Sem “quindim” ou doces: Android Q se chamará apenas Android 10

Google justifica mudança para priorizar simplicidade

Foto: Google
http://pcworld.com.br/sem-quindim-ou-doces-android-q-se-chamara-apenas-android-10/
Clique para copiar

Para quem esperava um nome de sobremesa para a próxima versão do Android, sentimos em lhe informar: o Google oficializou o Android 10 apenas como Android Q 10, destacando que a mudança foi necessária para tornar a identificação da plataforma bem mais simples e acessível. Além disso, a gigante das buscas fez alterações no logotipo do sistema, que agora tem uma fonte mais forte na cor preta, acompanhada de um robozinho verde.

De acordo com Sameer Samat, vice-presidente de produto do Google, a empresa cogitou os nomes Queens Cake e Quindim, mas que ambos os doces não são mundialmente conhecidos. Por conta disso, nem todas as pessoas poderiam reconhecer a nomenclatura, uma vez que o Google sempre optou por doces e sobremesas para apelidar o software móvel. O próprio Android em suas versões anteriores gerava confusão em alguns lugares.

“Um feedback que recebemos dos usuários ao longo dos anos é que os nomes das sobremesas não são universalmente entendidos em diferentes culturas e idiomas. Sabemos que as tortas não são uma sobremesa em alguns lugares, e que os marshmallows, embora deliciosos, não são um doce popular em muitas partes do mundo”, disse Samat.

Não foi só o nome do Android que passou por mudanças. O Google também alterou a fonte: sai o verde característico da marca, entra a cor preta. Mas o verde foi mantido no robozinho verde, que agora aparece ao lado do novo logotipo. “É uma pequena mudança, mas descobrimos que o verde era difícil de ler, especialmente para usuários com comprometimento da visão. O logotipo geralmente vem acompanhado de cores que dificultam a visualização. Por isso, criamos um novo conjunto de combinações de cores que melhoram o contraste”, explicou.

Fonte: Google Blog

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site