Samsung lança Exynos 980, seu novo processador com modem 5G integrado

O chipset só começará a ser produzido em massa a partir do fim deste ano

Foto: Divulgação
http://pcworld.com.br/samsung-lanca-exynos-980-seu-novo-processador-com-modem-5g-integrado/
Clique para copiar

A Samsung anunciou, nesta quarta-feira (04), seu novo processador móvel com modem 5G integrado, o Exynos 980. O chipset deve começar a fazer parte da configuração dos próximos dispositivos da sul-coreana e, também, de parceiros assim que começar a ser produzido em larga escala, ou seja, a partir do final de 2019.

“Com o Exynos 980 com 5G integrado, a Samsung está tentando tornar o 5G mais acessível a uma ampla variedade de usuários e continua a ser pioneira em inovação no mercado 5G móvel”, disse Ben Hur, vice-presidente de marketing de sistemas LSI (Indexação Semântica Latente, em português) da Samsung.

Mas o que esperar do novo processador da Samsung? O Exynos 980 é construído em 8 nanômetros e possui oito núcleos: dois Cortex-A77, com velocidade de 2,2GHz, e seis Cortex-A55, com velocidade de 1,8GHz. Toda essa capacidade ainda é acompanhada por uma GPU Mali-G76, que vai suprir as necessidades de gamers em suas experiências imersivas, e por um suporte para Wi-Fi 6 padrão IEEE 802.11ax, que vai entregar mais estabilidade para jogos online e streaming de vídeos.

Além de aumentar a velocidade, a intenção do novo chipset é diminuir a latência entre a CPU e o modem 5G ao uni-los em um só. A junção vai otimizar a comunicação entre os dois componentes e, consequentemente, fornecer ainda mais agilidade ao usuário final.

Outra preocupação da Samsung é com a segurança. Para isso, a empresa adicionou uma NPU (Unidade de Processamento Neural, em português), que oferece novos níveis de inteligência ao dispositivo, aprimorando a autenticação segura dos usuários, filtragem de conteúdo, realidade mista, câmera inteligente, entre outros recursos.

Falando em câmera, o chipset suporta imagens com até 108 MP, de até cinco sensores individuais, processando até três simultaneamente. Enquanto isso, seu codec multiformato (MFC) sustenta codificação e decodificação de vídeo UHD 4K a 120 quadros por segundo (FPS) e o suporte para HDR10+ com mapeamento dinâmico também oferece cores mais detalhadas e iluminadas no conteúdo do vídeo.

Ainda é impossível saber qual, de fato, será a entrega do Exynos 980. Apesar de muito convidativas, suas configurações são intermediárias, o que aponta para uma intenção de democratização da conectividade 5G. O jeito é esperar até o início de 2020 para descobrir.

Relacionadas

Samsung anuncia Galaxy A90 com 5G e Snapdragon 855

Ansioso para saber o preço? Espere mais um pouco

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site