro da caneta detecta gestos como deslizar e desenhar círculos. Você pode alterar o que esses gestos fazem em vários aplicativos em Configurações > Recursos avançados > S Pen > Ações no ar.

Atualmente, o Air Actions funciona em apenas alguns aplicativos como o Chrome, a câmera e as notas da Samsung. Ainda assim, você pode tocar em qualquer um deles e alterar todas as funcionalidades da caneta. Por exemplo, talvez você queira deslizar para cima ou para baixo para rolar no Chrome. As opções de pressionar o botão também estão incluídas aqui. Basta escolher suas ações e começar a girar sua S Pen.

Atalhos flutuantes da tela de bloqueio

O Galaxy Note 10 possui um sensor de impressão digital ultrassônico no display, como o Galaxy S10. É mais seguro (e mais lento) do que os sensores ópticos em outros telefones, mas você pode usá-lo para acessar os atalhos da tela de bloqueio rapidamente. Basta ir para Configurações > Tela de bloqueio > Atalhos do aplicativo. Altere a configuração para o botão Flutuante e decida quais aplicativos você deseja acessar ao desbloquear. Você pode desbloquear o telefone com sua impressão digital, e os ícones do aplicativo flutuam acima do seu dedo sem nem mesmo soltar.

Tire melhores capturas de tela com a S Pen

Muitas vezes, tiramos capturas de tela para mostrar algo, mas nem sempre é óbvio o que você está tentando ilustrar. Você não precisa explicar tediosamente as capturas de tela se tiver uma Nota 10. Com a S Pen, você pode usar o Smart Select e a Screen Write para tirar melhores capturas de tela. Ambos os recursos estão no Air Command – basta clicar no botão da caneta para começar.

O Screen Write captura uma screenshot completa e a carrega imediatamente em um editor de imagens, onde você pode marcá-la, fazer anotações e assim por diante. Se você precisar capturar apenas uma parte da tela, há o Smart Select. Você pode selecionar apenas parte da tela para salvar como imagem com ferramentas quadradas, circulares e de forma livre. Há também uma opção para capturar GIFs animados.

Reprograme a tecla lateral

O Galaxy Note 10 não possui um botão liga/desliga, mas sim uma tecla lateral. Esse é o compromisso da Samsung de incluir a Bixby sem adicionar um botão extra para isso. Você pode usar a tecla lateral como um botão liga/desliga, e é isso que a maioria das pessoas fará. No entanto, existem mais opções em Configurações > Recursos avançados > Tecla lateral.

Você tem as opções de pressão dupla e pressão longa. Pressione duas vezes o padrão para abrir a câmera, mas você pode iniciar qualquer aplicativo. Pressão longa acessa o menu liga/desliga, mas você pode alternar para a Bixby. Se você fizer isso, precisará tocar no botão liga/desliga nas Configurações rápidas para desligar o telefone.

Anote um memorando de desativação de tela

Você não precisa desbloquear o telefone e abrir um aplicativo para fazer uma anotação rápida neste telefone. Simplesmente remova a S Pen enquanto o telefone estiver em suspensão e você poderá criar uma anotação com o Memorando de desativação da tela. A interface é escassa por design. Tudo o que você tem são algumas opções de cores, espessura da linha e uma borracha. As anotações criadas com o Memorando de desativação da tela são salvas automaticamente no Samsung Notes. Você também pode tocar no botão “alfinete” para manter a nota na tela de bloqueio por 30 minutos.

Configurar link para o Windows

O Galaxy Note 10 é o primeiro telefone a ser fornecido com um aplicativo “Link to Windows” totalmente integrado. Como o nome indica, esse recurso é conectado aos PCs com Windows 10, permitindo gerenciar mensagens de texto, ver notificações, acessar fotos e muito mais.

Para configurá-lo, é necessário fazer login com a mesma conta da Microsoft usada no seu computador. Em seguida, instale o aplicativo Your Phone na Microsoft Store. Depois de autorizar permissões de apps, seu conteúdo deve aparecer instantaneamente no seu computador.

Instale o DeX Desktop

Os telefones ainda possuem a agora familiar funcionalidade DeX quando você o conecta a um monitor externo, mas também podem executar o DeX em um computador com Windows ou Mac. Você precisará do aplicativo de desktop DeX, mas essa é uma maneira fácil de acessar ferramentas e conteúdos armazenados no telefone com uma configuração completa do PC.

Após instalar o aplicativo de desktop, basta conectar o Note 10 e tocar na notificação DeX. A área de trabalho do DeX aparece em uma janela que você pode gerenciar como qualquer outra, exceto que é um sistema operacional totalmente independente em execução no seu telefone.

Relacionadas

Galaxy Note 10 vs Galaxy S10: qual deles vale mais a pena comprar?

Tudo o que você precisa saber sobre os dois aparelhos

Testando o 5G no Galaxy Note 10+: fantástico, mas poderia ser melhor

Será que o futuro chegou mesmo?

Galaxy Note 10+ vence iPhone XS Max em teste de resistência e velocidade

Youtuber colocou os dois top de linha à prova

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site